Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0398 - Marketing
Marketing

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Proporcionar aos alunos uma abordagem prática do uso das ferramentas mercadológicas a partir de casos reais e práticos. Proporcionar aos alunos os conceitos e as técnicas de marketing. Posicionar as atividades de Comunicação no contexto estratégico das empresas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
72957 - Mitsuru Higuchi Yanaze
 
Programa Resumido
Conceitos e sistemas de marketing. Planejamento e estratégias de marketing. Comportamento, segmentação, posicionamento e pesquisa no mercado.
 
 
 
Programa
Conceitos e definições de Marketing Sistema de Marketing e o Ambiente de Marketing Planejamento estratégico Comportamento do consumidor e comprador Segmentação e posicionamento de mercado Composto de marketing Pesquisa de marketing e sistema de informação
 
 
 
Avaliação
     
Método
Participação nas aulas e presença; produção de “paper”; resenha de textos indicados; exercícios práticos; atividades de grupos; avaliações individuais.
Critério
Para cada atividade haverá atribuição de conceito resultando nota final máxima de 10 (dez)
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação
 
Bibliografia
     
BOONE, Louis E.; KURTZ, David L.. Marketing Contemporâneo. 8a Edição. Rio de Janeiro: LTC, 1998 HOOLEY, G. & SAUNDERS, J. Estratégia de Marketing e Posicionamento Competitivo. São Paulo: Prentice Hall, 2001. KOTLER, Philip. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Prentice Hall, 2000; 2006. KOTLER, Philip; KELLER. Administração de Marketing; a bíblia do marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2006. McCARTHY, Jerome; PERREAULT, William D. Marketing Essencial. São Paulo: Atlas, 1997. YANAZE, Mitsuru H. Gestão de Marketing: Avanços e Aplicações. São Paulo: Saraiva, 2011. Bibliografia Complementar BARROS, Claudius D'Artagnan C. Excelência em Serviços. R. Janeiro: Qualitymark, 1996. KOTLER, Philip. Marketing (Edição Compacta). São Paulo: Atlas, 1996. NICKELS, William G; WOOD, Marian Burk. Marketing: Ralacionamento, Qualidade, Valor. Rio de Janeiro: LTC, 1999. SEMENIK, R; BAMOSSY, G. Princípios de Marketing: uma perspectiva global. São Paulo: Makron, 1995. WESTWOOD, John. O Plano de Marketing. São Paulo: Makron, 1996. YANAZE, M.; FREIRE, O.; SENISE, D. Retorno de Investimentos em Comunicação: Avaliação e Mensuração. São Paulo: Difusão, 2010.
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0398

Clique para consultar o oferecimento para CRP0398

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2018 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP