Analisar o surgimento do conceito de opinião pública, refletir sobre o seu desenvolvimento e o seu significado social na época moderna, procurar novas interpretações e teorias para compreender as suas novas tendências na sociedade pós-moderna.
Depois de apresentar uma breve análise histórica sobre o significado filosófico do “opinar” no interior do pensamento ocidental o curso abordará o contexto tecnológico, econômico, político e social no qual surge o significado moderno de opinião pública. A análise deste contexto que coincide com o advento da sociedade baseada no contrato social e o surgimento da sociedade de mercado, apresentará as evoluções das principais teorias sobre a opinião pública ao largo dos séculos XVIII e XIX. Sucessivamente, a partir do estudo dos processos de formação midiáticos analisar-se-á as principais teorias e as mais importantes visões surgidas na sociedade de massa. Na parte final, o curso apresentará as interpretações e algumas linhas de estudo que problematizam a concepção da função social homologadora da opinião pública e dos processo de formação da opinião, a partir dos estudos dos aspectos cognitivos (W. Lippman) dos processos de opinionbuilding, dos estudos do “campo demoscópico” e da formas de agregativas ligada ao sentir.
Tópico I – A Opinião contra a “verdade” - O “logos” e o “arché”: os sofistas e a verdade como opinião - Sócrates e a maiêutica - A doxa e a opinião como mentira - A metafísica contra a opinião Tópico II – O Mercantilismo, o surgimento da sociedade civil e a origem do conceito moderno deopinião publica - O mercantilismo e o fim da sociedade feudal - A sociedade a contrato, a razão iluminista e o surgimento do indivíduo moderno - A lei da opinião de John Locke - O governo funda-se sobre a opinião: David Hume e James Madison - J. J. Rousseau e a opinião pública - A sociedade civil e a origem da razão sociológica Tópico III – As teorias críticas - O marxismo e a opinião pública - A. Labriola e A. Gramsci e a esfera pública como lugar de conflito - A opinião como alienação (Adorno, Marcuse e a Escola de Frankfurt) Tópico IV – Opinião pública e nihilismo - A morte de Deus: Nietzsche, niilismo e emancipação - A crise das ciências exatas - A crise das grandes narrativas - A crise do colonialismo como a crise do ocidente - A sociedade transparente e as multiplicações de vozes Tópico V – Estudos empíricos e teorias cognitivas norte-americana - P. Lazarsfelde os limites da propaganda - W. Lippmane o papel cognitivo da opinião publica - H. Blumer Massa multidão e publico Tópico VI – Teorias modernas da Opinião publica - A opinião pública não existe de P. Bourdieu - Teoria da Agenda setting - Elisabeth Noelle-Neumann: a espiral do silencio - Habermas e a esfera pública moderna e o agir comunicativo Tópico VII – Teorias pós-modernas da Opinião publica - Da formação da opinião para a opinion-building: o campo demoscópico - N. Bobbio e o fallibilismo gnoseologico - F; Lyotard, a crise das metanarrativas - Tribusurabas, rave, do opinar para o público sentir
Tópico I Borba filho, H. História do Espetáculo. Rio de Janeiro: O Cruzeiro, 1968. (cap. I) Guthrie, W.K.C. Os sofistas. São Paulo: Paulus, 1995 (cap. III e XI) Reale, G. História da filosofia. vol. 1. São Paulo: Paulus, 1990. (cap I, II, III, IV e. VI) Vernant J.P., As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Bertrand, 1996.(cap. IV) Di Felice M. Apostila cap. 1 O espaço publico na antiga grecia Tópico II Burke P. e Briggs A. Uma historia social da midia, Rio De janeiro, Ed..Zhar, 1999 McLuhan M., Os meios de comunicação como extensões do homem, S. Paulo, Ed. Cultrix 1998 Di Felice M. Apostila Cap. 2 A origem do conceito moderno de Opinião Publica 2.1 A sociedade civil e o surgimento do mundo moderno 2.2 O surgimento de um novo tipo de esfera publica 2.3 O desenvolvimento do conceito de opinião publica Tópico III A. Swingwood Teorias da cultura de massa S. Paulo, Ed. 1977 G. Cohn Comunicação e indutria cultural, S. Paulo, Companhia ed. Nacional 1971 Di Felice M. Apostila Cap. 3 O mercado das ideias Tópico IV Nietzsche F. A origem da tragedia, S. Paulo Ed. Cupolo 2006 Vattimo G. Adeus a verdade, Petropolis, Ed. Vozes 2018 Di Felice M. Apostila Cap. IV A morte de Deus e a origem da sociedade a contrato Tópico V Abruzzese A., O esplendor da tv. São Paulo: Studi o Nobel, 2006. Lippman W. Opiniao Publica, Petropolis, Ed. Vozes 2014 Di Felice M. Apostila Cap. V Os estudos empíricos e as teorias cognitivas nord americana Tópico VI Di Felice M. Apostila Cap. VITeorias modernas de Opinião publica Bourdieu P. A opinião pública não existe em https://evoluireducacional.com.br/wp-content/uploads/2012/08/21979592-Bourdieu-A-opiniao-publica-nao-existe.pdf Neumann E. N. A espiral do silencio, Campinas Ed. Estudos Nacionas, 2000 Habermas J. Mudança Estrutural da Esfera Pública Rio de Janeiro, Ed Tempo Brasileiro 2002 Tópico VII Di Felice M. Apostila Cap. VII Da formação da opinião para a opinion-building: o campo demoscópico Lyotard J. F. A condição pôs moderna.S. Paulo Ed. J. Olimpo, 1986 Maffesoli M. O tempo das tribos, S. Paulo Ed. Forense Universitaria, 2014 Vattimo, G. A sociedade transparenteLisboa: Edições 70, 1989. Filmografia: Tópico I Rosselini, R. SOCRATE 1971 Tópico II Radfor M. O MERCADOR DE VENEZA 2004 Till E. LUTERO 2003 Tópico III Lang F. METROPOLIS 1927 Welles O. CITIZEN KANE 1941 Bertolucci B. NOVECENTO 1976 Tópico IV Travis P. PONTO DE VISTA, 2008 Tópico V Clooney G. GOOD NIGHT AND GOOD LUCK 2005 Tópico VI Redford R.LIONS FOR LAMBS 2007 Tópico VII Wong Kar-waiIN THE MOOD FOR LOVE 2000