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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0425 - Mídia
Advertising Media

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Apresentar a Mídia Publicitária num sob o prisma das constantes e estruturais modificações que o setor vem experimentando ao longo dos últimos anos. Contextualizar as atividades de mídia em seu cenário  expandido, tanto verticalmente - extrapolando as ações exclusivamente publicitárias, quanto horizontalmente - à medida que se reveste de outras características que não a de transporte da mensagem persuasiva, compondo o que se pode chamar de "narrativa da mídia". Caracterizar a Mídia como função essencial da Comunicação Mercadológica, que atua em imprescindível conexão com o planejamento e a criação. Analisar o atual mercado da Audiência tanto sob a perspectiva do negócio da Comunicação, como sob o ponto de vista da eficiência e da eficácia publicitárias.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
85562 - Arlindo Ornelas Figueira Neto
 
Programa Resumido
Mostrar que a Mídia é hoje uma atividade presente não só na Publicidade, mas em todas as outras formas de Comunicação Mercadológica e que vive um momento de profunda transição, tanto no sentido de promover a eficácia da Comunicação como na função de remuneração das atividades de Comunicação. Detalhar as várias possibilidades de contato com os públicos, tanto nos formatos, meios e veículos tradicionais, como na criação e desenvolvimento ad hoc.
 
 
 
Programa
Os novos contornos da Mídia - um universo em expansão;
Contextualização da Mídia - dupla importância: funcional e negocial - um momento de transição;
Transdisciplinaridade da Mídia - aspectos de convergência e divergência;
Audiência - Caracterização e Mercado;
Novos formas de consumo de Mídia: mais tecnologia, velhos problemas; consumo simultâneo; 
Conceitos Básicos de Avaliação de Audiência: GRP (TRP), Alcance, Frequência Média;
Custos relativos - orientação para planejamento e compras;
As pesquisas de mídia: metodologias, objetivos e resultados;
Push Media/ Media on Demand; mídia off-line, online e noline; Engagement em Mídia; 
OSEP - Mídia Própria + Compartilhada + Ganha + Paga
Características dos Meios: Mídia Eletrônica/ Mídia Impressa/ Mídia OOH-DOOH/ Mídia Digital.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas, trabalhos em grupo e individuais sobre temas específicos, aplicação de prova sobre variáveis de avaliação e aspectos técnicos de planejamento de mídia, trabalho final em grupo, com apresentação à classe, em formato de seminário.
Critério
Será exigida freqüência minima legal (70%) e obtenção de média mínima de 5,0 (cinco inteiros) por aluno, para aprovação. Esta média será apurada da seguinte maneira: (ts.3) + (p.3) + (tf.4) = MF ("ts" = trabalhos ao longo do semestre/ "p "= prova/ "tf "= trabalho final/ "MF" = média final)
Norma de Recuperação
O aluno em recuperação deverá submeter-se a realização de um trabalho escrito no período de férias, dentro do prazo determinado pelo Calendário Escolar.
 
Bibliografia
     
Básica:

BLAKEMAN, Robyn. Nontraditional media in marketing and advertising. LA: Sage Publications, 2014.
BLOCK, Martin e Schultz, Don E. & BIGresearch. Media generations – media allocation in a consumer-controlled marketplace. Worthington: Prosper, 2009.
CALDER, Bobby J.(org). Kellogg on advertising & media. Hoboken: Wiley, 2008. 
FIGUEIRA NETO, Arlindo Ornelas. A mídia – o conceito e as atividades. In: PEREZ, Clotilde (org) Hiperpublicidade. São Paulo: Thomson, 2008, vol. 2. 
________; Novos contornos da mídia, nova realidade no planejamento publicitário. In: Kunsch, Margarida M. K. (org). Comunicação organizacional estratégica – aportes conceituais e aplicados. São Paulo: Summus, 2016.
NAPOLI, M. Philip. Audience economics – media institutions and the audience marketplace. New York: Columbia University, 2003.
PROULX, Mike e SHEPATIN, Stacey. Social TV – how marketers can reach and engage audiences by connecting television to the web, social media and mobile. Hoboken: John Wiley & Sons, Inc, 2012.
TAMANAHA, Paulo. Planejamento de mídia – teoria e experiência. São Paulo: Pearson, 2011, 2ª ed.
VERONEZZI, José Carlos. Mídia de A a Z. São Paulo: Edicon, 2002.


Complementar:

BRYANT, Jennings e OLIVER, M.B. Media effects. New York: Routledge, 2009, 3a ed.
RIBEIRO, Julio et al. Tudo o que você queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência para explicar. São Paulo: Atlas, 1989, 3a ed.
SCHULTZ, Don e SCHULTZ Heidi. IMC – The next generation. New York: McGraw Hill, 2004.
 

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