• Apresentar a teoria e os conceitos fundamentais do processo de Relações Públicas, assim como sua função estratégica para a formação do conceito institucional e corporativo das organizações;• Conhecer e estudar os principais conceitos sobre os agrupamentos humanos (multidão, massa e público); definir os públicos das organizações e suas classificações; apresentar o conceito de relacionamento como a estratégia primeira da atividade;• Conhecer as principais teorias que embasam a prática das Relações Públicas e aplicá-las no trabalho final da disciplina, que se realiza no decorrer do semestre em questão;• Identificar e analisar as diferentes possibilidades de desenvolver programas de Relações Públicas, em diferentes níveis da organização, em seus diferentes setores de atividade econômica e da sociedade como um todo.
Relações Públicas é uma atividade de relacionamentos. É uma filosofia porque reconhece a necessidade da manutenção de um equilíbrio entre os objetivos do interesse público e o privado, e é processo porque utiliza a mediação como estratégia para estabelecer um diálogo entre os públicos e a organização. Tem visão global da simetria da relação e a capacidade de planejar, definir e fazer a gestão das diretrizes da relação, ultrapassando o caráter midiático e operacional. Enfoca a elaboração das diretrizes e políticas de comunicação em uma organização. Interpreta os princípios éticos e os valores da instituição, além de sua declaração de missão e os transformam em diretrizes permanentes de relacionamento e de comunicação com os públicos com os quais se envolve.
Unidade I – Contexto global da sociedade1.Cenários turbulentos;2.Contexto das organizações;3.Organizações como sistemas;Unidade II – Definições e conceitos da atividade1.Pressupostos teóricos e evolução conceitual e definição conceitual e operacional;2.Funções e objetivos da atividade de Relações Públicas;3.Objetivos e finalidades da atividade de Relações Públicas;4.Diferenças entre Relações Públicas/Marketing/Jornalismo/Publicidade.Unidade III – Origens e contexto histórico1.Contexto histórico de Relações Públicas nos Estados Unidos;2.Contexto histórico de Relações Públicas no Brasil e América Latina;Unidade IV – Estrutura contemporânea de Relações Públicas1.Agrupamentos humanos: multidão, massa e público;2.Tipologias de públicos;3.Os quatro modelos de prática de Relações Públicas, segundo Grunig e Hunt;4.Papéis desempenhados pelos profissionais de Relações Públicas;5.Teoria Geral de Relações Públicas;6.Relações Públicas nos processos de gestão estratégica;
Andrade, Cândido Teobaldo de Souza. Para entender Relações Públicas. 3a. edição, São Paulo, Loyola, 1983. ________ . Psicosociologia das Relações Públicas. Rio de Janeiro, Vozes, 1975. Grunig, J. E., Ferrari, M. A. E França, F. Relações Públicas: teoria, contexto e relacionamentos. São Caetano do Sul, Difusão, 2009. França, Fábio. Públicos. Como identificá-los em uma nova visão estratégica. São Caetano do Sul, Ed. Difusão, 2004. Grunig, James E. Gerando Comunicação Excelente. Revista da Aberje, 2000, p. 21 – 24. _____________ . A função das relações públicas na administração e sua contribuição para a efetividade social e organizacional. Revista Comunicação e Sociedade. São Bernardo do Campo, UMESP, Ano 24, no. 39, 2003, p. 67 – 92. Kunsch, Margarida M. K. Relações Públicas e Modernidade. São Paulo, Summus, 1997. __________________ . (org.) Relações Públicas – história, teorias e estratégias nas organizações contemporâneas. São Paulo, Ed. Saraiva, 2009. Simões, Roberto Porto. Relações Públicas: função política. 3a. ed. São Paulo, Summus, 1995. Bibliografia complementar: Grunig, James E. e Hunt, Todd. Managing Public Relations. New Jersey, EUA, Holt, Rinehart and Winston, 1984. Kunsch, Margarida M. K. (org.). Obtendo resultados em Relações Públicas. 2ª. Edição, São Paulo, Pioneira, 2006. Bibliografia estrangeira: Baskin, Otis e Aronoff, Craig. Public Relations: the profession and the practice. 3a. edição, EUA, WCB Editores, 1992. Black, Sam. Casos de Relaciones Públicas Internacionales. Barcelona, Ediciones Gestión 2000, 1993. Cutlip, Center & Broom. Effective Public Relations. 7ª edição, EUA, Prentice-Hall, 1999. Grunig, James E. (org.). Excellence in Public Relations and Communication Management. New Jersey, Lawrence Erlbaum, 1992. Heath, Robert L. Strategic Issues Management. London, Sage, 1997. _________________ . Management of Corporate Communication. New Jersey, Lawrence Erlbaum, 1994. Newson, Doug e outros. This is PR - the realities of Public Relations. 4a. edição, Belmont, EUA, 1989.