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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0398 - Marketing
Marketing

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Proporcionar aos alunos uma abordagem prática do uso das ferramentas mercadológicas a partir de casos reais e práticos. Proporcionar aos alunos os conceitos e as técnicas de marketing. Posicionar as atividades de Comunicação no contexto estratégico das empresas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
80226 - Gino Giacomini Filho
72957 - Mitsuru Higuchi Yanaze
 
Programa Resumido
Conceitos e sistemas de marketing. Planejamento e estratégias de marketing. Comportamento, segmentação, posicionamento e pesquisa no mercado.
 
 
 
Programa
Conceitos e definições de Marketing
Sistema de Marketing e o Ambiente de Marketing
Planejamento estratégico
Comportamento do consumidor e comprador
Segmentação e posicionamento de mercado
Composto de marketing
Pesquisa de marketing e sistema de informação
 
 
 
Avaliação
     
Método
Participação nas aulas e presença; produção de “paper”; resenha de textos indicados; exercícios práticos; atividades de grupos; avaliações individuais.
Critério
Para cada atividade haverá atribuição de conceito resultando nota final máxima de 10 (dez)
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação
 
Bibliografia
     
BOONE, Louis E.; KURTZ, David L.. Marketing Contemporâneo. 8a Edição. Rio de Janeiro: LTC, 1998.
HOOLEY, G. & SAUNDERS, J. Estratégia de Marketing e Posicionamento Competitivo. São Paulo: Prentice Hall, 2001. 
KOTLER, P.; KELLER, K Administração de Marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2018.
YANAZE, Mitsuru H. Gestão de Marketing: Avanços e Aplicações. 3ª Edição. São Paulo: Saraiva, 2021. 

Bibliografia Complementar
CRESCITELLI, Edson; SHIMP, Terence. Comunicação de marketing. São Paulo: Cengage, 2012.
SEMENIK, R; BAMOSSY, G. Princípios de Marketing: uma perspectiva global. São Paulo: Makron, 1995. 
WESTWOOD, John. O Plano de Marketing. São Paulo: Makron, 2007. 
YANAZE, M.; FREIRE, O.; SENISE, D. Retorno de Investimentos em Comunicação: Avaliação e Mensuração. 2ª Edição. São Paulo: Senac/Difusão, 2013.
 

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