- Introduzir os alunos no conhecimento da Pesquisa Científica, a fim de obter respostas a problemas referentes a sua área de atuação.
1. Filosofia da Ciência. Pensamento Ingênuo e Pensamento Racional. O mito, o rito, a passagem para o pensamento grego racional.2. A lógica formal e material. Teoria do Conhecimento. Método Científico. Pesquisa científica.3. A pesquisa Social. Pesquisa Científica na área de Relações Públicas. Tipos de Pesquisa: exploratórias, descritivas e explicativas. Métodos quantitativos e métodos qualitativos.4. Etapas da Pesquisa. Formulação do Problema. Problemas científicos: características.5. Regras para adequada formulação do problema.6. Variáveis. Identificação de variáveis. Classificação das variáveis: níveis de mensuração. Definição operacional.7. Formulação de hipóteses. Tipos de hipóteses: segundo o número e a relação entre as variáveis. Relações simétricas, assimétricas e recíprocas.8. Amostragem: conceitos básicos: universo, população. Variação no tamanho das amostras e reflexos no custo.9. Técnica de coleta de dados. Classificação dos instrumentos de coleta. Entrevista, Questionário, Formulário, Conteúdo e redação das perguntas. 10. Pré-teste. Tabulação dos dados obtidos. Análise. Verificação das hipóteses. Considerações gerais, Conclusão. Linguagem Científica:relatório
ANDERSON, Forrest W.; HADLEY, Linda; ROCKLAND, David; WEINER, Mark. Guidelines for setting measurable public relations objectives: an update. A Booklet of the Commission on Public Relations Measurement and Evaluation. Gainesville: University of Florida, Institute for Public Relations, 2009. Disponível em: . BABIE, Earl. Métodos de pesquisas de survey. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. BANDEIRA-DE-MELLO, Rodrigo; GODOI, Christiane K.; SILVA, Anielson B. da. Pesquisa qualitativa em BARQUETTE, Stael (org). Pesquisa de Marketing. São Paulo: Saraiva, 2007. BROOM, Glen M.; DOZIER, David M. Using research in PR: applications to program management. New Jersey: Prentice Hall,1990. CARLSON et al. Pesquisa de opinião para RP. In: LESLY, Philip. Os fundamentos de RP e da Comunicação. São Paulo: Pioneira, 1995. DUARTE, Jorge e BARROS, Antonio Teixeira (orgs). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2006. DENZIN, Norman; LINCOLN, Yovanna. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2ª Ed. Porto Alegre: 2008. EHLING, William P. Estimating the value of Public Relations and Communication to an organization. In: GRUNIG, James. Excellence in Public Relations and Communication management. Hisldale: Erlbaum, 1992. FARIAS, Luiz Alberto Bezerra de. Relações Públicas Estratégicas. São Paulo: Summus, 2011. FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2008. FLICK, Uwe (org.). Coleção Pesquisa qualitativa. São Paulo: Artmed, 2009. estudos organizacionais. 2ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2010. GALERANI, Gilceana. Avaliação em Comunicação Organizacional. Brasília/ DF: Embrapa Soja, Assessoria de Comunicação Social Embrapa, 2006. LINDENMANN, Walter. An ‘efectiveness yardstick’ to measure Public Relations success. Public Relations Quarterly, New York, v. 38, n. 1, p.7-9, 1993. KIM, Yungwook. Measuring the economic value of Public Relations. Journal of Public Relations Research. New Jersey, vol. 13, n. 1, 2001, p. 3-26. LOPES, Valéria de Siqueira Castro; GRANDI, Guilherme. Avaliação, mensuração e valoração em Relações Públicas. In: KUNSCH, Margarida Maria Krohling (org.). Relações Públicas: história, teorias e estratégias nas organizações contemporâneas. São Paulo: Saraiva, 2009. LOPES, Valéria de Siqueira Castro. Avaliação e mensuração em Relações Públicas e Comunicação Organizacional. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling (org.). Comunicação Organizacional estratégica: aportes conceituais e aplicados. São Paulo: Summus, 2016. MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo: Pearson Brasil, 2011. Revista Organicom. Avaliação e Mensuração em Comunicação Organizacional, ano 2, nº2, 2005. SAMARA, Beatriz; BARROS, José Carlos de. Pesquisa de Marketing: conceitos e metodologia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. STACKS, Don W. Primer of Public Relations Research. New York: Guilford Press, 2002. STAKE, Robert E. Pesquisa qualitativa. São Paulo: Penso-Artmed, 2011. VILLAFAÑE, Justo. La gestión Professional de la imagen corporativa. Madrid: Ediciones Pirámide, 1999. WATSON, Tom. Integrating planning and evaluation. In: HEATH, Robert L. (editor). Handbook of Public Relations. Thosand Oaks, Sage, 2001, cap. 19, pp.259-268. YANAZE, Mitsuru et al. Retorno de Investimentos em Comunicação: avaliação e mensuração. São Paulo: Difusão, 2013.