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Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0396 - Planejamento de Relações Públicas
Planning of Public Relations

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
- Possibilitar ao aluno uma visão sistemática de planejamento, planejamento estratégico e planejamento de Relações Públicas, proporcionando-lhes conhecimentos teóricos e práticos que lhes possibilitem traçar e executar planos, programas específicos da área de Relações Públicas e da Comunicação Organizacional/Corporativa.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
51860 - Margarida Maria Krohling Kunsch
 
Programa Resumido
Trata-se de uma disciplina fundamental para formação do profissional de Relações Públicas. O conteúdo programático contempla aspectos conceituais e práticos de planejamento de Relações Públicas.
A parte de eventos é destacada, pois permitirá aos alunos uma experimentação desde a proposição de um plano até a sua execução. O curso permitirá aos alunos uma visão abrangente do planejamento enquanto processo e os planos, projetos e programas como instrumentos e materialização do planejamento


 
 
 
Programa
1.Planejamento: conceituação e abrangência
2.Planejamento estratégico: conceitos e evolução
3.Planejamento de relações públicas: função básica, tipos e etapas do processo
4.Planejamento de Relações Públicas comunitárias
5.Pesquisa e auditorias em relações públicas e comunicação organizacional
6.Alternativas do ato de planejar e as contribuições da teoria apreciativa
7.Administração orçamentária no planejamento de relações públicas
8.Planos, projetos e programas específicos de relações públicas/ comunicação institucional
9.Técnicas de planejamento e de execução de projetos e programas específicos de relações públicas:
- Comunicação interna
- Eventos especiais
- Lançamento de produtos
- Memória institucional
- Inauguração
- Concursos e prêmios
- Prevenção e gerenciamento de crises corporativas
- Relacionamento com investidores - comunicação para mercados financeiros
- Produções e patrocínios culturais
- Planejamento de relações públicas comunitárias - projetos e ações sociais
- Datas comemorativas
- Central de atendimento e defesa do consumidor
- Técnicas de apresentação oral e escrita de projetos
10.Planejamento de campanhas institucionais
11.Avaliação em relações públicas: conceitos e dimensões.
12.Técnicas de mensuração dos programas de comunicação institucional.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositvas
Orientação dirigida para atividades práticas
Estudo de casos
Critério
" Prova individual
" Leituras programadas
" Trabalhos práticos
Norma de Recuperação
trabalhos e provas
 
Bibliografia
     
ALBUQUERQUE, Adão Eunes. Planejamento das relações públicas. Porto Alegre: Acadêmica, 1983.

BLANCO, Lorenzo A. El planeamiento: práctica de relaciones públicas. Buenos Aires: Ugerman Editor, 2000.

CARVALHO, Horácio Martins. Introdução à teoria do planejamento. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1979.

EVANGELISTA, Marcos Fernando. Planejamento de relações públicas. Rio de Janeiro: EDIOURO, 1983.

ILLESCAS, Washington. Como planear las relaciones públicas. Buenos Aires: Ediciones Macchi, 1995.

KUNSCH, Margarida M. Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4. ed (revista, ampliada e atualizada). São Paulo: Summus: 2003.

_________ (org.). Obtendo resultados com relações públicas. 2. ed. revista e atualizada. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.

___________________. Auditoria da comunicação organizacional. In: DUARTE, Jorge e BARROS, Antônio (orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005. p. 236-252.

____________________ (org.) Gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas. São Caetano do Sul: Difusão Editora:2008


KUNSCH, Margarida M. Krohling; KUNSCH, Waldemar Luiz (orgs.). Relações públicas comunitárias: a comunicação em uma perspectiva dialógica e transformadora. São Paulo: Summus, 2007.

LIBAERT, Thierry. El plan de comunicación: como definir y organizar la estrategia de comunicación. México: Limusa, 2006

LÜCK, Heloísa. Metodología de projetos: uma ferramenta de planejamento e gestão. Petrópolis: Vozes, 2003

LUPPETI, Marcelia. Planejamento de comunicação: São Paulo: Futura, 2000.

_________________Administração em publicidade: a verdadeira alma do negócio. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006

MATILLA, Kathy.Conceptos fundamentales em la planificación estratégica de las relaciones públicas. Barcelona: Editorial UOC, 2009

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 17.ed. revista e ampliada.São Paulo: Atlas,2002.

PERI, Paul Capriotti. Planificación estratégica de la imagen corporativa. 1a. ed. Barcelona: Editorial Ariel, 1999.

TAVARES, Mauro Calixta. Gestão estratégica. São Paulo: Atlas, 2000.

TAVARES, Mauricio. Comunicação empresarial e planos de comunicação: integrando teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009

VALLERIANO, Dalton L. Gerenciamento estratégico e administração por projetos. São Paulo: Makron Books, 2001.

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XIFRA, Jordi. Teoría y estructura de las relaciones públicas. Madri: Mc Graw Hill, 2003.

___________. Planificación estratégica de las relaciones públicas. Barcelona: Paidós, 2005.


Bibliografia complementar

ANSOFF, H. Igor; MACDONNEL, Edward. Implantando a administração estratégica. 2a. ed. São Paulo: Atlas, 1993.

ALMEIDA, Martinho Isnard Ribeiro de. Manual de planejamento estratégico com a utilização de planilhas Excel. São Paulo: Atlas, 2001.

ACKOFF, Russel. Planejamento empresarial. Rio de Janeiro: LTC, 1978.

ARGENTI, Paul.Comunicação empresarial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006

BAPTISTA, Myrian Veras. Planejamento social: intencionalidade e instrumentação. São Paulo: Veras Editora, 2000.

BORDENAVE, Juan; CARVALHO, Horácio Martins. Comunicação e planejamento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

CAMPOMAR, Marcos Cortez e IKEDA, Ana Akemi. O planejamento de marketing e a confecção de planos: dos conceitos a um novo modelo. São Paulo: Saraiva,2006

COOPERRIDER, David L. e WHITNEY, Diana .Investigação apreciativa: uma abordagem positiva para gestão de mudanças. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006

COOPERRIDER, David L., WHITNEY,Diana e STAVROS, Jacqueline M. Manual da investigação apreciativa. Rio de janeiro: Qualitmark, 2008


DUARTE, Jorge e BARROS, Antonio Teixeira (orgs). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005

GANDIN, Danilo. A prática do planejamento participativo: na educação e em outras instituições, grupos e movimentos dos campos culturais, social, político, religioso e governamental. Petrópolis: Vozes, 1994.

_________. Planejamento como prática educativa. 11. ed. São Paulo: Loyola, 2000.

HAMEL, Gary; PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro. São Paulo: Campus, 1995.

HEIJDEN, Kees van der. Cenários: a arte da conversação estratégica. Porto Alegre: Bookman,2004

HUDSON, Mike. Administrando organizações do terceiro setor: o desafio de administrar sem receita. São Paulo: Makron Books, 1999.

MINTZBERG, Henry. Ascensão e queda do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman,2004.

MORRISEY, George L. Pensamiento estratégico: planeación a largo plazo; planeación táctica. 3 v. México: Prentice-Hall, 1996.

NEVES, Roberto de Castro. Comunicação empresarial integrada: como gerenciar imagem, questões públicas, comunicação simbólica, crises empresariais. Rio de Janeiro: Mauad, 2000.

PORTER, Michael. Vantagem competitiva. São Paulo: Campus, 1989.

RANDOLPH, Robert. A administração do planejamento: como tornar realidade uma idéia. São Paulo, McGraw-Hill do Brasil, 1977.

SILVEIRA, Júnior, Aldery. Planejamento estratégico como instrumento de mudança organizacional. Brasília: Editora UnB, 1996.

TAVARES, Mauro Calista. Planejamento estratégico: a opção entre sucesso e fracasso empresarial – Gestão e estratégia. São Paulo: Global, 1991.

VALENÇA,Antonio Carlos.Mediação: método de investigação apreciativa da ação-teoria e prática de consultoria reflexiva. Recife: Bagaço, 2007

VARONA, Federico. La auditoría de la comunicación organizacional desde una perspectiva académica estadounidense. Revista Diálogos de la comunicación. Lima: Felafacs, n. 39, p. 53-64, jun.1994.

________________La intervención apreciativa: una manera nueva, provocadora y efectiva para construir las organizaciones del siglo XXI. Barranquilla: Ediciones Uninorte, 2009.

VASCONCELOS Filho, Paulo de. Planejamento e controle empresarial: uma abordagem sistêmica. Rio de Janeiro: LTC, 1983.

_________. Planejamento empresarial: teoria e prática: leituras selecionadas. Rio de Janeiro: LTC, 1982.
 

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