Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0415 - Produção Audiovisual no Contexto das Novas Mídias, do Novo Social, e das Empresas e Instituições
Audiovisual Production in the Context of New Media, the New Social, and Business and Organizations

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação: 31/12/2018

Objetivos
Propiciar aos alunos de Relações Públicas conhecimentos teóricos da linguagem audiovisual e de seus usos nas empresas e instituições. Como o objetivo de prepará-los principalmente para o relacionamento com os clientes internos que demandam os produtos audiovisuais dentro das organizações. Além de prepará-los também para o relacionamento com os fornecedores especializados desses serviços durante as etapas de propostas e aprovação dessas, planejamento , execução e aprovação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2183089 - Paulo Roberto Nassar de Oliveira
 
Programa Resumido
Apresentação dos conhecimentos teóricos básicos da linguagem audiovisual e de seus usos nas empresas e instituições. Com o objetivo de preparar os alunos para o relacionamento com os clientes internos que demandam os produtos audiovisuais dentro das organizações. Além de prepará-los também para o relacionamento com os fornecedores especializados desses serviços durante as etapas de propostas e aprovação dessas, planejamento , execução e aprovação.
 
 
 
Programa
1. A linguagem do vídeo
2. A comunicação audiovisual
3. As etapas de produção: o pedido e a sua relação com o programa de Relações Públicas, a criação do roteiro, o tema, o planejamento, a produção, a edição e a aprovação.
4. Conhecimentos básicos dos recursos de produção (câmera, monitor, bateria, iluminação, som e edição)
5. Tipologias dos vídeos organizacionais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas Expositivas. Pesquisa em livros, vídeos, filmes revistas, jornais e discussão dos vídeos, filmes e textos sugeridos.
Critério
Seminários (2 pontos), relatórios e resenhas (2 pontos), prova escrita (6 pontos).
Norma de Recuperação
Não há recuperação, pois o aluno é avaliado durante todo o processo desenvolvido em aulas.
 
Bibliografia
     
BAUMAN, Zygmunt. 44 cartas do mundo líquido moderno. Tradução: Vera Pereira. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2015. BAUMAN, Zygmunt. A sociedade individualizada: vidas contadas e histórias vividas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2015. BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2013. BECK, Ulrick. Sociedade de Riscos. São Paulo: Editora 34, 2011. CASALEGNO, Federico (org.). Memória cotidiana. Porto Alegre: Sulina, 2006. COGO, Rodrigo. Storytelling: as narrativas da memória na estratégia da comunicação. São Paulo: Aberje, 2016. GLEICK, James. A informação. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. GUIDENS, Anthony. Modernidade e Identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. HARVEY, David. A condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 2011. LIPOVESTSKY, Gilles. Metamorfoses da cultura liberal: ética, mídia, empresa. Porto Alegre:Sulina, 2015. LOYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. São Paulo: José Olympio, 1998. MANUAIS DE ESTILO E REDAÇÃO - Folha de S.Paulo, 2018. MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1996. MCLUHAN, Marshall; FIORI, Quentin. O meio é a massagem. Rio de Janeiro: Imã Editorial, 2011. Molina, Matías M. Os melhores jornais do mundo: uma visão da imprensa internacional. São Paulo: Globo, 2014. NASSAR, Paulo. Tudo é Comunicação. São Paulo: Lazuli, 2003. ________________. A mensagem como centro da rede de relacionamentos. In: Di FELICE, Massimo. Do público para as redes: A comunicação digital e as novas formas de participação social. São Caetano do Sul: Difusão, 2007. ________________. A evolução das publicações em jornalismo empresarial para o jornalismo em empresas. Anuário Unesco/Metodista de Comunicação Regional. v. 13, n. 13, p. 127-144, 2009. NASSAR, Paulo; FIGUEIREDO, Rubens. O que é comunicação empresarial. São Paulo: Brasiliense, 2003. NASSAR, Paulo; RIBEIRO, Renato Janine; GUTTILLA, Rodolfo Witzig. A Comunicação Organizacional frente ao seu tempo: missão, visão e valores ABERJE. São Paulo: ABERJE Editorial, 2007. NASSAR, Paulo. Relações públicas: a construção da responsabilidade histórica e o resgate da memória institucional das organizações. 3 ed. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2012. SENN, Amartya. Desenvolvimento como Liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. SENNETT, Richard. A corrosão do caráter: consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 1998.
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0415

Clique para consultar o oferecimento para CRP0415

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP