Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0428 - Comunicação Digital e as Novas Mídias
Digital Communication and New Media

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Proporcionar um conhecimento teórico, histórico e filosófico da emergência da comunicação digital nas últimas décadas do século XX e no início do século XXI; Investigar a implicação desta transformação mediática na cultura, nos indivíduos, nos grupos, nas empresas, no trabalho e na sociedade; Desenvolver a capacidade crítica e reflexiva acerca das formas emergentes da comunicação digital, dos novos processos de sociabilidade e dos dilemas éticos da cibercultura; Estimular os processos de ensino e aprendizado proporcionados pela comunicação digital, sugerindo estratégias e modelos inovadores que permitam novas formas de pesquisa, organização e socialização de conhecimento; Proporcionar uma experiência prática das novas formas de comunicação digital através de atividades individuais, grupais e sociais em laboratórios computacionais; Conceber, desenvolver e implementar métodos individuais e coletivos de construção de conhecimento teórico, tecnológico, pedagógico e profissional; Proporcionar a emergência de novos métodos de pesquisa, prospecção, ideação e socialização proporcionando novos formatos de apresentação e disseminação de conhecimentos compatíveis com a comunicação digital; Estimular a pesquisa, a coleta, a leitura e a avaliação critica da bibliografia e da mediagrafia disponíveis, em bibliotecas e na Web, proporcionando a cada aluno e à classe um conhecimento mais amplo de bancos de dados e do estado atual do conhecimento nas áreas estudadas. Favorecer a elaboração de conceitos, teorias, proposições e de projetos originais de comunicação que possam ser atualizados através da dimensão cíbrida, na interação do virtual e do concreto; Estimular a criação e aplicação de recursos digitais na comunicação empresarial e institucional permeadas por um pensamento reflexivo, evolutivo, crítico, teórico e ético; Estimular o desenvolvimento de projetos originais para redes e mídias digitais visando a aplicação prática dos conceitos teóricos e o exercício e a experiência na concepção, implementação e manutenção de redes digitais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
83511 - Artur Matuck
 
Programa Resumido
Conhecimento teórico, histórico e filosófico da emergência da comunicação digital e a implicação desta transformação mediática na cultura, nos indivíduos, nos grupos, nas empresas, no trabalho e na sociedade
 
 
 
Programa
1. Teorias da comunicação: os novos paradigmas - suportes da informação: o analógico, o digital - a comunicação reticular - complexidade e visão sistêmica 2. Histórico da revolução tecnológica digital - o surgimento e evolução da Internet - o desenvolvimento da Web - a evolução possível para uma web semântica 3. A comunicação no espaço cíbrido - o dialogo entre o homem e o computador - as interfaces tecnológicas interacionais - a conjunção do concreto com o virtual: o conceito de cíbrido - dilemas humanos na sociedade digital 4. Criação e produção na sociedade interconectada - a produção da informação na sociedade reticular - as redes digitais e a cultura da colaboração - crowdsourcing e crowdfunding 5. Redes digitais e mídias sociais na contemporaneidade - as redes como instrumentos da comunicação - mídias e processos sociais na Web 2.0 - aspecto relacional das interações na Web 2.0 6. O surgimento do capitalismo cognitivo - o sistema capitalista sob o impacto das tecnologias em rede - a transmissão digital do conhecimento – - a criação de valor na sociedade contemporânea – - o trabalho imaterial e a nova exploração 7. A virtualização do sistema capitalista - o processo histórico de virtualização - e-business; e-commerce; e-money - e-companies, e-work, e-brands - a realidade aumentada: arquitetura cíbrida 8. Globalização: tecnologia e ideologia - revisão histórica do processo e conceito de globalização - capitalismo e globalitarismo - empresas multinacionais e marcas globais 9. As novas formas de estar no mundo contemporâneo - identidades biológicas, mediáticas, virtuais e cíbridas - a formação de identidades através da comunicação dirigida - a formação de identidades através do consumo - a formação de identidades através de redes virtuais 10. Impacto da comunicação digital na vida privada - a sociedade panóptica no espaço e no ciberespaço - o controle disciplinar do individuo: o público e o privado - histórico das tecnologias de supervisão - supervisão através da comunicação digivirtual 11. Mutações no mundo do trabalho - a introdução dos computadores no ambiente de trabalho - a automação de funções e a perda do emprego - o teletrabalho e a reconfiguração dos ambientes - inteligencia artificial, robótica e o futuro do trabalho 12. Relações Públicas através da comunicação digital - comunicação com públicos diferenciados - relações públicas no ciberespaço - relações públicas no ambiente cíbrido - tecnologias de comunicação e relações de trabalho 13. Comunicação Digital nos processos educacionais - os novos ambientes de aprendizado - plataformas digitais como instrumentos de transformação - a gestão da informação e do conhecimento no sociedade digital - paradigmas emergentes na educação contemporânea 14. Impacto da comunicação digital na vida privada - a sociedade panóptica no espaço e no ciberespaço - o controle disciplinar do individuo: o público e o privado - histórico das tecnologias de supervisão - supervisão através da comunicação digivirtual 15. Política, cidadania e ativismo na sociedade da informação - comunidades em rede e atuação sócio-cultural - comunicação empresarial e desenvolvimento sustentável - projetos de responsabilidade social e ambiental - o conhecimento cientifico e o conhecimento tradicional - ativismo digital como alternativa comunicacional 16. A propriedade intelectual na sociedade digital - novas formas digivirtuais da propriedade imaterial - individualismo versus colaboracionismo - tecnologias como fatores de mudança sócio-política - a mutação de valores e paradigmas no direito à informação
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas expositivas
- Estudos de casos e seminários
- Aulas interativas em laboratórios computacionais
- Treinamento em laboratórios computacionais
Critério
- Provas e Seminários
- Participação em redes e grupos de discussão on-line
- Atividades criativas em laboratórios computacionais
Norma de Recuperação
- Aulas e provas
- Projetos reelaborados
 
Bibliografia
     
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Cap 1. Wikinomics; Cap. 2 A Tempestade Perfeita; Cap. 3 Os pioneiros do peering.

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