Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0391 - Teoria e História das Relações Públicas
Public Relations Theory and History

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Apresentar a teoria e os conceitos fundamentais do processo de Relações Públicas, como função estratégica para a formação do conceito institucional das organizações;
Identificar e estudar os principais conceitos sobre os agrupamentos humanos (multidão, massa e público) e verificar como eles são classificados e encontrados nos relacionamentos mantidos entre as organizações e seus públicos;
Aprender a identificar, categorizar e analisar as informações organizacionais para conhecer as necessidades comunicacionais dos diferentes públicos das organizações;
Identificar e analisar as diferentes possibilidades de desenvolver programas de Relações Públicas, em diferentes níveis da organização e da sociedade como um todo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1366021 - Maria Aparecida Ferrari
 
Programa Resumido
Relações Públicas é uma profissão cuja atividade principal é o desenvolvimento de relacionamentos. É também uma filosofia porque reconhece a necessidade da manutenção de um equilíbrio entre os objetivos do interesse público e o privado e é processo porque utiliza a mediação como estratégia para estabelecer um diálogo entre os públicos e a organização. 
Oferece uma visão global do cenário de relacionamentos entre uma organização e seus stakeholders. Oferece estratégias para desenvolver o planejamento de comunicação, define e colabora no desenho e na a gestão das diretrizes dos relacionamentos.
Uma das funções básicas das Relações Públicas é a elaboração das diretrizes e políticas de comunicação na organização. Interpreta os princípios éticos e os valores da instituição para transformá-los em diretrizes permanentes de relacionamento e de comunicação com os públicos com os quais se envolve.
 
 
 
Programa
Unidade I - A natureza de Relações Públicas
1. Pressupostos teóricos e evolução conceitual;
2. Definição conceitual e operacional;
3. Funções da atividade;
4. Objetivos e finalidades da atividade de Relações Públicas.

Unidade II - Origens e contexto histórico
1. Contexto histórico de Relações Públicas nos Estados Unidos;
2. Contexto histórico de Relações Públicas no Brasil e América Latina;
3. A evolução de Relações Públicas após a segunda guerra mundial;
4. O futuro de Relações Públicas frente ao fenômeno da globalização.

Unidade III - Estrutura contemporânea de Relações Públicas
1. Agrupamentos humanos: multidão, massa e público;
2. Tipologias de públicos;
3. Os quatro modelos de prática de Relações Públicas, segundo Grunig e Hunt;
4. Teoria Geral de Relações Públicas.

Unidade IV - Relações Públicas e sua inserção no mercado
1. Conceito, Identidade e imagem com vistas à legitimação institucional;
2. Relações Públicas com os públicos internos, mistos e externos;
3. Relações Públicas e gerenciamento de crises
4. Relações Públicas e a responsabilidade social.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas. Leituras programadas. Palestras e seminários com profissionais.
Critério
Duas provas de desenvolvimento, referentes ao conteúdo do semestre. Apresentação escrita de fichamento de textos programados. Frequência e participação em classe.
Norma de Recuperação
Prova e Trabalho até uma semana antes do início do próximo semestre letivo.
 
Bibliografia
     
Andrade, Cândido Teobaldo de Souza. Para entender Relações Públicas. 3a. edição, São Paulo, Loyola, 1983.

________ . Psicosociologia das Relações Públicas. Rio de Janeiro, Vozes, 1975. 

Grunig, J. E., Ferrari, M. A. E França, F. Relações Públicas: teoria, contexto e relacionamentos. São Caetano do Sul, Difusão, 2009.

França, Fábio. Públicos. Como identificá-los em uma nova visão estratégica. São Caetano do Sul, Ed. Difusão, 2004.

Grunig, James E. Gerando Comunicação Excelente. Revista da Aberje, 2000, p. 21 – 24.

_____________ . A função das relações públicas na administração e sua contribuição para a efetividade social e organizacional. Revista Comunicação e Sociedade. São Bernardo do Campo, UMESP, Ano 24, no. 39, 2003, p. 67 – 92.

Kunsch, Margarida M. K. Relações Públicas e Modernidade. São Paulo, Summus, 1997.

__________________ . (org.) Relações Públicas – história, teorias e estratégias nas organizações contemporâneas. São Paulo, Ed. Saraiva, 2009.

Simões, Roberto Porto. Relações Públicas: função política. 3a. ed. São Paulo, Summus, 1995.


Bibliografia complementar:

Grunig, James E. e Hunt, Todd. Managing Public Relations. New Jersey, EUA, Holt, Rinehart and Winston, 1984.

Kunsch, Margarida M. K. (org.). Obtendo resultados em Relações Públicas. 2ª. Edição, São Paulo, Pioneira, 2006.

Bibliografia estrangeira:

Baskin, Otis e Aronoff, Craig. Public Relations: the profession and the practice. 3a. edição, EUA, WCB Editores, 1992.

Black, Sam. Casos de Relaciones Públicas Internacionales. Barcelona, Ediciones Gestión 2000, 1993. 

Cutlip, Center & Broom. Effective Public Relations. 7ª edição, EUA, Prentice-Hall, 1999.

Grunig, James E. (org.). Excellence in Public Relations and Communication Management. New Jersey, Lawrence Erlbaum, 1992.

Heath, Robert L. Strategic Issues Management. London, Sage, 1997.

_________________ . Management of Corporate Communication. New Jersey, Lawrence Erlbaum, 1994.

Newson, Doug e outros. This is PR - the realities of Public Relations. 4a. edição, Belmont, EUA, 1989.
 

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