Apresentar a teoria e os conceitos fundamentais do processo de Relações Públicas, como função estratégica para a formação do conceito institucional das organizações; Identificar e estudar os principais conceitos sobre os agrupamentos humanos (multidão, massa e público) e verificar como eles são classificados e encontrados nos relacionamentos mantidos entre as organizações e seus públicos; Aprender a identificar, categorizar e analisar as informações organizacionais para conhecer as necessidades comunicacionais dos diferentes públicos das organizações; Identificar e analisar as diferentes possibilidades de desenvolver programas de Relações Públicas, em diferentes níveis da organização e da sociedade como um todo.
Relações Públicas é uma profissão cuja atividade principal é o desenvolvimento de relacionamentos. É também uma filosofia porque reconhece a necessidade da manutenção de um equilíbrio entre os objetivos do interesse público e o privado e é processo porque utiliza a mediação como estratégia para estabelecer um diálogo entre os públicos e a organização. Oferece uma visão global do cenário de relacionamentos entre uma organização e seus stakeholders. Oferece estratégias para desenvolver o planejamento de comunicação, define e colabora no desenho e na a gestão das diretrizes dos relacionamentos. Uma das funções básicas das Relações Públicas é a elaboração das diretrizes e políticas de comunicação na organização. Interpreta os princípios éticos e os valores da instituição para transformá-los em diretrizes permanentes de relacionamento e de comunicação com os públicos com os quais se envolve.
Unidade I - A natureza de Relações Públicas 1. Pressupostos teóricos e evolução conceitual; 2. Definição conceitual e operacional; 3. Funções da atividade; 4. Objetivos e finalidades da atividade de Relações Públicas. Unidade II - Origens e contexto histórico 1. Contexto histórico de Relações Públicas nos Estados Unidos; 2. Contexto histórico de Relações Públicas no Brasil e América Latina; 3. A evolução de Relações Públicas após a segunda guerra mundial; 4. O futuro de Relações Públicas frente ao fenômeno da globalização. Unidade III - Estrutura contemporânea de Relações Públicas 1. Agrupamentos humanos: multidão, massa e público; 2. Tipologias de públicos; 3. Os quatro modelos de prática de Relações Públicas, segundo Grunig e Hunt; 4. Teoria Geral de Relações Públicas. Unidade IV - Relações Públicas e sua inserção no mercado 1. Conceito, Identidade e imagem com vistas à legitimação institucional; 2. Relações Públicas com os públicos internos, mistos e externos; 3. Relações Públicas e gerenciamento de crises 4. Relações Públicas e a responsabilidade social.
Andrade, Cândido Teobaldo de Souza. Para entender Relações Públicas. 3a. edição, São Paulo, Loyola, 1983. ________ . Psicosociologia das Relações Públicas. Rio de Janeiro, Vozes, 1975. Grunig, J. E., Ferrari, M. A. E França, F. Relações Públicas: teoria, contexto e relacionamentos. São Caetano do Sul, Difusão, 2009. França, Fábio. Públicos. Como identificá-los em uma nova visão estratégica. São Caetano do Sul, Ed. Difusão, 2004. Grunig, James E. Gerando Comunicação Excelente. Revista da Aberje, 2000, p. 21 – 24. _____________ . A função das relações públicas na administração e sua contribuição para a efetividade social e organizacional. Revista Comunicação e Sociedade. São Bernardo do Campo, UMESP, Ano 24, no. 39, 2003, p. 67 – 92. Kunsch, Margarida M. K. Relações Públicas e Modernidade. São Paulo, Summus, 1997. __________________ . (org.) Relações Públicas – história, teorias e estratégias nas organizações contemporâneas. São Paulo, Ed. Saraiva, 2009. Simões, Roberto Porto. Relações Públicas: função política. 3a. ed. São Paulo, Summus, 1995. Bibliografia complementar: Grunig, James E. e Hunt, Todd. Managing Public Relations. New Jersey, EUA, Holt, Rinehart and Winston, 1984. Kunsch, Margarida M. K. (org.). Obtendo resultados em Relações Públicas. 2ª. Edição, São Paulo, Pioneira, 2006. Bibliografia estrangeira: Baskin, Otis e Aronoff, Craig. Public Relations: the profession and the practice. 3a. edição, EUA, WCB Editores, 1992. Black, Sam. Casos de Relaciones Públicas Internacionales. Barcelona, Ediciones Gestión 2000, 1993. Cutlip, Center & Broom. Effective Public Relations. 7ª edição, EUA, Prentice-Hall, 1999. Grunig, James E. (org.). Excellence in Public Relations and Communication Management. New Jersey, Lawrence Erlbaum, 1992. Heath, Robert L. Strategic Issues Management. London, Sage, 1997. _________________ . Management of Corporate Communication. New Jersey, Lawrence Erlbaum, 1994. Newson, Doug e outros. This is PR - the realities of Public Relations. 4a. edição, Belmont, EUA, 1989.