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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0426 - Teoria e Técnica da Publicidade II
Theory and Technique of Advertising II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Proporcionar uma visão de conjunto das teorias e das técnicas publicitária, com uma abordagem centrada na discussão acerca do estágio atual da publicidade ocidental e sua função no desenvolvimento da comunicação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2183051 - Eneus Trindade Barreto Filho
 
Programa Resumido
Proporcionar uma visão de conjunto das teorias e das técnicas publicitárias, com uma abordagem centrada na discussão acerca do estágio atual da publicidade ocidental e sua função no desenvolvimento da comunicação.
 
 
 
Programa
Aspectos da História da Propaganda;
Mídias portáteis móveis e transmidialidade;
Marketing Mix e Mix de Comunicação: visão prática da utilização dos procedimentos mercadológicos na campanha publicitária;
Planejamento de Marketing e Plano Publicitário;
Marketing Político e Propaganda Política e Eleitoral;
Pesquisa de mercado e publicidade;
O papel das pesquisas para o marketing, a publicidade, o consumo e o desenvolvimento econômico;
Mídia impressa: jornais, cartazes, revistas, folders, folhetos...
Mídia eletrônica: rádio, televisão, cinema, internet...
Mídia e linguagem: tudo pode ser mídia.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas; trabalhos práticos em grupos; trabalhos teóricos individuais e em grupos; leituras; seminários; discussões e debates sobre as atividades das aulas.

Atividades discentes:
Participação das aulas. Realização dos trabalhos práticos e teóricos.
Realização das leituras. Demonstração de aproveitamento nos trabalhos.
Participação no processo de avaliação do Professor.
Critério
Média final = STi + STg = Nota STi: Somatório dos trabalhos individuais
2 STg: Somatório dos trabalhos em grupo

Serão dois trabalhos individuais (um teórico e um prático), valendo de 0 a 5 cada.

a)Trabalho individual teórico: REFLECOM sobre o Mix de marketing e Mix de comunicação ou marketing político;
b)Trabalho individual prático: estudo de caso sobre o mix de comunicação em marketing de campanhas executadas.

Serão dois trabalho em grupo (um teórico e um prático), valendo de 0 a 5 cada.

a) Trabalho em grupo teórico (seminário sobre as mídias, com apresentação oral e escrita);
b) Trabalho em grupo prático (planejamento de uma campanha publicitária).
Norma de Recuperação
Normas de recuperação (critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalhos):
O aluno em recuperação deverá submeter-se à realização de uma prova escrita no período de férias, até uma semana antes do reinício das aulas. Caso contrário, deverá matricular-se na mesma disciplina, quando esta voltar a ser oferecida.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica

AAKER, D; et all. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Ed. Atlas, 2001.
BARBOSA, E. PEREZ, C. (orgs.). Hiperpublicidade, vol. 1 Fundamentos e interfaces. São Paulo: Thomson Pioneira, 2007.
BARBOSA, E. PEREZ, C. (orgs.). Hiperpublicidade, vol. 2 Atividades e tendências. São Paulo: Thomson Pioneira, 2007.
BRONCHAND. B; et all. Publicitor. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1999.
FIGUEIREDO, R. Org. Marketing Político e persuasão eleitoral. São Paulo: Fundação Konrad Adnauer, 2002.
KOTLER, P. Administração em Marketing. São Paulo: Ed. Atlas. (Última edição).
LUPETTI, M. Planejamento de Comunicação. São Paulo: Futura, 2005.
JEINKS, H. Cultura da Convergência. São Paulo: 2009.
QUEIROZ, A. Marketing Político. Ed.Degaspari. Piracicaba. 2005.
SHIMP,T. A. Propaganda e Promoção. Aspectos complementares da comunicação integrada de marketing.5ed. São Paulo: Bookman.2002.
YANAZE, M. Gestão de Comunicação em Marketing. 2ed São Paulo: Saraiva. 2010..


Bibliografia Complementar

LEMOS, A. Comunicação e práticas sociais no espaço urbano: as características do Dispositivos Híbridos Móveis de Conexão Multirredes (DHMCM). Revista Comunicação Mídia e Consumo. São Paulo.ESPM. v.4. n10. 2007,p.23-40.

PEREZ, C; TRINDADE, E. ; HELLÌN, P. A.; LENCASTRE, P.; BATISTA, L. La praxis enunciativa en la publicidad contemporánea: la tensión entre fugacidad y permanéncia em los rituales de compra, uso y posesión. IX Congreso da Asociación Internacional de Semiótica Visal. Veneza: Instituto Universitário de Arquitetura de Veneza ? Itália. 2010.

SATO, S. K. ; JANIENE SILVA ; MARQUES FILHO, B. P. . Smartphones e Tablets: signos de mobilidade e tecnologia na publicidade das marcas contemporâneas. In: II Pró-Pesq - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda, 2011. II Pró-Pesq Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda, 2011.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Ampliar a relação com instituições comerciais, sociais, públicas, não governamentais, que demandam um problema de campanha publicitária a ser solucionado.
Objetivos da atividade
Atividade elaborada por meio de briefing único para a turma, sobre o cliente identificado/selecionado pelo docente responsável. Há uma apresentação do Cliente para a turma. E cada grupo/agência apresenta campanha final ao Cliente na última aula na presença do cliente.
Descrição da atividade
Elaboração de campanha com cliente real. A atividade compreende o fechamento da disciplina. Seleciona-se um cliente real comum, realiza-se um briefing que é apresentado a turma e a turma deve propor uma solução em termos de diretrizes de marketing e de campanha de comunicação para o Cliente em coerência com o Briefing. Quando possível o cliente participa da atividade final das apresentações e emite sua opinião sobre os trabalhos.
Indicadores de avaliação da atividade
As apresentações de campanhas finais correspondem à avaliação da disciplina e à avaliação do Cliente que, presente na sessão da aula, faz comentários e observações sobre as soluções de campanhas apresentadas para a sua instituição/empresa.

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