• Estudar o papel das Relações Públicas Internacionais no contexto da globalização e sua prática aplicada a diferentes contextos geográficos e culturais;• Refletir sobre como a cultura nacional afeta a cultura organizacional e como essas duas variáveis influem na gestão dos negócios das organizações em diferentes países e nações; • Comparar as práticas de Relações Públicas entre diferentes países aplicando os princípios específicos da Teoria Global de Relações Públicas e os Princípios específicos de Vercic e Grunig;• Analisar a importância dos grupos de ativistas e das agências reguladoras como atores importantes no trabalho globalizado;• Realizar estudos práticos sobre a gestão da comunicação em organizações globalizadas e verificar quais são as características que fazem a diferença nos relacionamentos corporativos e reputacional.
As Relações Públicas Internacionais são uma especialidade das relações públicas que tratam de estabelecer estratégias de comunicação adequadas às realidades locais, regionais e globais. Debate a globalização como fenômeno que influi na gestão empresarial e comunicacional das organizações. Analisa os contextos econômicos, políticos, sociais e culturais para a identificação de características e modelos de gestão, de poder, de comunicação nas organizações vistas como sistemas vivos. Trata dos estudos comparativos da comunicação em diferentes contextos organizacionais e suas interfaces com a estrutura e a gestão do negócio. Apresenta teorias que permitem mapear os contextos locais para que o processo de comunicação seja o mais adequado possível colaborando para o êxito dos objetivos organizacionais.
01. Globalização, Mundialização e Comunicação;02. Abrangência, objetivos e finalidades das Relações Públicas Internacionais; 03. O cenário sobre a globalização e a internacionalização das empresas e a inserção do Brasil no processo de globalização;04. Cultura nacional e cultura organizacional;05. Relacionamentos compartilhados;06. Grupos de Ativistas e Agências Reguladoras;07. Negociação;08. Gestão à Brasileira;09. Gestão intercultural e a questão da diversidade;10. A gestão intercultural e políticas de expatriados.
Barbosa, Lívia (org.). Cultura e Diferença nas organizações. São Paulo. Atlas, 2009.Chanlat, Jean-François (coord.) O indivíduo na organização. Vol. I, São Paulo, Atlas, 1993.Ferrari, Maria Aparecida. A prática das Relações Públicas internacionais na sociedade contemporânea. Anuário da UNESCO/Metodista. Programa de Pós-graduação, Universidade Metodista de São Paulo, ano 6, no.12, 2009.Finuras, Paulo. Gestão intercultural. 2ª. Ed. Lisboa, Ed. Silabo, 2007.Fleury, Alfonso e Fleury, Maria Tereza L (coord.) Internacionalização e os países emergentes. São Paulo, Atlas, 2007.Grunig, J. E., Ferrari, M. A. E França, F. Relações Públicas: teoria, contexto e relacionamentos. São Caetano do Sul, Difusão, 2009.Grunig, L. A., Grunig, J. E., Ferrari, M. A. Perspectivas do Excellence Study para a comunicação nas organizações. IN Campos Acadêmicos e Aplicados de múltiplas perspectivas. São Caetano do Sul, Difusão, 2009.Lewicki, R. L., Saunders, D. M. E Minton, J. W. Fundamentos da negociação. 2ª. Ed. Porto Alegre, Bookman, 2001.Motta, Fernando P. & Caldas, Miguel P. Cultura Organizacional e Cultura Brasileira. São Paulo, Atlas, 1997Tanure, Betânia. Gestão à Brasileira. 2ª. edição. São Paulo, Atlas, 2005.Tanure, Betânia e Ghosal, Sumantra. Estratégia e Gestão Empresarial. Rio de Janeiro, Ed. Campus, 2004.Warnier, Jean-Pierre. A mundialização da cultura. Bauru, EDUSC, 2000.Bibliografia Complementar:Barber, José p. e Darder, Fidel L. Dirección de Empresas. Madrid, Pearson, Prentice Hall, 2004.Canclini, Nestor G. La globalización imaginada. Buenos Aires, Paidós, 1999.Domingues, José Maurício e Maneiro, Maria José (orgs.). América latina Hoje – conceitos e interpretações. Rio de Janeiro, Ed. Civilização Brasileira, 2006.Guiddens, Anthony. O mundo na era da modernidade. 4ª. Edição, Lisboa, Editora Presença, 2002.Guiddens, Anthony. Modernidade e Identidade. São Paulo, Editora Zahar, 2002.Sriramesh, Krishnamurthy & Vercic, Dejan. The Global Public Relations Handbook I. Mahwah, Lawrence Erlbaum, 2003.Sriramesh, Krishnamurthy & Vercic, Dejan. The Global Public Relations Handbook II. New York, Routledge, 2009.