Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0394 - Pesquisa de Opinião Pública
Opinio Public Research

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Favorecer o entendimento sobre os instrumentos para monitoramento do ambiente organizacional de comunicação. Integrar os alunos à realidade do mercado de pesquisa de opinião pública e mercado e das etapas de um projeto de pesquisa.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1784661 - Valéria de Siqueira Castro Lopes
 
Programa Resumido
Habilitar os alunos de Relações Públicas em conhecimentos teóricos e práticos sobre as técnicas de pesquisa de opinião pública e mercado, de maneira que possam desenvolver um espírito crítico e analítico sobre pesquisas realizadas e compreender a importância do uso das pesquisas para os profissionais de comunicação. Introdução aos conceitos de pesquisa de opinião pública; utilização das pesquisas de opinião pública como ferramenta da atividade de Relações Públicas tanto na elaboração de planos de ação quanto na avaliação e mensuração de seus resultados; projetos de Pesquisa – as etapas que compõem um projeto de pesquisa, escolha e aplicação da metodologia adequada de análise e representação dos resultados.
 
 
 
Programa
1 – Introdução à Pesquisa de Opinião Pública 
As razões e a importância das pesquisas
Fundamentos, importância e classificação da Pesquisa em Relações Públicas.
A relação do pesquisador com o decisor da pesquisa
2 – Elaboração do Projeto de Pesquisa
As etapas de um projeto de pesquisa
A identificação do cenário para a realização das pesquisas: estudos exploratórios e a utilização de dados secundários
A importância da definição do problema 
Definição dos objetivos da pesquisa: gerais e específicos
Tipos de pesquisa: Exploratória, Descritiva e Causal
Natureza da pesquisa: Qualitativa e Quantitativa
3 – Procedimentos metodológicos e coleta de dados
Métodos de coleta de dados: Observação, Inquérito e Interativo
Universo e amostra
Amostragem probabilística e não probabilística
Cálculo amostral
Níveis de mensuração para instrumentos de coleta de dados quantitativos: escala nominal, escala ordinal, escala de freqüência, escala de intervalo, escala de diferencial semântico, escala de Thurstone, escala de Likert.
Instrumentos de coleta de dados: questionários e roteiros
Critério de classificação sócio-econômica (Critério Brasil)
Pré-teste e planejamento do trabalho de campo
4 – Descrição e Análise dos Resultados
Importância da análise de dados, do relatório e da apresentação dos resultados
Processamento dos dados: validação, editoração, tabulação, tabulação cruzada e categorização dos dados
Representação gráfica dos resultados
A análise dos dados
Preparação do relatório
Apresentação dos resultados
5 – Métodos de pesquisa em Comunicação
Pesquisa de Opinião Pública 
Auditoria de comunicação
Auditoria de opinião
Auditoria de imagem
Auditoria social ou monitoramento do ambiente
6 – Mensuração de resultados
Pesquisa como instrumento de avaliação e mensuração de resultados em Relações Públicas.
Avaliação e mensuração como etapas do planejamento estratégico.
Conceituando avaliação e mensuração.
Modelos de avaliação e mensuração em Comunicação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, exercícios práticos e estudos de caso.
Critério
Prova, Trabalho em grupo, atividades em classe.
Norma de Recuperação
Prova individual
 
Bibliografia
     
ANDERSON, Forrest W.; HADLEY, Linda; ROCKLAND, David; WEINER, Mark. Guidelines for setting measurable public relations objectives: an update. A Booklet of the Commission on Public Relations Measurement and Evaluation. Gainesville: University of Florida, Institute for Public Relations, 2009. Disponível em: . 
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BARQUETTE, Stael (org). Pesquisa de Marketing. São Paulo: Saraiva, 2007.
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FARIAS, Luiz Alberto Bezerra de. Relações Públicas Estratégicas. São Paulo: Summus, 2011.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2008.
FLICK, Uwe (org.). Coleção Pesquisa qualitativa. São Paulo: Artmed, 2009.
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SAMARA, Beatriz; BARROS, José Carlos de. Pesquisa de Marketing: conceitos e metodologia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
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STAKE, Robert E. Pesquisa qualitativa. São Paulo: Penso-Artmed, 2011.
VILLAFAÑE, Justo. La gestión Professional de la imagen corporativa. Madrid: Ediciones Pirámide, 1999.
WATSON, Tom. Integrating planning and evaluation. In: HEATH, Robert L. (editor). Handbook of Public Relations. Thosand Oaks, Sage, 2001, cap. 19, pp.259-268.
YANAZE, Mitsuru et al. Retorno de Investimentos em Comunicação: avaliação e mensuração. São Paulo: Difusão, 2013.
 

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