Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0398 - Marketing
Marketing

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/1995 Desativação: 31/12/2017

Objetivos
- Expor conceitos, princípios e procedimentos do Marketing face à realidade profissional.
- Situar a Comunicação Social (Relações Públicas e Propaganda) como instrumento de Marketing.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
80226 - Gino Giacomini Filho
72957 - Mitsuru Higuchi Yanaze
 
Programa Resumido
- Expor conceitos, princípios e procedimentos do Marketing face à realidade profissional.
- Situar a Comunicação Social (Relações Públicas e Propaganda) como instrumento de Marketing.
 
 
 
Programa
1. Evolução do conceito de Marketing: do marketing das nações ao marketing das organizações;
2. Mitos da Globalização de Mercados;
3. Marketing estratégico e marketing operacional;
4. Da concepção do produto à fidelização do consumidor: assessorias de imprensa, SAC'S, Ombudsman;
5. Modalidades de Marketing I: empresarial, institucional, de serviços;
6. Modalidades de Marketing II: marketing cultural e marketing social;
7. Modalidades de Marketing III: Benchmarketing e Endomarketing, Telemarketing, Marketing de Rede, Marketing Direto e Marketing Promocional;
8. Modalidades de Marketing IV: Marketing Governamental, Político e Eleitoral;
9. Modalidades de Marketing V: Esportivo, religioso, educacional, hospitalar, turístico;
10. Pesquisa de Mercado.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Participação nas aulas e presença; produção de “paper”; resenha de textos indicados; exercícios práticos; atividades de grupos; avaliações individuais.
Critério
Para cada atividade haverá atribuição de conceito resultando nota final máxima de 10 (dez)
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação
 
Bibliografia
     
BOONE, Louis E.; KURTZ, David L.. Marketing Contemporâneo. 8a Edição. Rio de Janeiro: LTC, 1998. HOOLEY, G. & SAUNDERS, J. Estratégia de Marketing e Posicionamento Competitivo. São Paulo: Prentice Hall, 2001. KOTLER, P.; KELLER, K Administração de Marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2018. YANAZE, Mitsuru H. Gestão de Marketing: Avanços e Aplicações. 3ª Edição. São Paulo: Saraiva, 2021. Bibliografia Complementar CRESCITELLI, Edson; SHIMP, Terence. Comunicação de marketing. São Paulo: Cengage, 2012. SEMENIK, R; BAMOSSY, G. Princípios de Marketing: uma perspectiva global. São Paulo: Makron, 1995. WESTWOOD, John. O Plano de Marketing. São Paulo: Makron, 2007. YANAZE, M.; FREIRE, O.; SENISE, D. Retorno de Investimentos em Comunicação: Avaliação e Mensuração. 2ª Edição. São Paulo: Senac/Difusão, 2013.
 

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