- Estudar a comunicação como um setor integrado à estrutura organizacional e o seu funcionamento nas organizações em geral.
Estudar a comunicação como um setor integrado à estrutura organizacional e o seu funcionamento nas organizações em geral.
1. Comunicação organizacional: surgimento, evolução, conceitos e práticas.2. Comunicação organizacional no Brasil: histórico, correntes teóricas e perspectivas.3. O sistema de comunicação nas organizações: processos, níveis de análises, barreiras, fluxos, redes e meios.4. Comunicação organizacional integrada e o composto da comunicação nas organizações.5. Comunicação administrativa e os processos de gestão participativa7. Comunicação interna: conceitos, importância, estratégias e mídias.8.Comunicação institucional e identidade coorporativa: conceitos, abrangência e instrumentos. 9. Comunicação mercadológica ou comunicação de marketing: conceitos, abrangência e instrumentos.10. Comunicação Digital e as mídias institucionais.11. As dimensões humana, instrumental e estratégica da comunicação nas organizações.12. A “Escola de Montreal” – uma teoria comunicacional das organizações.
ADLER, Ronald B. e RODMAN,George. Comunicação humana. 7ª ed. Rio de Janeiro:LTC Editora, 2000.ADLER, Ronald B. e TOWNE, Neil. Comunicação interpessoal. 9a. edição. Rio de Janeiro:LTC Editora, 1999.ARGENTI, Paul A. Comunicação empresarial. 4ª.ed. Rio de Janeiro: 2006BUENO, Wilson da Costa. Comunicação empresarial: teoria e pesquisa. Barueri: Manole, 2003._____________Comunicação empresarial no Brasil:uma leitura crítica. São Paulo:All Print Editora, 2005._____________ Comunicação Empresarial: políticas e estratégias. São Paulo: Editora Saraiva, 2009.CAHEN, Roger. Tudo que seus gurus não lhe contaram sobre comunicação empresarial. São Paulo: Best Seller, 1990.CORRADO, Frank M. A força da comunicação: quem não se comunica... São Paulo: Makron, Books, 1994.COSTA, Joan. Imagen corporativa en el siglo XXI. Buenos Aires: La Crujia, 2001___________. La comunicación en acción. Barcelona: Paidós, 1999_____________Comunicación corporativa y revolución de los servicios. Madrid: Ed. de las Ciencias Sociales, 1995.FERNANDES COLLADO, Carlos (org.). La comunicación en las organizaciones. 2ª. ed. México: Ed. Trillas, 2003FIGUEIREDO, Rubens e NASSAR, Paulo. O que é comunicação empresarial. Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Brasiliense, 1995. GOMES, Nelson e NASSAR, Paulo. A comunicação da pequena empresa. São Paulo: Globo 1997.GRACIOSO, Francisco. Propaganda institucional: nova arma estratégica da empresa. São Paulo: Atlas, 1995.JABLIN, Frederic M. e PUTNAM, Linda L. (orgs.). The new handbook of organizational communication: advances in theory, research, and methods. Thousand Oaks: Sage Publications, 2001.KOTLER, Philip. Administração de marketing, Edição do milênio. São Paulo: Makron Books, 2000.______________. Marketing para as organizações que não visam lucro. Tradução de H. de Barros, São Paulo: Atlas, 1978.KREEPS, Gary L. Organizational comunication. 2nd. ed. NY&London, Longman, 1990.KUNSCH, Margarida M; Krohling (org.), Obtendo resultados com relações públicas. 2a. ed. revista e atualizada. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006__________. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4a. ed. – revista, ampliada e atualizada. São Paulo: Summus, 2003.__________. Relações públicas e modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional.São Paulo: Summus, 1997.__________. Universidade e comunicação na edificação da sociedade. São Paulo: Ed. Loyola, 1992.____________Planejamento e gestão estratégica das relações públicas comunitárias. In: KUNSCH,. M.M.K. e KUNSCH, W.L. (orgs.). Relações públicas comunitárias: a comunicação em uma perspectiva dialógica e transformadora. São Paulo: Summus, 2007. p. 293-309._____________(org)Gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2008______________ (org.) Comunicação organizacional: histórico, fundamentos e processos. (Volume 1). São Paulo: Editora Saraiva, 2009______________ (org.) Comunicação organizacional: histórico, fundamentos e processos. (Volume 2). São Paulo: Editora Saraiva, 2009OLIVEIRA, Ivone e PAULA, Maria Aparecida de. O que é comunicação estratégica nas organizações? São Paulo: Paulus, 2007__________________ SOARES, Ana Thereza Nogueira (orgs.) Interfaces e tendências no contexto das organizações. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2008LUPETTI, Marcelia. Gestão estratégica da comunicação mercadológica. São Paulo:Thomson Learning, 2007MARCHIORI, Marlene. (org).Faces da cultura e da comunicação organizacional.São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2006.___________________Cultura e comunicação organizacional: um olhar estratégico sobre a organização. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2006.MARÍN, Antonio Lucas. La comunicación en la empresa y en las organizaciones. Barcelona: Bosch Casa Editorial, 1997.MORGAN, Gareth. Imagens de organização. São Paulo: Atlas, 1996.MÚNERA URIBE, Pablo A. e Sánchez Zuluaga, Uriel H. Comunicación empresarial: una mirada corporativa. Medellín: Asociación Iberoamericana de Comunicación Estratégica, 2003. NASSAR, Paulo (org). Comunicação interna: a força das empresas. São Paulo: Aberje, volume 1 (2003), volume 2 (2005), volume 3 (2006) e volume 4 (2009)._______________ (org.). Comunicação empresarial: estratégia de organizações vencedoras. . São Paulo: Aberje, volume 1 (2005) volume 2 (2006).__________________. Tudo é Comunicação. São Paulo: Lazuli Editora, 2006.NEVES, Roberto de Castro. Comunicação empresarial integrada: como gerenciar imagem, questões públicas, comunicação simbólica, crises empresariais. Rio de Janeiro: Mauad, 2000.OGDEN, James R. Communicão integrada de marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002PIÑUEL RAIGADA, José L. Teoria de la comunicación y gestión de las organizaciones. Madrid, Síntesis, 1997.POYARES, Walter. Imagem pública: glória para uns, ruína para outros. São Paulo: Globo, 1998.PINHO, J. B. Comunicação nas organizações. Viçosa: Ed.UFV, 2006.REBEIL CORRELLA, M. Antonieta e RUIZ SANDOVAL, Celia (coords.). El poder de la comunicación en las organizaciones. 2ª.reimpressão. México: Plaza y Valés Editores / Universidad Iberoamericana, 2000.SCHULER, Maria (coord.); SACCHET, Rosana de Oliveira Freitas; MACHADO, Deonir;. VOLKMANN, Pedro Armando (colaboradores). Comunicação Estratégica. São Paulo: Atlas, 2004.TORQUATO DO REGO, Francisco Gaudêncio.Comunicação empresarial, comunicação institucional: conceitos, estratégias, sistemas, estruturas, planejamento e técnicas. São Paulo: Summus, 1986.____________. Tratado de comunicação organizacional e marketing político. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.SEITEL, Frasier P. Teoría y práctica de las relaciones públicas. 8ª edición. Madrid: Pearson Educación, 2002.