Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0424 - Produção Audiovisual em Comunicação Digital II
Audiovisual Production in Digital Communication II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
Introduzir a prática das produções audiovisuais no âmbito da comunicação digital contemporânea, enfatizando as seguintes temáticas: a produção de filmes (curtas temáticos e linguagem publicitária), a programação e lógica da estrutura hipertextual, a prática da produção hipermídia, o vídeo não linear, a produção coletiva do conteúdo audiovisual, a publicidade audiovisual e as novas formas da produção digital mercadológica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1955348 - Sérgio Bairon Blanco Sant'Anna
 
Programa Resumido
Introduzir a prática das produções audiovisuais no âmbito da comunicação digital contemporânea.
 
 
 
Programa
01. Introdução: relações entre teoria, métodos e técnicas
02. A expressividade criativa: montagens fílmicas e programações
03. A expressividade criativa: montagens fílmicas e programações
04. A produção de filmes e os desdobramentos de campanhas conceituais na WEB
05. A produção de Games: games comerciais, educacionais e advergames
06. Aula prática de produção audiovisual: temáticas e roteiros - Aula prática: orientação dos grupos.
07. Aula prática de produção audiovisual: temáticas e roteiros - Aula prática: orientação dos grupos.
08. A relação prática entre produção audiovisual e metaversos - Aula prática: orientação dos grupos.
09. A relação prática entre produção audiovisual e metaversos - Aula prática: orientação dos grupos.
10. Aula prática: orientação dos grupos.
12. Aula prática: orientação dos grupos.
13. Aula prática: orientação dos grupos.
14. Apresentação dos Trabalhos Finais
15. Conclusão do Curso – avaliação final
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas. Leituras programadas. Projeção e análise de filmes em sala de aula. Orientação de seminários e trabalho semestral individual ou em grupo.
Critério
Trabalho final e análise.
Norma de Recuperação
O aluno em recuperação deverá submeter-se a realização de um trabalho prático no período de férias, dentro do prazo determinado pelo Calendário Escolar
 
Bibliografia
     
Bairon, Sérgio. Interdisciplinaridade. educação, história da cultura e hipermídia.. São  Paulo, Futura, 2002. 
___________. Multimídia. São Paulo, Editora Global, 1995.
___________. O que é hipermídia. São Paulo, Ed. Brasiliense, 2011.
Bairon, Sérgio & José da Silva Ribeiro. Antropologia visual e Hipermedia. Porto, Ed. Afrontamento, 2007.
Bencivenni, Alessandro & Samueli, Anna. Peter Greenaway. Il cinema delle idee. Genova, Le Mani, 2000.
Bergman, Ingmar. Imagens. São Paulo, Martins Fontes, 1996.
Bolter, Jay David & Grusin, Richard. Remediation. Cambridge, The Mit Press, 1999.
Bordwell, David. El cine de Eisenstein. Barcelona, Paidós, 1999.
Calabrese, E. La era neobarroca, Madridd, Cátedra, 1989. .
Castelo Branco, Renato e outros - História da Propaganda no Brasil. T.A. Queirós, Editor, São Paulo, 1990
Charney, L. & Schwartz, V.Cinema and the invention of Modern Life. University California Press, 1995.
Chion, Michel. La musique au cinéma. Paris, Librairie Arthème Fayard, 1985.
___________. Le son. Paris, Nathan, 1999.
Comolli, Jean-Louis. “O Futuro do Homem. O homem da câmera de filmar.” in: O Olhar de Ulisses. O Homem e a Câmara. Cinemateca Portuguesa. 2001. pp. 47-67
Crary, Jonathan. Suspensions perception. Cambridge e London, MIT Press, 2001.
Díaz, Paloma & Catenazzi, Nadia & Aedo, Ignacio. De la multimedia a la hipermedia. Madrid, Rama Editorial, 1996.
Dubois, Philippe. Video, cine, Godard. Buenos Aires, Libros del Roja, 200.
Eco, Umberto. (coord) Ópera Multimedia. CD-ROM Il Seicento, Roma, Enciclomedia, 1995.
_____________. Ópera Multimedia. CD-ROM Il Setecento, Roma, Enciclomedia, 1998.
_____________.Ópera Multimedia. CD-ROM Il Ottocento, Roma, Enciclomedia, 1999.
Eisenstein, S. M. Hacia uma teoría del montaje. Barcelona, Paidós, 2001.
Godard, Jean-Luc. Introdução a uma verdadeira história do cinema. São Paulo, Martins Fontes, 1989.
Granja, Vasco. Dziga Vertov. Lisboa, Livros Horizonte, 1981.
Hansen, Mark. Embodying Technesis. Michigan, Michigan Press, 2000.
_____________.. New philosophy for new media. Cambridge, London, MIT Press, 2004.
_____________. Bodies in code. . New York, Routledge, 2006.
Heim, Michael. Electric language, New York, Oxford University Press, 1992.
_______________. Virtual realism. New York, Oxford University Press, 1998.
Huizinga, J. Homo ludens. São Paulo, Perspectiva, 1983.
Kadrey, Richard. From Myst to Riven. Nova York, Hyperion, 1997.
Landow, George (org). Hyper Text Theory. New York, Johns Hopkins University Press, 1995.
_______________. Hipertexto. Barcelona, Paidós, 1995.
_______________. Teoría del hipertexto. Barcelona, Paidós, 1997.
Manovich, Lev. The language of new media. Cambridge & London, MIT Press, 2001.
McLuhan, M. A Galáxia de Gutenberg. São Paulo, Cia. Ed. Nacional/ Edusp, 1972.
__________. Os Meios de Comunicação como Extensão do Homem. São Paulo, Cultrix, 1987,
McLuhan, Eric. Electric language. New York, St. Martin’s Press, 1998.
Morin, Edgard & Rouch, Jean. Chronique d´un été. Paris, Losfeld diffusion, 1962.
Morin, Edgard. Le cinema ou l’homme imaginaire. Paris, Éditions de Minuit, 1956.
Murray, Janet. Hamlet on the Holodeck. The Future of Narrative in Cyberrspace. Cambridge, MIT Press, 1998.
Santaella, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento. Sonora Verbal Visual. São Paulo, Iluminuras, 2001.
Sant’anna, Armando - Propaganda, Teoria, Técnica e Prática. Ed. Pioneira, SP, 1995.
Stam, Robert. O espetáculo interrompido. Literatura e cinema de desmistificação. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1981.
Turkle, Sherry. Life on the screen. New York, Touchstone, 1997.
Xavier, Ismail (ogs.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro, Graal, 1991.


Da-rin, S. Espelho partido – tradição e transformação do documentário; Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2004.
Deleuze, G. “As potências do falso”, in A imagem-tempo. Cinema 2; São Paulo: Brasiliense, 1990.
Luca, Luiz Gonzaga Assis de. Cinema Digital: Um Novo Cinema?. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo Fundação Padre Anchieta, 2004.

Piratininga, Luís Celso de - Publicidade, Arte ou Artifício, SP., T.A. Queirós,1994.
Roberts-Breslin, Jan. Produção de Imagem e Som. Rio de Janeiro: Elselvier, 2009.
Rodrigues, Chris. O Cinema e A Produção. Rio de Janeiro: DP&A Editores, 2002.
Zettl, Herbert. Manual de produção de Televisão. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
Watts, Harris. On camera – O curso de produção de filme e vídeo da BBC. Summus. 2009.
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0424

Clique para consultar o oferecimento para CRP0424

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP