Proporcionar aos alunos uma abordagem prática do uso das ferramentas mercadológicas a partir de casos reais e práticos. Proporcionar aos alunos os conceitos e as técnicas de marketing. Posicionar as atividades de Comunicação no contexto estratégico das empresas.
Conceitos e sistemas de marketing. Planejamento e estratégias de marketing. Comportamento, segmentação, posicionamento e pesquisa no mercado.
Conceitos e definições de Marketing Sistema de Marketing e o Ambiente de Marketing Planejamento estratégico Comportamento do consumidor e comprador Segmentação e posicionamento de mercado Composto de marketing Pesquisa de marketing e sistema de informação
BOONE, Louis E.; KURTZ, David L.. Marketing Contemporâneo. 8a Edição. Rio de Janeiro: LTC, 1998. HOOLEY, G. & SAUNDERS, J. Estratégia de Marketing e Posicionamento Competitivo. São Paulo: Prentice Hall, 2001. KOTLER, P.; KELLER, K Administração de Marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2018. YANAZE, Mitsuru H. Gestão de Marketing: Avanços e Aplicações. 3ª Edição. São Paulo: Saraiva, 2021. Bibliografia Complementar CRESCITELLI, Edson; SHIMP, Terence. Comunicação de marketing. São Paulo: Cengage, 2012. SEMENIK, R; BAMOSSY, G. Princípios de Marketing: uma perspectiva global. São Paulo: Makron, 1995. WESTWOOD, John. O Plano de Marketing. São Paulo: Makron, 2007. YANAZE, M.; FREIRE, O.; SENISE, D. Retorno de Investimentos em Comunicação: Avaliação e Mensuração. 2ª Edição. São Paulo: Senac/Difusão, 2013.