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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0428 - Comunicação Digital e as Novas Mídias
Digital Communication and New Media

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Proporcionar um conhecimento teórico, histórico e filosófico da emergência da comunicação digital nas últimas décadas do século XX e no início do século XXI;
Investigar a implicação desta transformação mediática na cultura, nos indivíduos, nos grupos, nas empresas, no trabalho e na sociedade;
Desenvolver a capacidade crítica e reflexiva acerca das formas emergentes da comunicação digital, dos novos processos de sociabilidade e dos dilemas éticos da cibercultura;
Estimular os processos de ensino e aprendizado proporcionados pela comunicação digital, sugerindo estratégias e modelos inovadores que permitam novas formas de pesquisa, organização e socialização de conhecimento;
Proporcionar uma experiência prática das novas formas de comunicação digital através de atividades individuais, grupais e sociais em laboratórios computacionais;
Conceber, desenvolver e implementar métodos individuais e coletivos de construção de conhecimento teórico, tecnológico, pedagógico e profissional;
Proporcionar a emergência de novos métodos de pesquisa, prospecção,  ideação e socialização proporcionando novos formatos de apresentação e disseminação de conhecimentos compatíveis com a comunicação digital;
Estimular a pesquisa, a coleta, a leitura e a avaliação critica da bibliografia e da mediagrafia disponíveis, em bibliotecas e na Web, proporcionando a cada aluno e à classe um conhecimento mais amplo de bancos de dados e do estado atual do conhecimento nas áreas estudadas.
Favorecer a elaboração de conceitos, teorias, proposições e de projetos originais de comunicação que possam ser atualizados através da dimensão cíbrida, na interação do virtual e do concreto;
Estimular a criação e aplicação de recursos digitais na comunicação empresarial e institucional permeadas por um pensamento reflexivo, evolutivo, crítico, teórico e ético;
Estimular o desenvolvimento de projetos originais para redes e mídias digitais visando a aplicação prática dos conceitos teóricos e o exercício e a experiência na concepção, implementação e manutenção de redes digitais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
83511 - Artur Matuck
 
Programa Resumido
Conhecimento teórico, histórico e filosófico da emergência da comunicação digital e a implicação desta transformação mediática na cultura, nos indivíduos, nos grupos, nas empresas, no trabalho e na sociedade
 
 
 
Programa
1. Teorias da comunicação: os novos paradigmas	
- suportes da informação: o analógico, o digital 
- a comunicação reticular
- complexidade e visão sistêmica

2. Histórico da revolução tecnológica digital
- o surgimento e evolução da Internet
- o desenvolvimento da Web
- a evolução possível para uma web semântica

3. A comunicação no espaço cíbrido
- o dialogo entre o homem e o computador
- as interfaces tecnológicas interacionais
- a conjunção do concreto com o virtual: o conceito de cíbrido
- dilemas humanos na sociedade digital

4. Criação e produção na sociedade interconectada
- a produção da informação na sociedade reticular
- as redes digitais e a cultura da colaboração 
- crowdsourcing e crowdfunding

5. Redes digitais e mídias sociais na contemporaneidade
- as redes como instrumentos da comunicação
- mídias e processos sociais na Web 2.0
- aspecto relacional das interações na Web 2.0

6. O surgimento do capitalismo cognitivo
- o sistema capitalista sob o impacto das tecnologias em rede
- a transmissão digital do conhecimento – 
- a criação de valor na sociedade contemporânea – 
- o trabalho imaterial e a nova exploração

7. A virtualização do sistema capitalista
- o processo histórico de virtualização
- e-business; e-commerce; e-money
- e-companies, e-work, e-brands
- a realidade aumentada: arquitetura cíbrida

8. Globalização: tecnologia e ideologia
- revisão histórica do processo e conceito de globalização 
- capitalismo e globalitarismo 
- empresas multinacionais e marcas globais 

 
9. As novas formas de estar no mundo contemporâneo 
- identidades biológicas, mediáticas, virtuais e cíbridas
- a formação de identidades através da comunicação dirigida 
- a formação de identidades através do consumo
- a formação de identidades através de redes virtuais

10. Impacto da comunicação digital na vida privada
- a sociedade panóptica no espaço e no ciberespaço
- o controle disciplinar do individuo: o público e o privado
- histórico das tecnologias de supervisão
- supervisão através da comunicação digivirtual

11. Mutações no mundo do trabalho
- a introdução dos computadores no ambiente de trabalho
- a automação de funções e a perda do emprego
- o teletrabalho e a reconfiguração dos ambientes
- inteligencia artificial, robótica e o futuro do trabalho

12. Relações Públicas através da comunicação digital
- comunicação com públicos diferenciados
- relações públicas no ciberespaço 
- relações públicas no ambiente cíbrido
- tecnologias de comunicação e relações de trabalho

13. Comunicação Digital nos processos educacionais
- os novos ambientes de aprendizado
- plataformas digitais como instrumentos de transformação
- a gestão da informação e do conhecimento no sociedade digital
- paradigmas emergentes na educação contemporânea 

14. Impacto da comunicação digital na vida privada
- a sociedade panóptica no espaço e no ciberespaço
- o controle disciplinar do individuo: o público e o privado
- histórico das tecnologias de supervisão
- supervisão através da comunicação digivirtual

15. Política, cidadania e ativismo na sociedade da informação
- comunidades em rede e atuação sócio-cultural 
- comunicação empresarial e desenvolvimento sustentável
- projetos de responsabilidade social e ambiental
- o conhecimento cientifico e o conhecimento tradicional
- ativismo digital como alternativa comunicacional 

16. A propriedade intelectual na sociedade digital
- novas formas digivirtuais da propriedade imaterial
- individualismo versus colaboracionismo
- tecnologias como fatores de mudança sócio-política
- a mutação de valores e paradigmas no direito à informação
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas expositivas
- Estudos de casos e seminários
- Aulas interativas em laboratórios computacionais
- Treinamento em laboratórios computacionais
Critério
- Provas e Seminários
- Participação em redes e grupos de discussão on-line
- Atividades criativas em laboratórios computacionais
Norma de Recuperação
- Aulas e provas
- Projetos reelaborados
 
Bibliografia
     
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Cap 1. Wikinomics; Cap. 2 A Tempestade Perfeita; Cap. 3 Os pioneiros do peering.

TRIVINHO, Eugênio. A Dromocracia Cibercultural: Lógica da vida humana na civilização mediática avançada. São Paulo: Paulus, 2007.
 

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