Informações da Disciplina
Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação
Escola de Comunicações e Artes
Relac.públicas,propaganda e Turismo
Disciplina: CRP0396 - Planejamento de Relações Públicas
Planning of Public Relations
Créditos Aula:
4
Créditos Trabalho:
1
Carga Horária Total:
90 h
Tipo:
Semestral
Ativação:
01/01/2011
Desativação:
Objetivos
- Possibilitar ao aluno uma visão sistemática de planejamento, planejamento estratégico e planejamento de Relações Públicas, proporcionando-lhes conhecimentos teóricos e práticos que lhes possibilitem traçar e executar planos, programas específicos da área de Relações Públicas e da Comunicação Organizacional/Corporativa.
Docente(s) Responsável(eis)
51860 - Margarida Maria Krohling Kunsch
Programa Resumido
Trata-se de uma disciplina fundamental para formação do profissional de Relações Públicas. O conteúdo programático contempla aspectos conceituais e práticos de planejamento de Relações Públicas.
A parte de eventos é destacada, pois permitirá aos alunos uma experimentação desde a proposição de um plano até a sua execução. O curso permitirá aos alunos uma visão abrangente do planejamento enquanto processo e os planos, projetos e programas como instrumentos e materialização do planejamento
Programa
1.Planejamento: conceituação e abrangência
2.Planejamento estratégico: conceitos e evolução
3.Planejamento de relações públicas: função básica, tipos e etapas do processo
4.Planejamento de Relações Públicas comunitárias
5.Pesquisa e auditorias em relações públicas e comunicação organizacional
6.Alternativas do ato de planejar e as contribuições da teoria apreciativa
7.Administração orçamentária no planejamento de relações públicas
8.Planos, projetos e programas específicos de relações públicas/ comunicação institucional
9.Técnicas de planejamento e de execução de projetos e programas específicos de relações públicas:
- Comunicação interna
- Eventos especiais
- Lançamento de produtos
- Memória institucional
- Inauguração
- Concursos e prêmios
- Prevenção e gerenciamento de crises corporativas
- Relacionamento com investidores - comunicação para mercados financeiros
- Produções e patrocínios culturais
- Planejamento de relações públicas comunitárias - projetos e ações sociais
- Datas comemorativas
- Central de atendimento e defesa do consumidor
- Técnicas de apresentação oral e escrita de projetos
10.Planejamento de campanhas institucionais
11.Avaliação em relações públicas: conceitos e dimensões.
12.Técnicas de mensuração dos programas de comunicação institucional.
Avaliação
Método
Aulas expositvas
Orientação dirigida para atividades práticas
Estudo de casos
Critério
" Prova individual
" Leituras programadas
" Trabalhos práticos
Norma de Recuperação
trabalhos e provas
Bibliografia
ALBUQUERQUE, Adão Eunes. Planejamento das relações públicas. Porto Alegre: Acadêmica, 1983.
BLANCO, Lorenzo A. El planeamiento: práctica de relaciones públicas. Buenos Aires: Ugerman Editor, 2000.
CARVALHO, Horácio Martins. Introdução à teoria do planejamento. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1979.
EVANGELISTA, Marcos Fernando. Planejamento de relações públicas. Rio de Janeiro: EDIOURO, 1983.
ILLESCAS, Washington. Como planear las relaciones públicas. Buenos Aires: Ediciones Macchi, 1995.
KUNSCH, Margarida M. Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4. ed (revista, ampliada e atualizada). São Paulo: Summus: 2003.
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LIBAERT, Thierry. El plan de comunicación: como definir y organizar la estrategia de comunicación. México: Limusa, 2006
LÜCK, Heloísa. Metodología de projetos: uma ferramenta de planejamento e gestão. Petrópolis: Vozes, 2003
LUPPETI, Marcelia. Planejamento de comunicação: São Paulo: Futura, 2000.
_________________Administração em publicidade: a verdadeira alma do negócio. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006
MATILLA, Kathy.Conceptos fundamentales em la planificación estratégica de las relaciones públicas. Barcelona: Editorial UOC, 2009
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PERI, Paul Capriotti. Planificación estratégica de la imagen corporativa. 1a. ed. Barcelona: Editorial Ariel, 1999.
TAVARES, Mauro Calixta. Gestão estratégica. São Paulo: Atlas, 2000.
TAVARES, Mauricio. Comunicação empresarial e planos de comunicação: integrando teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009
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Bibliografia complementar
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ALMEIDA, Martinho Isnard Ribeiro de. Manual de planejamento estratégico com a utilização de planilhas Excel. São Paulo: Atlas, 2001.
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ARGENTI, Paul.Comunicação empresarial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006
BAPTISTA, Myrian Veras. Planejamento social: intencionalidade e instrumentação. São Paulo: Veras Editora, 2000.
BORDENAVE, Juan; CARVALHO, Horácio Martins. Comunicação e planejamento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
CAMPOMAR, Marcos Cortez e IKEDA, Ana Akemi. O planejamento de marketing e a confecção de planos: dos conceitos a um novo modelo. São Paulo: Saraiva,2006
COOPERRIDER, David L. e WHITNEY, Diana .Investigação apreciativa: uma abordagem positiva para gestão de mudanças. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006
COOPERRIDER, David L., WHITNEY,Diana e STAVROS, Jacqueline M. Manual da investigação apreciativa. Rio de janeiro: Qualitmark, 2008
DUARTE, Jorge e BARROS, Antonio Teixeira (orgs). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005
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HUDSON, Mike. Administrando organizações do terceiro setor: o desafio de administrar sem receita. São Paulo: Makron Books, 1999.
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TAVARES, Mauro Calista. Planejamento estratégico: a opção entre sucesso e fracasso empresarial – Gestão e estratégia. São Paulo: Global, 1991.
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________________La intervención apreciativa: una manera nueva, provocadora y efectiva para construir las organizaciones del siglo XXI. Barranquilla: Ediciones Uninorte, 2009.
VASCONCELOS Filho, Paulo de. Planejamento e controle empresarial: uma abordagem sistêmica. Rio de Janeiro: LTC, 1983.
_________. Planejamento empresarial: teoria e prática: leituras selecionadas. Rio de Janeiro: LTC, 1982.
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