Proporcionar aos alunos os conceitos e as ferramentas de Marketing. Posicionar as atividades de Comunicação no contexto estratégico das empresas.
PROGRAMA:-Conceitos e definições de Marketing Leitura: Capítulos 1 e 5 de Yanaze (pág.7 a 61)-O Marketing e as novas demandas empresariais Leitura: Capítulos 1 e 2 de McCarthy/Perreault (pág. 19 a 50)-Definição de Produto Leitura: Capítulos 13 e 14 de Kotler (pág.415 a 474) Leitura: Capítulo 7 de Yanaze (pág.80 a 117)-Definição de Concorrência Leitura: Capítulo 8 de Kotler (pág.239 a 276) Leitura: Capítulo 8 de Yanaze (pág.118 a 136)-Definição de Mercado Leitura: Capítulos 9 (pág.218 245) e 7 (pág.166 a 191) de Boone/Kurtz Leitura: Capítulo 9 de Yanaze (pág. 137 a 179)-Ambiente de Marketing Leitura: Capítulo 5 de Kotler (pág. 157 a 180) Capítulo 4 de McCarthy/Perreault (pág.79 a 98)-Sistemas de Informação de Marketing Leitura: Capítulos 6 de Boone/Kurtz (pág. 140 a 163) Leitura: Capítulo 12 de Yanaze (pág. 213 a 230) -O Planejamento Mercadológico Leitura: Capítulo 6,7 e 8 de Westwood (pág. 113 a 194) Leitura: Capítulo 13 de Yanaze (pág. 231 a 262)-A estratégia de Produtos, Linhas de Produto e Marcas Leitura: Capítulos 10 e 11 (pág.248 295) e 12 (pág.296 a 316) de Boone/Kurtz Leitura: Capítulo 14 de Yanaze (pág. 265 a 289)-Logística Leitura: Capítulos 10 de Mc Carthy e Perreault (pág.180 a 199) Leitura: Capítulo 16 de Yanaze (pág.307 a 326)-Planejamento de Preço Leitura: Capítulos 16 de McCarthy/Perreault (pág. 273 a 299)-Planejamento de Comunicação Persuasiva Leitura: Capítulo 4 de Schultz (pág. 70 a 94) Capítulos 13 (pág.229 a 242) e 15 (pág.258 a 272) de McCarthy/Perreault Leitura: Capítulo 17 de Yanaze (pág. 327 a 366)-Controle e Ética em Marketing Leitura: Capítulo 22 de Kotler (pág. 697 a 736) Capítulos 18 de McCarthy/Perreault (pág. 314 a 337) Leitura: Capítulo 20 de Yanaze (pág. 401 a 410)
I. BOONE, Louis E.& KURTZ, David L.. “Marketing Contemporâneo” .8a Edição. Rio de Janeiro: LTC, 1998 II. HOOLEY, G. & SAUNDERS, J. “Estratégia de Marketing e Posicionamento Competitivo”. São Paulo: Prentice Hall, 2001 III. KOTLER, Philip. "Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle". 10ª Edição. São Paulo: Prentice Hall, 2000 IV. McCARTHY, Jerome & PERREAULT, William D..”Marketing Essencial”. São Paulo: Atlas, 1997 V. YANAZE, Mitsuru H. “Gestão de Marketing: Avanços e Aplicações”. São Paulo: Saraiva, 2007 Bibliografia Complementar I. WESTWOOD, John. "O Plano de Marketing ". São Paulo: Makron, 1996 II. LEVY, Albert R.."Competitividade organizacional". São Paulo: Makron: 1992. III. RICHERS, Raimar. “Surfando as Ondas do Mercado”. São Paulo: RR&CA: 1996. IV. SCHULTZ, Don E..” O novo Paradigma do Marketing”. São Paulo: Makron Books, 1994.V. YANAZE, M. & FREIRE, O. & SENISE, D. "Retorno de Investimentos em Comunicação: Avaliação e Mensuração. São Paulo: Difusão, 2010