Apresentar a Mídia Publicitária num contexto expandido, tanto verticalmente – extrapolando as ações exclusivamente publicitárias, quanto horizontalmente – à medida que se reveste de outras características que não a de transporte da mensagem persuasiva. Caracterizar a Mídia como função essencial da Comunicação Mercadológica, que atua em imprescindível conexão com o planejamento e a criação. Analisar o mercado da Audiência tanto sob a perspectiva do negócio da Comunicação, como sob o ponto de vista da eficiência e da eficácia publicitárias.
• Conceito de Mídia – ações/ fluxograma.• Contextualização da Mídia – dupla importância: funcional e negocial.• Audiência – Caracterização e Mercado.• Transdisciplinaridade da Mídia – aspectos de convergência e divergência.• A Estratégia de Mídia - a essência do Planejamento. • Conceitos Básicos de Avaliação de Audiência: GRP (TRP), Alcance, Frequência Média.• Custos relativos – orientação para planejamento e compras.• As pesquisas de mídia: metodologias, objetivos e resultados.• Push Media/ Media on Demand; Engagement em Mídia.• Características dos Meios: Mídia Eletrônica/ Mídia Impressa/ Mídia Extensiva/ Mídia Digital.
Básica: BLAKEMAN, Robyn. Nontraditional media in marketing and advertising. LA: Sage Publications, 2014. BLOCK, Martin e Schultz, Don E. & BIGresearch. Media generations – media allocation in a consumer-controlled marketplace. Worthington: Prosper, 2009. CALDER, Bobby J.(org). Kellogg on advertising & media. Hoboken: Wiley, 2008. FIGUEIRA NETO, Arlindo Ornelas. A mídia – o conceito e as atividades. In: PEREZ, Clotilde (org) Hiperpublicidade. São Paulo: Thomson, 2008, vol. 2. ________; Novos contornos da mídia, nova realidade no planejamento publicitário. In: Kunsch, Margarida M. K. (org). Comunicação organizacional estratégica – aportes conceituais e aplicados. São Paulo: Summus, 2016. NAPOLI, M. Philip. Audience economics – media institutions and the audience marketplace. New York: Columbia University, 2003. PROULX, Mike e SHEPATIN, Stacey. Social TV – how marketers can reach and engage audiences by connecting television to the web, social media and mobile. Hoboken: John Wiley & Sons, Inc, 2012. TAMANAHA, Paulo. Planejamento de mídia – teoria e experiência. São Paulo: Pearson, 2011, 2ª ed. VERONEZZI, José Carlos. Mídia de A a Z. São Paulo: Edicon, 2002. Complementar: BRYANT, Jennings e OLIVER, M.B. Media effects. New York: Routledge, 2009, 3a ed. RIBEIRO, Julio et al. Tudo o que você queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência para explicar. São Paulo: Atlas, 1989, 3a ed. SCHULTZ, Don e SCHULTZ Heidi. IMC – The next generation. New York: McGraw Hill, 2004.