Analisar o surgimento do conceito de opinião pública, refletir sobre o seu desenvolvimento e o seu significado social na época moderna, procurar novas interpretações e teorias inéditas para compreender as suas novas tendências na sociedade contemporânea.Depois de apresentar uma breve analise histórica sobre o significado filosófico do “opinar” o curso se deterá no estudo do significado sociológico e político da opinião publica moderna. A partir do estudo dos processos de formação midiáticos analisar-se-á as principais teorias e as mais importantes visões surgidas na sociedade de massa.Na parte final o curso buscará problematizar, através do estudo das principais teorias da comunicação a função da opinião publica na época contemporânea, marcada pela superação das formas comunicativas de massa e pela difusão de formas digitais-interativas e simultâneas de trocas de informações.
Tópico I – A Opinião contra a “verdade”- O “logos” e o “arché”: os sofistas e a verdade como opinião- Socrate e a maieutica- A doxa e a opinião como mentira- A metafísica contra a opinião - Galileo e a tecnologia como “imagem de mundo”- Lutero, o texto, a hermenêutica e a subjetividade Tópico II – O Surgimento da sociedade civil e a origem da opinião publica moderna- A razão iluminista e o surgimento do indivíduo moderno- A lei da opinião de John Locke- O governo funda-se sobre a opinião: David Hume e James Madison- J. J. Rousseau e a opinião pública - A sociedade civil e a origem da razão sociológicaTópico III – As teorias críticas- O marxismo e a opinião publica- Gramsci e a esfera publica - A opinião como alienação (Adorno, Marcuse e a Escola de Frankfurt)- Habermas e a teoria critica- P. Bourdieu: a opinião publica não existeTópico IV – Opinião pública e média- Irving Crespi e o processo tridimensional da opinião pública- Niklas Luhmann: a opinião publica como redução da complexidade- Elisabeth Noelle Neumann: A espiral do silencio- O processo de “opinion –building”- Agenda setting - O modelo semiótico-testualTópico V – A época das imagens de mundo- A morte de Deus: Nietzesche, niilismo e emancipação- A crise das ciências exatas - A crise das grandes narrativas- A crise do colonialismo como a crise do ocidente- A sociedade transparente e as multiplicações de vozesTópico VI – Da “opinião” pública para o “sentir” público- A sociedade em rede- Fazer-se sentir: uma idade estética- Reality show e post-politica- Greenpeace, Neo-zapatismo e pensamento fraco- Festas Reave, exotopias e prazeres trans-orgnaicos- New Age e místicas sem religião
Tópico I Borba filho, H. História do Espetáculo. Rio de Janeiro: O Cruzeiro, 1968. (cap. I) Guthrie, W.K.C. Os sofistas. São Paulo: Paulus, 1995 (cap. III e XI) Reale, G. História da filosofia. vol. 1. São Paulo: Paulus, 1990. (cap I, II, III, IV e. VI) Vernant J.P., As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Bertrand, 1996.(cap. IV) Di Felice M. Apostila cap. 1 O espaço publico na antiga grecia Tópico II Burke P. e Briggs A. Uma historia social da midia, Rio De janeiro, Ed..Zhar, 1999 McLuhan M., Os meios de comunicação como extensões do homem, S. Paulo, Ed. Cultrix 1998 Di Felice M. Apostila Cap. 2 A origem do conceito moderno de Opinião Publica 2.1 A sociedade civil e o surgimento do mundo moderno 2.2 O surgimento de um novo tipo de esfera publica 2.3 O desenvolvimento do conceito de opinião publica Tópico III A. Swingwood Teorias da cultura de massa S. Paulo, Ed. 1977 G. Cohn Comunicação e indutria cultural, S. Paulo, Companhia ed. Nacional 1971 Di Felice M. Apostila Cap. 3 O mercado das ideias Tópico IV Nietzsche F. A origem da tragedia, S. Paulo Ed. Cupolo 2006 Vattimo G. Adeus a verdade, Petropolis, Ed. Vozes 2018 Di Felice M. Apostila Cap. IV A morte de Deus e a origem da sociedade a contrato Tópico V Abruzzese A., O esplendor da tv. São Paulo: Studi o Nobel, 2006. Lippman W. Opiniao Publica, Petropolis, Ed. Vozes 2014 Di Felice M. Apostila Cap. V Os estudos empíricos e as teorias cognitivas nord americana Tópico VI Di Felice M. Apostila Cap. VITeorias modernas de Opinião publica Bourdieu P. A opinião pública não existe em https://evoluireducacional.com.br/wp-content/uploads/2012/08/21979592-Bourdieu-A-opiniao-publica-nao-existe.pdf Neumann E. N. A espiral do silencio, Campinas Ed. Estudos Nacionas, 2000 Habermas J. Mudança Estrutural da Esfera Pública Rio de Janeiro, Ed Tempo Brasileiro 2002 Tópico VII Di Felice M. Apostila Cap. VII Da formação da opinião para a opinion-building: o campo demoscópico Lyotard J. F. A condição pôs moderna.S. Paulo Ed. J. Olimpo, 1986 Maffesoli M. O tempo das tribos, S. Paulo Ed. Forense Universitaria, 2014 Vattimo, G. A sociedade transparenteLisboa: Edições 70, 1989. Filmografia: Tópico I Rosselini, R. SOCRATE 1971 Tópico II Radfor M. O MERCADOR DE VENEZA 2004 Till E. LUTERO 2003 Tópico III Lang F. METROPOLIS 1927 Welles O. CITIZEN KANE 1941 Bertolucci B. NOVECENTO 1976 Tópico IV Travis P. PONTO DE VISTA, 2008 Tópico V Clooney G. GOOD NIGHT AND GOOD LUCK 2005 Tópico VI Redford R.LIONS FOR LAMBS 2007 Tópico VII Wong Kar-waiIN THE MOOD FOR LOVE 2000