Possibilitar aos alunos compreender o processo e o pensamento administrativo de modo a aplicá-lo no exercício de suas funções no segmento de Relações Públicas.
1. Cenário para o surgimento do Pensamento Administrativo2. Administração Científica de Taylor e Administração Clássica de Fayol.3. Burocracia, Weber e Escola de Relações Humanas.4. Abordagens Sistêmica e Contingêncial. 5. Administração Participativa e Empreendedora.6. Conceitos básicos: Organização e Administração, Processos Administrativos e Áreas Funcionais, O papel dos Gerentes, Ética, Tendências das Organizações, Globalização, Competitividade, Produtividade e Qualidade.7. Teoria Comportamental (Teoria das Decisões/Liderança e Motivação).8. Teoria do Desenvolvimento Organizacional.9. Escola de Administração Japonesa10. Aprendizagem Organizacional.11. Uma visão transversal da Teoria Geral da Administração: A evolução dos conceitos relacionados ao Homem. Organização e Meio Ambiente. Sustentabilidade.
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. Edição Compacta. Rio de Janeiro: Campus, 2000. DRUCKER, P. Sociedade Pós Capitalista. São Paulo: Pioneira, 1994. FERREIRA, Ademir Antonio. Gestão Empresarial: de Taylor aos nossos dias: evolução e tendências da moderna administração de empresas. São Paulo: Pioneira, 1997. KWASNICKA, E. L. Introdução à Administração. São Paulo: Atlas, 2002.LODI, João Bosco. História da Administração. São Paulo: Pioneira, 1993. MAXIMIANO, A. C. A Teoria Geral da Administração. São Paulo: Atlas, 2002. _______________ Introdução à Administração. São Paulo: Atlas, 2000.MORGAN, Gareth. Imagens da Organização. São Paulo: Atlas, 2002. MOTTA, F.C.P. & VASCONCELOS, I. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002. NASSAR, Paulo.Tudo é Comunicação. São Paulo: Lazuli, 2003. SILVA, O. R. Teorias da Administração. São Paulo:Thomson Learning, 2001. TRAGTENBERG, Maurício. Administração, Poder e Ideologia. São Paulo: Moraes, 1980.