Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0435 - Mercadologia e Publicidade
Marketing Studies and Advertising

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Proporcionar aos alunos os conceitos e as ferramentas de Marketing. Posicionar as atividades de Comunicação  no contexto estratégico das empresas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
72957 - Mitsuru Higuchi Yanaze
 
Programa Resumido
Proporcionar aos alunos os conceitos e as ferramentas de Marketing. Posicionar as atividades de Comunicação  no contexto estratégico das empresas.
 
 
 
Programa
PROGRAMA:
-Conceitos e definições de Marketing
Leitura: Capítulos 1 e 5 de Yanaze (pág.7 a 61)
-O Marketing e as novas demandas empresariais
Leitura: Capítulos 1 e 2 de McCarthy/Perreault (pág. 19 a 50)
-Definição de Produto
Leitura: Capítulos 13 e 14 de Kotler (pág.415 a 474)
Leitura: Capítulo 7 de Yanaze (pág.80 a 117)
-Definição de Concorrência
Leitura: Capítulo 8 de Kotler (pág.239 a 276)
Leitura: Capítulo 8 de Yanaze (pág.118 a 136)
-Definição de Mercado
Leitura: Capítulos 9 (pág.218 245) e 7 (pág.166 a 191) de Boone/Kurtz
Leitura: Capítulo 9 de Yanaze (pág. 137 a 179)
-Ambiente de Marketing
Leitura: Capítulo 5 de Kotler (pág. 157 a 180)
Capítulo 4 de McCarthy/Perreault (pág.79 a 98)
-Sistemas de Informação de Marketing
Leitura: Capítulos 6 de Boone/Kurtz (pág. 140 a 163)
Leitura: Capítulo 12 de Yanaze (pág. 213 a 230)
-O Planejamento Mercadológico
Leitura: Capítulo 6,7 e 8 de Westwood (pág. 113 a 194)
Leitura: Capítulo 13 de Yanaze (pág. 231 a 262)
-A estratégia de Produtos, Linhas de Produto e Marcas
Leitura: Capítulos 10 e 11 (pág.248 295) e 12 (pág.296 a 316) de Boone/Kurtz
Leitura: Capítulo 14 de Yanaze (pág. 265 a 289)
-Logística
Leitura: Capítulos 10 de Mc Carthy e Perreault (pág.180 a 199)
Leitura: Capítulo 16 de Yanaze (pág.307 a 326)
-Planejamento de Preço
Leitura: Capítulos 16 de McCarthy/Perreault (pág. 273 a 299)
-Planejamento de Comunicação Persuasiva
Leitura: Capítulo 4 de Schultz (pág. 70 a 94)
Capítulos 13 (pág.229 a 242) e 15 (pág.258 a 272) de
McCarthy/Perreault
Leitura: Capítulo 17 de Yanaze (pág. 327 a 366)
-Controle e Ética em Marketing
Leitura: Capítulo 22 de Kotler (pág. 697 a 736)
Capítulos 18 de McCarthy/Perreault (pág. 314 a 337)
Leitura: Capítulo 20 de Yanaze (pág. 401 a 410)
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Produção de "Paper" sobre um dos temas acima listados(3 a 5 páginas)
- Resenha de 3 dos textos acima indicados (1 a 2 páginas)
- Exercícios práticos
- Participação nas aulas e nos debates.
Critério
PA=2+EA=3+PE=5 dividido por 10
Norma de Recuperação
O aluno em recuperação deverá submeter-se à realização de uma prova escrita, no período de férias, até uma semana antes do reinício das aulas. Caso contrário, deverá matricular-se na mesma disciplina quando esta voltar a ser oferecida
 
Bibliografia
     
I. BOONE, Louis E.& KURTZ, David L.. “Marketing Contemporâneo” .8a Edição. Rio de Janeiro: LTC, 1998 
II. HOOLEY, G. & SAUNDERS, J. “Estratégia de Marketing e Posicionamento Competitivo”. São Paulo: Prentice Hall, 2001
III. KOTLER, Philip. "Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle". 10ª Edição. São Paulo: Prentice Hall, 2000
IV. McCARTHY, Jerome & PERREAULT, William D..”Marketing Essencial”. São Paulo: Atlas, 1997
V. YANAZE, Mitsuru H. “Gestão de Marketing: Avanços e Aplicações”. São Paulo: Saraiva, 2007

Bibliografia Complementar

I. WESTWOOD, John. "O Plano de Marketing ". São Paulo: Makron, 1996
II. LEVY, Albert R.."Competitividade organizacional". São Paulo: Makron:
1992.
III. RICHERS, Raimar. “Surfando as Ondas do Mercado”. São Paulo: RR&CA:
1996.
IV. SCHULTZ, Don E..” O novo Paradigma do Marketing”. São Paulo: Makron
Books, 1994.
V. YANAZE, M. & FREIRE, O. & SENISE, D. "Retorno de Investimentos em Comunicação: Avaliação e Mensuração. São Paulo: Difusão, 2010
 

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