Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0398 - Marketing
Marketing

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/1995 Desativação:

Objetivos
- Expor conceitos, princípios e procedimentos do Marketing face à realidade profissional.
- Situar a Comunicação Social (Relações Públicas e Propaganda) como instrumento de Marketing.
 
 
 
Programa Resumido
- Expor conceitos, princípios e procedimentos do Marketing face à realidade profissional.
- Situar a Comunicação Social (Relações Públicas e Propaganda) como instrumento de Marketing.
 
 
 
Programa
1. Evolução do conceito de Marketing: do marketing das nações ao marketing das organizações;
2. Mitos da Globalização de Mercados;
3. Marketing estratégico e marketing operacional;
4. Da concepção do produto à fidelização do consumidor: assessorias de imprensa, SAC'S, Ombudsman;
5. Modalidades de Marketing I: empresarial, institucional, de serviços;
6. Modalidades de Marketing II: marketing cultural e marketing social;
7. Modalidades de Marketing III: Benchmarketing e Endomarketing, Telemarketing, Marketing de Rede, Marketing Direto e Marketing Promocional;
8. Modalidades de Marketing IV: Marketing Governamental, Político e Eleitoral;
9. Modalidades de Marketing V: Esportivo, religioso, educacional, hospitalar, turístico;
10. Pesquisa de Mercado.
 
 
 
Avaliação
     
Método
exercícios periódicos / presença aulas / prova / seminários
Critério
Norma de Recuperação
poderá haver recuperação dentro dos critérios estabelecidos plo CRP/ECA/USP
 
Bibliografia
     
BOONE, L. e KURTZ, D.L. Marketing contemporâneo. 8ª ed. São Paulo, Livros Técnicos e Científicos, 1998.
KOTLER, P; JATURISPITAK, S. e MAESINCIE, S. O marketing das nações. São Paulo, Futura, 1997.
MARTINS, J.R. e BLECHER, N. O império das marcas. 2ª ed. São Paulo, Negócio Editora, 1997
THUROW, L.C. O futuro do capitalismo. 2ª ed. São Paulo, Rocco, 1997.
VAZ, G. N. Marketing institucional. São Paulo, Pioneira, 1995.

Bibliografia Complementar

Artigos das Revistas: Marketing, Meio e Mensagem, Exame, Dinheiro, Revista da Escola de Administração da FEA-USP, Revista ESPM.

 

Clique para consultar os requisitos para CRP0398

Clique para consultar o oferecimento para CRP0398

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP