Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0420 - Comunicação Digital
Digital Communications

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 150 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Apresentação dos novos processos de comunicação e tecnologia de informação e interação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1162480 - Luiz Guilherme de Carvalho Antunes
 
Programa Resumido
Apresentação do contexto e ambiente digital. Ansiedade de informação. Identidade e manifestações. Interfaces, hipertexto, design de interação e arquitetura de informação. Mídias sociais e processos de emergência. Processo de produção de um produto digital.
 
 
 
Programa
1.Fluidez e fragmentação: o pós-moderno e a digitalidade.
2.Ansiedade de informação, identidade e manifestações.
3.Hipertexto e interfaces
4.Arquitetura de informação e paisagens informativas.
5.Mídias sociais e processos de emergência.
6.Tecnologias móveis e convergência das mídias
7.Aplicativos e Hardware
8.Processos de inovação
9.Publicidade, branding e mídias digitais
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas. Debates. Exercícios on-line. Orientação de trabalhos finais. Visitas programadas.
Critério
Serão atribuídas notas individuais para os exercícios online e para os trabalhos finais. A participação em sala de aula também será levada em conta.
Norma de Recuperação
O aluno em recuperação deverá submeter-se à realização de um novo trabalho, no período de férias, até uma semana antes do reinício das aulas. Caso contrário, deverá matricular-se na mesma disciplina quando esta voltar a ser oferecida.
 
Bibliografia
     
•ANDERSON, Chris. A Cauda Longa: do mercado de massa para o de nicho. Campus, Rio de Janeiro, 2006. 
•ANTUNES, Luiz. Cyrano Digital: a busca por identidade em uma sociedade em transformação. Tese de Doutorado, ECA-USP, São Paulo, 2002.
•BARABÁSI, Albert-Laszló. Linked. The new science of networks.Estados Unidos, Plume, 2003.
•BAUMAN, Zygmunt. A Modernidade Líquida. Rio de Janeiro, Zahar, 2009.
•BENKLER, Yochai. The wealth of networks: how social production transforms markets and freedom. Yale University Press, Estados Unidos, 2006.
•BERMAN, Marshall. Tudo que é Sólido Desmancha no Ar. São Paulo, Cia. das Letras, 1989.
•BERNERS-LEE, Tim. Weaving the Web: The Original Design and Ultimate Destiny of the World Wide Web. Estados Unidos, Collins Business, 2000.
•BEY, Hakim. TAZ: Zona Autônoma Temporária. São Paulo, Conrad, 2001.
•BOLTER, David, GRUSIN, Richard. Remediation: Understanding New Media. MIT Press, Estados Unidos, 2000.
•CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet. Zahar, Rio de Janeiro, 2006.
•CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. Paz e Terra, São Paulo, 2007.
•DAVIS, Erik. Techgnosis: myth, magic + mysticism in the age of information. Harmony Books, Nova York, Estados Unidos, 1998.
•DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo, Brasiliense, 2005.
•FLORIDA, Richard. O grande recomeço. São Paulo, Campus / Elsevier, 2010.
•FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta. São Paulo, Annablume, 2011.
•FLUSSER, Vilém. O Mundo Codificado. São Paulo, Cosac Naify, 2007.
•FRIEDMAN, Thomas. O mundo é plano. São Paulo, Objetiva, 2007.
•GILLMOR, Dan. We the Media: Grassroots Journalism By the People, For the People. Estados Unidos, Oreilly & Associates, 2006.
•GLADWELL, Malcolm. O Ponto de Desequilíbrio. Rio de Janeiro, Rocco, 2002.
•GLEICK, James. Faster: the accelerationm of just about everything.Estados Unidos, Pantheon Books, 1999.
•GODIN, Seth. Small Is the New Big: and 183 Other Riffs, Rants, and Remarkable Business Ideas. Estados Unidos, Portfolio, 2006.
•GOLDSMITH Jack , WU Tim. Who Controls the Internet? Illusions of a Borderless World. Estados Unidos, Oxford University Press, 2006.
•GRAHAM, Gordon. The internet:// a philosophical inquiry. Routledge, Londres, Reino Unido, 1999.
•GUATTARI, Félix. Micropolítica: cartografias do Desejo. São Paulo, Vozes, 2005.
•HAYLES, Katherine. How we became posthuman. University of Chicago Press, Chicago, Estados Unidos, 1999.
•HEATH, Joseph e POTTER, Andrew. Nation of Rebels: Why Counterculture Became Consumer Culture. Estados Unidos, Collins Business, 2004.
•HELFAND, Jessica. Six (+2) essays on design and new media. William Drenttel, Nova York, Estados Unidos, 1997.
•HIMANEN, Pekka, TORVALDS, Linus (colaborador), CASTELLS, Manuel (Epílogo). The Hacker Ethic. Estados Unidos, Random House Trade Paperbacks, 2002.
•HOBSBAWN, Eric. A era dos extremos. São Paulo, Cia. das Letras, 1995.
•JACOBSON, Robert (ed). Information Design. MIT Press, Londres, Reino Unido, 2000.
•JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo, Aleph, 2006.
•JOHNSON, Steven. Cultura da Interface. Rio de Janeiro, Zahar, 2001.
•JOHNSON, Steven. Emergência: a dinâmica de rede em formigas, redes, cérebros, cidades e softwares. Rio de Janeiro, Zahar, 2001.
•KEEN, Andrew. The Cult of the Amateur: How Today’s Internet is Killing Our Culture. Estados Unidos, Doubleday Business, 2008.
•KELLY, Kevin. What technology wants. Estados Unidos, Viking Adult, 2010.
•KURZWEIL, Ray. The Age of Spiritual Machines: When Computers Exceed Human Intelligence. Estados Unidos, Penguin, 2000.
•LAKOFF, George e JOHNSON, Mark. Metaphors We Live By. Estados Unidos, University Of Chicago Press, 1980.
•LANHAM, Richard. The Economics of Attention: Style and Substance in the Age of Information. Estados Unidos, University Of Chicago Press; 2007.
•LEARY, Timothy. Chaos & Cyberculture. Ronin, Berkeley, Estados Unidos, 1994.
•LESSIG, Lawrence. Free Culture: The Nature and Future of Creativity. Estados Unidos, Penguin, 2005.
•LESSIG, Lawrence. Remix: Making Art and Commerce Thrive in the Hybrid Economy. Estados Unidos, Penguin, 2008.
•LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva. Edições Loyola, São Paulo, 1994.
•LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. Editora 34, São Paulo, 1993.
•LÉVY, Pierre. Cibercultura. Editora 34, São Paulo, 1999.
•LI, Charlene e BERNOFF, Josh. Fenômenos sociais nos negócios. São Paulo, Campus / Elsevier, 2008.
•LIPOVETSKY, Gilles, SERROY, Jean. A cultura-mundo: resposta a uma sociedade desorientada. Companhia das Letras, São Paulo, 2008.
•LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero. Companhia das Letras, São Paulo, 2009.
•LOCKE, Christopher. The Cluetrain Manifesto: The End of Business as Usual. Estados Unidos, Basic Books, 2001.
•MASON, Matt. The Pirate’s Dilemma: How Youth Culture Is Reinventing Capitalism. Estados Unidos, Free Press, 2008.
•McLUHAN, Marshall, FIORE, Quentin. The Medium is the massage: an inventory of effects. Gingko Press, Estados Unidos, 2001.
•McLUHAN, Marshall. Forward through the rearview mirror: reflections on and by Marshall McLuhan. Prentice Hall Canada, Canadá, 1996.
•MELMAN, Charles. O Homem sem gravidade: Gozar a qualquer preço.Rio de Janeiro, Cia. de Freud, 2003.
•MERCER, David. New Economy Expression. John Wiley and Sons, Nova York, Estados Unidos, 2001.
•PINK, Daniel. A Whole New Mind. Estados Unidos, Riverhead Trade, 2006.
•POOLE, Steven. Trigger Happy. Reino Unido, Arcade Publishing, 2004.
•PREECE, Jennifer, ROGERS, Yvonne, SHARP, Helen. Interaction design: beyond human-computer interaction. John Wiley & Sons, Nova York, Estados Unidos, 2002.
•RADFAHRER, Luli. Design / web / design: 2. Market Press, São Paulo, 2001.
•RHEINGOLD, Howard. Smart Mobs: The Next Social Revolution. Estados Unidos, Basic Books, 2003.
•RIZK, A., STREITZ, N., ANDRÉ, J. (eds) Hypertext:concepts, systems and applications. Cambridge University Press, Cambridge, Reino Unido, 1990.
•SCHWARTZ, Barry. The Paradox of Choice. Estados Unidos, Harper Perennial, 2005.
•SHIRKY, Clay. Here Comes Everybody: The Power of Organizing Without Organization. Estados Unidos, Penguin Press, 2008.
•SMITH, Marc, KOLLOCK, Peter. Communities in cyberspace. Routledge, Londres, Reino Unido, 1999.
•SOLOVE, Daniel. The Future of Reputation: Gossip, Rumor, and Privacy on the Internet. Estados Unidos, Yale University Press, 2008.
•SPYER, Juliano. Conectado. Rio de Janeiro, Zahar, 2007.
•SUROWIECKI, James. The Wisdom of Crowds. Estados Unidos, Anchor Books, 2005.
•TAPSCOTT, Don, WILLIAMS, Anthony D. Wikinomics: Como a Colaboração em Massa Pode Mudar o Seu Negócio. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2007.
•TOFFLER, Alvin. A Terceira Onda. Record, Rio de Janeiro, 1981.
•TUFTE, Edward. Envisioning Information. Graphics Press, Estados Unidos, 1990.
•TUKLE, Sherry. A Vida no Ecrã, a identidade na era da internet. Portugal, relógio d’água, 1997.
•VAIDHYANATHAN, Siva. Copyrights and Copywrongs: The Rise of Intellectual Property and How It Threatens Creativity. Estados Unidos, NYU Press, 2003.
•WARDRIP-FRUIN, Noah, MONTFORT, Nick (Eds). The New Media Reader. Estados Unidos, MIT Press, 2003.
•WEINBERGER, David. A Nova Desordem Digital. São Paulo, Campus, 2007.
•WRIGHT, Robert. Não Zero: a Lógica do Destino Humano. São Paulo, Campus, 2000.
•WURMAN, Richard S. Information Anxiety 2. Que Books, Indianapolis, Estados Unidos, 2001.
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0420

Clique para consultar o oferecimento para CRP0420

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP