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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0430 - Relações Públicas Internacionais
International Public Relations

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
• Estudar o papel das Relações Públicas Internacionais no contexto da globalização e sua prática aplicada a diferentes contextos geográficos e culturais;
• Refletir sobre como a cultura nacional afeta a cultura organizacional e como essas duas variáveis influem na gestão dos negócios das organizações em diferentes países e nações;
• Comparar as práticas de Relações Públicas entre diferentes países aplicando os princípios específicos da Teoria Global de Relações Públicas e os Princípios específicos de Vercic e Grunig;
• Analisar a importância dos grupos de ativistas e das agências reguladoras como atores importantes no trabalho globalizado;
• Realizar estudos práticos sobre a gestão da comunicação em organizações globalizadas e verificar quais são as características que fazem a diferença nos relacionamentos corporativos e reputacional.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1366021 - Maria Aparecida Ferrari
 
Programa Resumido
As Relações Públicas Internacionais são uma especialidade das relações públicas que tratam de estabelecer estratégias de comunicação adequadas às realidades locais, regionais e globais. Debate a globalização como fenômeno que influi na gestão empresarial e comunicacional das organizações. Analisa os contextos econômicos, políticos, sociais e culturais para a identificação de características e modelos de gestão, de poder, de comunicação nas organizações vistas como sistemas vivos. Trata dos estudos comparativos da comunicação em diferentes contextos organizacionais e suas interfaces com a estrutura e a gestão do negócio. Apresenta teorias que permitem mapear os contextos locais para que o processo de comunicação seja o mais adequado possível colaborando para o êxito dos objetivos organizacionais.
 
 
 
Programa
01. Globalização, Mundialização e Comunicação;
02. Abrangência, objetivos e finalidades das Relações Públicas Internacionais;
03. O cenário sobre a globalização e a internacionalização das empresas e a inserção do Brasil no processo de globalização;
04. Cultura nacional e cultura organizacional;
05. Relacionamentos compartilhados;
06. Grupos de Ativistas e Agências Reguladoras;
07. Negociação;
08. Gestão à Brasileira;
09. Gestão intercultural e a questão da diversidade;
10. A gestão intercultural e políticas de expatriados.
 
 
 
Avaliação
     
Método
-Seminários temáticos em grupos (pesquisa, elaboração, apresentação e debate);
-Participação em atividades em classe;
-Avaliação individual;
-Apresentação oral/escrita do aproveitamento do conteúdo da disciplina;
-Trabalho final.
Critério
Avaliação Individual = 7,0 + 3 QUIZ = 10,0
Apresentação em grupo = 3,0 + Trabalho Final = 7,0 = 10,0
Norma de Recuperação
trabalhos e provas no período de férias.
 
Bibliografia
     
Barbosa, Lívia (org.). Cultura e Diferença nas organizações. São Paulo. Atlas, 2009.

Chanlat, Jean-François (coord.) O indivíduo na organização. Vol. I, São Paulo, Atlas, 1993.

Ferrari, Maria Aparecida. A prática das Relações Públicas internacionais na sociedade contemporânea. Anuário da UNESCO/Metodista. Programa de Pós-graduação, Universidade Metodista de São Paulo, ano 6, no.12, 2009.

Finuras, Paulo. Gestão intercultural. 2ª. Ed. Lisboa, Ed. Silabo, 2007.

Fleury, Alfonso e Fleury, Maria Tereza L (coord.) Internacionalização e os países emergentes. São Paulo, Atlas, 2007.

Grunig, J. E., Ferrari, M. A. E França, F. Relações Públicas: teoria, contexto e relacionamentos. São Caetano do Sul, Difusão, 2009.

Grunig, L. A., Grunig, J. E., Ferrari, M. A. Perspectivas do Excellence Study para a comunicação nas organizações. IN Campos Acadêmicos e Aplicados de múltiplas perspectivas. São Caetano do Sul, Difusão, 2009.

Lewicki, R. L., Saunders, D. M. E Minton, J. W. Fundamentos da negociação. 2ª. Ed. Porto Alegre, Bookman, 2001.

Motta, Fernando P. & Caldas, Miguel P. Cultura Organizacional e Cultura Brasileira. São Paulo, Atlas, 1997

Tanure, Betânia. Gestão à Brasileira. 2ª. edição. São Paulo, Atlas, 2005.

Tanure, Betânia e Ghosal, Sumantra. Estratégia e Gestão Empresarial. Rio de Janeiro, Ed. Campus, 2004.

Warnier, Jean-Pierre. A mundialização da cultura. Bauru, EDUSC, 2000.

Bibliografia Complementar:

Barber, José p. e Darder, Fidel L. Dirección de Empresas. Madrid, Pearson, Prentice Hall, 2004.

Canclini, Nestor G. La globalización imaginada. Buenos Aires, Paidós, 1999.

Domingues, José Maurício e Maneiro, Maria José (orgs.). América latina Hoje – conceitos e interpretações. Rio de Janeiro, Ed. Civilização Brasileira, 2006.

Guiddens, Anthony. O mundo na era da modernidade. 4ª. Edição, Lisboa, Editora Presença, 2002.

Guiddens, Anthony. Modernidade e Identidade. São Paulo, Editora Zahar, 2002.
Sriramesh, Krishnamurthy & Vercic, Dejan. The Global Public Relations Handbook I. Mahwah, Lawrence Erlbaum, 2003.

Sriramesh, Krishnamurthy & Vercic, Dejan. The Global Public Relations Handbook II. New York, Routledge, 2009.
 

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