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Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0429 - Relações Públicas Comunitárias e Terceiro Setor
Communauitaire Public Relations and Third Sector

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2007 Desativação: 31/12/2011

Objetivos
- Proporcionar o acesso ao conhecimento produzido na Universidade, tornando-se um elemento multiplicador de ações sociais mediante exame de realidade, participação e gestão em programas dirigidos a pessoas, grupos ou instituições do Terceiro Setor.
- Permitir aos alunos uma visão abrangente do papel das Relações Públicas no âmbito da administração pública no contexto da sociedade contemporânea.
 
Docente(s) Responsável(eis)
1218637 - Mariângela Furlan Haswani
 
Programa Resumido
Esta disciplina visa possibilitar ao seu ingresso no âmbito do Terceiro Setor, visto como um campo propício para a prática profissional de Relações Públicas, com vistas a à profissionalização do setor, destacando-se questões diretamente relacionadas a um processo de mudança: aumento na demanda de serviços sociais, parcerias entre os poderes públicos e a iniciativa privada, incremento na responsabilidade social empresarial e maior consciência da sociedade no sentido de reequilibrar as fortes desigualdades existentes.
 
Programa
1. Cidadania, globalização e organização
2. Movimentos sociais
3. Relações Públicas comunitárias: conceitos e abrangência
4. Terceiro setor: identidade, natureza, tipologia, papel e tendência
5. O Terceiro Setor e as ONGs no Brasil
6. Relações Públicas no Terceiro Setor
7. Marketing Social, Marketing Societal e filantropia empresarial
8. Relações Públicas e Responsabilidade Social
9. Balanço Social
10. As mediações das Relações Públicas e as parcerias entre o público e o privado.
 
Avaliação
     
Método
Natureza, tipologias, papéis, estratégicos e medidas de avaliação de iniciativas caracterízadas como Terceiro Setor, bem como sua distinção de outras atividades destinadas a modificar o comportamento de públicos (marketing social), dar visibilidade à marca ou responder à demanda de consumidores (marketing societal). Função social da filantropia empresarial.
Critério
Os alunos deverão ter acesso ou, preferentemente, atuar em ong's instituições do 3o. setor ou filantrópicas, para que possam relatar suas experiências e aplicar os conhecimentos trabalhados em classe. A nota final resultará de pontuação obtida em leituras, participação, trabalho final escrito e seminário.
Norma de Recuperação
A recuperação constará de prova escrita, versando sobre toda a matéria ministrada no semestre.
 
Bibliografia
     
Básica:

CAMARGO, Mariângela Franco de et al. Gestão do terceiro setor no Brasil. São Paulo, Futura, 2001.
CÉSAR, Regina Célia Escudero. Relações públicas comunitárias. Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo, Póscom-Umesp, n. 15, p. 145-164, 2o. sem. 1987.
CÉSAR, Regina Célia Escudero. As relações públicas frente ao desenvolvimento comunitário. Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo, Póscom-Umesp, n. 32, p. 69-88, 2o. sem. 1999.
IOSCHPE, Evelyn Berg (org). 3º setor: desenvolvimento social sustentado. .2ª ed. São Paulo: az e Terra, 2000
FERNANDES, Rubem César. Privado, porém público: o terceiro setor na América Latina. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.
INSTITUTO ETHOS. Responsabilidade social das empresas: a contribuição das universidades. São Paulo: Peirópolis, 2002.
KUNSCH, Margarida. M. Krohling. Relações públicas e responsabilidade social. In: Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4a. ed. - revista, atualizada e ampliada. São Paulo: Summus, 2003. [Item 5 do cap. III - Relações públicas nas organizações].
____________. Relações públicas comunitárias: um desafio. Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo, Póscom-Umesp, n. 11, p. 131-150, 1o. sem. 1984.
____________. Propostas alternativas de relações públicas. Revista Brasileira de Comunicação. São Paulo: Intercom, n. 57, p. 48-58, 2o. sem. 1987.
MERCADO GLOBAL. São Paulo: Rede Globo, n. 107, a. XX, v. II, p. 67-69, jun. 2000.
____________.Margarida e Waldemar (org). Relações Públicas comunitárias numa perspectiva dialógica e transformadora. São Paulo: Summus, 2007.
MELO NETO, Francisco Paulo de; FROES, Cesar. Responsabilidade social e cidadania empresarial: a administração do terceiro setor. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.
PERUZZO, Cicilia M. Krohling. Comunicação nos movimentos populares. Petrópolis: Vozes, 1998.
SINA, Amália; SOUZA, Paulo de. Marketing social: uma oportunidade para atuar e contribuir socialmente no terceiro setor. São Paulo: Crescente Editorial, 1999.
TINOCO, João E. Prudêncio. Balanço social: uma abordagem da transparência e da responsabilidade publica das organizações. São Paulo: Atlas, 2001.

Complementar

CHANLAT, Jean-François. Ciências sociais e management: reconciliando o econômico e o social. São Paulo: Atlas, 1999.
COELHO, Simone de Castro Tavares. Terceiro setor: um estudo comparado entre Brasil e Estados Unidos. São Paulo: Senac, 2000.
GRAU, Nuria Cunill. Repensando o público através da sociedade: novas formas de gestão pública e representação social. Rio de Janeiro: Revan, 1998.
INSTITUTO ETHOS. Guia de elaboração de relatório e balanço anual de responsabilidade social empresarial - 2001. São Paulo: Instituto Ethos, jun. 2001.
____________. Indicadores Ethos de responsabilidade social empresarial - 2001. São Paulo: Instituto Ethos, jun. 2001.
____________. Como as empresas podem implementar programas de voluntariado. São Paulo: Instituto Ethos, abr. 2001.
LEITE, Flávia Bastos. O papel de relações públicas na administração da comunicação em empresas atuantes no terceiro setor: fundamentos e conceitos básicos. São Paulo, 2000. TCC - ECA-USP.
PAOLI, Maria Célia. Empresas e responsabilidade social: os enredamentos da cidadania no Brasil. In: PERUZZO, Cicilia M. Krohling. Relações públicas no modo de produção capitalista. São Paulo: Summus, 1986.
SANTOS, Boaventura de Sousa (org.). Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. p. 373-418.
SZAZI, Eduardo. Terceiro setor - regulação no Brasil. 3ª ed. São Paulo: Peirópolis, 2003.
 

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