Proporcionar uma visão de conjunto das teorias e das técnicas publicitária, com uma abordagem centrada na discussão acerca do estágio atual da publicidade ocidental e sua função no desenvolvimento da comunicação.
Proporcionar uma visão de conjunto das teorias e das técnicas publicitárias, com uma abordagem centrada na discussão acerca do estágio atual da publicidade ocidental e sua função no desenvolvimento da comunicação.
Aspectos da História da Propaganda; Mídias portáteis móveis e transmidialidade; Marketing Mix e Mix de Comunicação: visão prática da utilização dos procedimentos mercadológicos na campanha publicitária; Planejamento de Marketing e Plano Publicitário; Marketing Político e Propaganda Política e Eleitoral; Pesquisa de mercado e publicidade; O papel das pesquisas para o marketing, a publicidade, o consumo e o desenvolvimento econômico; Mídia impressa: jornais, cartazes, revistas, folders, folhetos... Mídia eletrônica: rádio, televisão, cinema, internet... Mídia e linguagem: tudo pode ser mídia.
Bibliografia BásicaAAKER, D; et all. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Ed. Atlas, 2001.BARBOSA, E. PEREZ, C. (orgs.). Hiperpublicidade, vol. 1 Fundamentos e interfaces. São Paulo: Thomson Pioneira, 2007.BARBOSA, E. PEREZ, C. (orgs.). Hiperpublicidade, vol. 2 Atividades e tendências. São Paulo: Thomson Pioneira, 2007.BRONCHAND. B; et all. Publicitor. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1999.FIGUEIREDO, R. Org. Marketing Político e persuasão eleitoral. São Paulo: Fundação Konrad Adnauer, 2002.KOTLER, P. Administração em Marketing. São Paulo: Ed. Atlas. (Última edição).LUPETTI, M. Planejamento de Comunicação. São Paulo: Futura, 2005.JEINKS, H. Cultura da Convergência. São Paulo: 2009.QUEIROZ, A. Marketing Político. Ed.Degaspari. Piracicaba. 2005.SHIMP,T. A. Propaganda e Promoção. Aspectos complementares da comunicação integrada de marketing.5ed. São Paulo: Bookman.2002.YANAZE, M. Gestão de Comunicação em Marketing. 2ed São Paulo: Saraiva. 2010..Bibliografia ComplementarLEMOS, A. Comunicação e práticas sociais no espaço urbano: as características do Dispositivos Híbridos Móveis de Conexão Multirredes (DHMCM). Revista Comunicação Mídia e Consumo. São Paulo.ESPM. v.4. n10. 2007,p.23-40.PEREZ, C; TRINDADE, E. ; HELLÌN, P. A.; LENCASTRE, P.; BATISTA, L. La praxis enunciativa en la publicidad contemporánea: la tensión entre fugacidad y permanéncia em los rituales de compra, uso y posesión. IX Congreso da Asociación Internacional de Semiótica Visal. Veneza: Instituto Universitário de Arquitetura de Veneza ? Itália. 2010.SATO, S. K. ; JANIENE SILVA ; MARQUES FILHO, B. P. . Smartphones e Tablets: signos de mobilidade e tecnologia na publicidade das marcas contemporâneas. In: II Pró-Pesq - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda, 2011. II Pró-Pesq Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda, 2011.