Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0394 - Pesquisa de Opinião Pública
Opinio Public Research

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Favorecer o entendimento sobre os instrumentos para monitoramento do ambiente organizacional de comunicação. Integrar os alunos à realidade do mercado de pesquisa de opinião pública e mercado e das etapas de um projeto de pesquisa.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1784661 - Valéria de Siqueira Castro Lopes
 
Programa Resumido
Habilitar os alunos de Relações Públicas em conhecimentos teóricos e práticos sobre as técnicas de pesquisa de opinião pública e mercado, de maneira que possam desenvolver um espírito crítico e analítico sobre pesquisas realizadas e compreender a importância do uso das pesquisas para os profissionais de comunicação. Introdução aos conceitos de pesquisa de opinião pública; utilização das pesquisas de opinião pública como ferramenta da atividade de Relações Públicas tanto na elaboração de planos de ação quanto na avaliação e mensuração de seus resultados; projetos de Pesquisa – as etapas que compõem um projeto de pesquisa, escolha e aplicação da metodologia adequada de análise e representação dos resultados.
 
 
 
Programa
1 – Introdução à Pesquisa de Opinião Pública As razões e a importância das pesquisas Fundamentos, importância e classificação da Pesquisa em Relações Públicas. A relação do pesquisador com o decisor da pesquisa 2 – Elaboração do Projeto de Pesquisa As etapas de um projeto de pesquisa A identificação do cenário para a realização das pesquisas: estudos exploratórios e a utilização de dados secundários A importância da definição do problema Definição dos objetivos da pesquisa: gerais e específicos Tipos de pesquisa: Exploratória, Descritiva e Causal Natureza da pesquisa: Qualitativa e Quantitativa 3 – Procedimentos metodológicos e coleta de dados Métodos de coleta de dados: Observação, Inquérito e Interativo Universo e amostra Amostragem probabilística e não probabilística Cálculo amostral Níveis de mensuração para instrumentos de coleta de dados quantitativos: escala nominal, escala ordinal, escala de freqüência, escala de intervalo, escala de diferencial semântico, escala de Thurstone, escala de Likert. Instrumentos de coleta de dados: questionários e roteiros Critério de classificação sócio-econômica (Critério Brasil) Pré-teste e planejamento do trabalho de campo 4 – Descrição e Análise dos Resultados Importância da análise de dados, do relatório e da apresentação dos resultados Processamento dos dados: validação, editoração, tabulação, tabulação cruzada e categorização dos dados Representação gráfica dos resultados A análise dos dados Preparação do relatório Apresentação dos resultados 5 – Métodos de pesquisa em Comunicação Pesquisa de Opinião Pública Auditoria de comunicação Auditoria de opinião Auditoria de imagem Auditoria social ou monitoramento do ambiente 6 – Mensuração de resultados Pesquisa como instrumento de avaliação e mensuração de resultados em Relações Públicas. Avaliação e mensuração como etapas do planejamento estratégico. Conceituando avaliação e mensuração. Modelos de avaliação e mensuração em Comunicação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, exercícios práticos e estudos de caso.
Critério
Prova, Trabalho em grupo, atividades em classe.
Norma de Recuperação
Prova individual
 
Bibliografia
     
ANDERSON, Forrest W.; HADLEY, Linda; ROCKLAND, David; WEINER, Mark. Guidelines for setting measurable public relations objectives: an update. A Booklet of the Commission on Public Relations Measurement and Evaluation. Gainesville: University of Florida, Institute for Public Relations, 2009. Disponível em: . BABIE, Earl. Métodos de pesquisas de survey. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. BANDEIRA-DE-MELLO, Rodrigo; GODOI, Christiane K.; SILVA, Anielson B. da. Pesquisa qualitativa em BARQUETTE, Stael (org). Pesquisa de Marketing. São Paulo: Saraiva, 2007. BROOM, Glen M.; DOZIER, David M. Using research in PR: applications to program management. New Jersey: Prentice Hall,1990. CARLSON et al. Pesquisa de opinião para RP. In: LESLY, Philip. Os fundamentos de RP e da Comunicação. São Paulo: Pioneira, 1995. DUARTE, Jorge e BARROS, Antonio Teixeira (orgs). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2006. DENZIN, Norman; LINCOLN, Yovanna. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2ª Ed. Porto Alegre: 2008. EHLING, William P. Estimating the value of Public Relations and Communication to an organization. In: GRUNIG, James. Excellence in Public Relations and Communication management. Hisldale: Erlbaum, 1992. FARIAS, Luiz Alberto Bezerra de. Relações Públicas Estratégicas. São Paulo: Summus, 2011. FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2008. FLICK, Uwe (org.). Coleção Pesquisa qualitativa. São Paulo: Artmed, 2009. estudos organizacionais. 2ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2010. GALERANI, Gilceana. Avaliação em Comunicação Organizacional. Brasília/ DF: Embrapa Soja, Assessoria de Comunicação Social Embrapa, 2006. LINDENMANN, Walter. An ‘efectiveness yardstick’ to measure Public Relations success. Public Relations Quarterly, New York, v. 38, n. 1, p.7-9, 1993. KIM, Yungwook. Measuring the economic value of Public Relations. Journal of Public Relations Research. New Jersey, vol. 13, n. 1, 2001, p. 3-26. LOPES, Valéria de Siqueira Castro; GRANDI, Guilherme. Avaliação, mensuração e valoração em Relações Públicas. In: KUNSCH, Margarida Maria Krohling (org.). Relações Públicas: história, teorias e estratégias nas organizações contemporâneas. São Paulo: Saraiva, 2009. LOPES, Valéria de Siqueira Castro. Avaliação e mensuração em Relações Públicas e Comunicação Organizacional. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling (org.). Comunicação Organizacional estratégica: aportes conceituais e aplicados. São Paulo: Summus, 2016. MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo: Pearson Brasil, 2011. Revista Organicom. Avaliação e Mensuração em Comunicação Organizacional, ano 2, nº2, 2005. SAMARA, Beatriz; BARROS, José Carlos de. Pesquisa de Marketing: conceitos e metodologia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. STACKS, Don W. Primer of Public Relations Research. New York: Guilford Press, 2002. STAKE, Robert E. Pesquisa qualitativa. São Paulo: Penso-Artmed, 2011. VILLAFAÑE, Justo. La gestión Professional de la imagen corporativa. Madrid: Ediciones Pirámide, 1999. WATSON, Tom. Integrating planning and evaluation. In: HEATH, Robert L. (editor). Handbook of Public Relations. Thosand Oaks, Sage, 2001, cap. 19, pp.259-268. YANAZE, Mitsuru et al. Retorno de Investimentos em Comunicação: avaliação e mensuração. São Paulo: Difusão, 2013.
 

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