Informações da Disciplina

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Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0389 - Teoria da Opinião Pública
Opinion Public Theory

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2007 Desativação: 31/12/2017

Objetivos
Analisar o surgimento do conceito de opinião pública, refletir sobre o seu desenvolvimento e o seu significado social na época moderna, procurar novas interpretações e teorias inéditas para compreender as suas novas tendências na sociedade contemporânea.
Depois de apresentar uma breve analise histórica sobre o significado filosófico do “opinar” o curso se deterá no estudo do significado sociológico e político da opinião publica moderna. A partir do estudo dos processos de formação midiáticos analisar-se-á as principais teorias e as mais importantes visões surgidas na sociedade de massa.
Na parte final o curso buscará problematizar, através do estudo das principais teorias da comunicação a função da opinião publica na época contemporânea, marcada pela superação das formas comunicativas de massa e pela difusão de formas digitais-interativas e simultâneas de trocas de informações.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2155560 - Massimo di Felice
 
Programa Resumido
Analisar o surgimento do conceito de opinião pública, refletir sobre o seu desenvolvimento e o seu significado social na época moderna, procurar novas interpretações e teorias inéditas para compreender as suas novas tendências na sociedade contemporânea.
Depois de apresentar uma breve analise histórica sobre o significado filosófico do “opinar” o curso se deterá no estudo do significado sociológico e político da opinião publica moderna. A partir do estudo dos processos de formação midiáticos analisar-se-á as principais teorias e as mais importantes visões surgidas na sociedade de massa.
Na parte final o curso buscará problematizar, através do estudo das principais teorias da comunicação a função da opinião publica na época contemporânea, marcada pela superação das formas comunicativas de massa e pela difusão de formas digitais-interativas e simultâneas de trocas de informações.
 
 
 
Programa
Tópico I – A Opinião contra a “verdade”

- O “logos” e o “arché”: os sofistas e a verdade como opinião
- Socrate e a maieutica
- A doxa e a opinião como mentira
- A metafísica contra a opinião
- Galileo e a tecnologia como “imagem de mundo”
- Lutero, o texto, a hermenêutica e a subjetividade


Tópico II – O Surgimento da sociedade civil e a origem da opinião publica moderna

- A razão iluminista e o surgimento do indivíduo moderno
- A lei da opinião de John Locke
- O governo funda-se sobre a opinião: David Hume e James Madison
- J. J. Rousseau e a opinião pública
- A sociedade civil e a origem da razão sociológica


Tópico III – As teorias críticas

- O marxismo e a opinião publica
- Gramsci e a esfera publica
- A opinião como alienação (Adorno, Marcuse e a Escola de Frankfurt)
- Habermas e a teoria critica
- P. Bourdieu: a opinião publica não existe


Tópico IV – Opinião pública e média

- Irving Crespi e o processo tridimensional da opinião pública
- Niklas Luhmann: a opinião publica como redução da complexidade
- Elisabeth Noelle Neumann: A espiral do silencio
- O processo de “opinion –building”
- Agenda setting
- O modelo semiótico-testual


Tópico V – A época das imagens de mundo

- A morte de Deus: Nietzesche, niilismo e emancipação
- A crise das ciências exatas
- A crise das grandes narrativas
- A crise do colonialismo como a crise do ocidente
- A sociedade transparente e as multiplicações de vozes


Tópico VI – Da “opinião” pública para o “sentir” público

- A sociedade em rede
- Fazer-se sentir: uma idade estética
- Reality show e post-politica
- Greenpeace, Neo-zapatismo e pensamento fraco
- Festas Reave, exotopias e prazeres trans-orgnaicos
- New Age e místicas sem religião
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Trabalho de Aproveitamento / Prova / seminário
Critério
trabalho: peso 3 / prova: peso 2 / seminário: peso 1
Norma de Recuperação
- Através de leitura e análise de texto e provas.
 
Bibliografia
     
Tópico I 
Borba filho, H. História do Espetáculo. Rio de Janeiro: O Cruzeiro, 1968. (cap. I)  
Guthrie, W.K.C. Os sofistas. São Paulo: Paulus, 1995 (cap. III e XI) 
Reale, G. História da filosofia. vol. 1. São Paulo: Paulus, 1990. (cap I, II, III, IV e. VI)
Vernant J.P., As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Bertrand, 1996.(cap. IV)
Di Felice M. Apostila cap. 1 O espaço publico na antiga grecia

Tópico II
Burke P. e Briggs A. Uma historia social da midia, Rio De janeiro, Ed..Zhar, 1999
McLuhan M., Os meios de comunicação como extensões do homem, S. Paulo, Ed. Cultrix 1998
Di  Felice M. Apostila Cap. 2 A origem do conceito moderno de Opinião Publica
2.1 A sociedade civil e o surgimento do mundo moderno
2.2 O surgimento de um novo tipo de esfera publica
2.3 O desenvolvimento do conceito de opinião publica

Tópico III
A.  Swingwood Teorias da cultura de massa S. Paulo, Ed.  1977
G. Cohn Comunicação e indutria cultural, S. Paulo, Companhia ed. Nacional 1971
Di Felice M. Apostila Cap. 3 O mercado das ideias

Tópico IV
Nietzsche F. A origem da tragedia, S. Paulo Ed. Cupolo 2006 
Vattimo G. Adeus a verdade, Petropolis, Ed. Vozes 2018  
Di Felice M. Apostila Cap. IV A morte de Deus e a origem da sociedade a contrato

Tópico V
Abruzzese A., O esplendor da tv. São Paulo: Studi o Nobel, 2006.
Lippman W. Opiniao Publica, Petropolis, Ed. Vozes 2014 
Di Felice M. Apostila Cap. V Os estudos empíricos e as teorias cognitivas nord americana

Tópico VI 
Di Felice M. Apostila Cap. VITeorias modernas de Opinião publica
Bourdieu P. A opinião pública não existe em https://evoluireducacional.com.br/wp-content/uploads/2012/08/21979592-Bourdieu-A-opiniao-publica-nao-existe.pdf
Neumann E. N. A espiral do silencio, Campinas Ed. Estudos Nacionas, 2000
Habermas J. Mudança Estrutural da Esfera Pública Rio de Janeiro, Ed Tempo Brasileiro 2002

Tópico VII 
Di Felice M. Apostila Cap. VII Da formação da opinião para a opinion-building: o campo demoscópico
Lyotard J. F. A condição pôs moderna.S. Paulo Ed. J. Olimpo, 1986
Maffesoli M. O tempo das tribos, S. Paulo Ed. Forense Universitaria, 2014  
Vattimo, G. A sociedade transparenteLisboa: Edições 70, 1989.

Filmografia: 
Tópico I
Rosselini, R. SOCRATE 1971 

Tópico II
Radfor M. O MERCADOR DE VENEZA 2004
Till E. LUTERO 2003

Tópico III
Lang F. METROPOLIS 1927
Welles O. CITIZEN KANE 1941
Bertolucci B. NOVECENTO 1976

Tópico IV
Travis P. PONTO DE VISTA, 2008

Tópico V
Clooney G. GOOD NIGHT AND GOOD LUCK 2005

Tópico VI
Redford R.LIONS FOR LAMBS 2007

Tópico VII
Wong Kar-waiIN THE MOOD FOR LOVE 2000
 

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