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Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0389 - Teoria da Opinião Pública
Opinion Public Theory

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2007 Desativação:

Objetivos
Analisar o surgimento do conceito de opinião pública, refletir sobre o seu desenvolvimento e o seu significado social na época moderna, procurar novas interpretações e teorias inéditas para compreender as suas novas tendências na sociedade contemporânea.
Depois de apresentar uma breve analise histórica sobre o significado filosófico do “opinar” o curso se deterá no estudo do significado sociológico e político da opinião publica moderna. A partir do estudo dos processos de formação midiáticos analisar-se-á as principais teorias e as mais importantes visões surgidas na sociedade de massa.
Na parte final o curso buscará problematizar, através do estudo das principais teorias da comunicação a função da opinião publica na época contemporânea, marcada pela superação das formas comunicativas de massa e pela difusão de formas digitais-interativas e simultâneas de trocas de informações.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2155560 - Massimo di Felice
 
Programa Resumido
Analisar o surgimento do conceito de opinião pública, refletir sobre o seu desenvolvimento e o seu significado social na época moderna, procurar novas interpretações e teorias inéditas para compreender as suas novas tendências na sociedade contemporânea.
Depois de apresentar uma breve analise histórica sobre o significado filosófico do “opinar” o curso se deterá no estudo do significado sociológico e político da opinião publica moderna. A partir do estudo dos processos de formação midiáticos analisar-se-á as principais teorias e as mais importantes visões surgidas na sociedade de massa.
Na parte final o curso buscará problematizar, através do estudo das principais teorias da comunicação a função da opinião publica na época contemporânea, marcada pela superação das formas comunicativas de massa e pela difusão de formas digitais-interativas e simultâneas de trocas de informações.
 
 
 
Programa
Tópico I – A Opinião contra a “verdade”

- O “logos” e o “arché”: os sofistas e a verdade como opinião
- Socrate e a maieutica
- A doxa e a opinião como mentira
- A metafísica contra a opinião
- Galileo e a tecnologia como “imagem de mundo”
- Lutero, o texto, a hermenêutica e a subjetividade


Tópico II – O Surgimento da sociedade civil e a origem da opinião publica moderna

- A razão iluminista e o surgimento do indivíduo moderno
- A lei da opinião de John Locke
- O governo funda-se sobre a opinião: David Hume e James Madison
- J. J. Rousseau e a opinião pública
- A sociedade civil e a origem da razão sociológica


Tópico III – As teorias críticas

- O marxismo e a opinião publica
- Gramsci e a esfera publica
- A opinião como alienação (Adorno, Marcuse e a Escola de Frankfurt)
- Habermas e a teoria critica
- P. Bourdieu: a opinião publica não existe


Tópico IV – Opinião pública e média

- Irving Crespi e o processo tridimensional da opinião pública
- Niklas Luhmann: a opinião publica como redução da complexidade
- Elisabeth Noelle Neumann: A espiral do silencio
- O processo de “opinion –building”
- Agenda setting
- O modelo semiótico-testual


Tópico V – A época das imagens de mundo

- A morte de Deus: Nietzesche, niilismo e emancipação
- A crise das ciências exatas
- A crise das grandes narrativas
- A crise do colonialismo como a crise do ocidente
- A sociedade transparente e as multiplicações de vozes


Tópico VI – Da “opinião” pública para o “sentir” público

- A sociedade em rede
- Fazer-se sentir: uma idade estética
- Reality show e post-politica
- Greenpeace, Neo-zapatismo e pensamento fraco
- Festas Reave, exotopias e prazeres trans-orgnaicos
- New Age e místicas sem religião
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Trabalho de Aproveitamento / Prova / seminário
Critério
trabalho: peso 3 / prova: peso 2 / seminário: peso 1
Norma de Recuperação
- Através de leitura e análise de texto e provas.
 
Bibliografia
     
Bibliografia:

Abruzzese A., O esplendor da tv, 2006, Studio Nobel, S. Paulo
Atkinson, J., Lutero y el nacimineto del protestantismo, 1971, Alianza editorial, Madrid
Bey, H. T.A.Z.: Zona Autônoma Temporária. São Paulo: Conrad, 2002.
Briggs, A. e Burker, P. Uma história social da mídia: De Gutenberg à Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
Castells, M. A sociedade em rede. (A era da informação: economia, sociedade e cultura, vol.I). São Paulo: Paz e Terra, 1999.
Ciaui M., Convite á filosofia 1995, São Paulo, Editora Ática.
Di Felice, M.Votán zapata: a marcha indígena e a sublevação temporária. São Paulo: Xamã, 2002.
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_____________. A revolução invencível. São Paulo: Boitempo, 1998.
______________. O digital nativo. Intercom, 2005
Donne, Marcella Delle. La societá civile e l´origine della ragione sociológica. Roma: Edizione Lavoro, 1993.
Geymonat L., Galileo Galilei, 1986, Ediciones Península, Barcelona
Grossi, G. L´opinione pubblica. Roma: Editori Laterza, 2004.
Guthrie, W.K.C., Os sofistas, 1995, ed, Paulus, S. Paulo
Habermas, J. Storia e critica dell´opinione pubblica. Roma: Editori Laterza, 2001.
Lévy, P. As tecnologias da inteligência. O futuro do pensamento na Era da Informática. São Paulo: Editora 34, 1993.
_______. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
Noelle-Neumann, E. La spirale del silenzio: per una teoria dell´opinione pubblica. Roma: Meltemi, 2002.
Price, V. L´opinione pubblica. Bologna: Il Mulino, 2004
Vernant J.P., As origens do pensamento grego, ed.Bertrand, RJ, 1996 (cap. IV)
__________ Mito e pensamentos entre os gregos, ed.paz e Terra, RJ, 1998
VATTIMO, G. A sociedade transparente. Lisboa: Edições 70, 1989.
 

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