Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0442 - Estratégias de Relacionamento com a Mídia
Relanshionship Strategies for the Media

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2007 Desativação:

Objetivos
Desenvolver, juntamente com a classe, as teorias e as técnicas de criação e de manutenção das relações com a mídia e seus componentes, instrumentalizando e dando aos alunos a possibilidade de atuar e gerenciar nos diversos processos de veiculação de informações institucionais e no gerenciamento de situações ligadas à mediação entre organizações/instituições e mídia.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3207037 - Luiz Alberto Beserra de Farias
 
Programa Resumido
A atividade do profissional de relações públicas tem como diferencial a harmonização dos interesses da organização com a opinião pública e com os formadores desta, em especial a imprensa. A atividade de criação e manutenção de estratégias de relacionamento com a mídia é diferencial na ação planejada estrategicamente da profissão de relações públicas. A disciplina, assim, pode buscar dar a preparação cognitiva e de habilidades a esse futuro profissional.

 
 
 
Programa
1. Relações Públicas com as diferentes mídias
2. Mídia e sua influência na formação da opinião dos diversos públicos
3. Relações com a Imprensa
4. Características da mídia na atualidade, e sua inserção no mercado.
5. Ferramentas de divulgação
6. Redação de matérias para a mídia impressa
7. Organização de entrevistas coletivas.
8. Relações com a mídia em situações de crise.
9. Integração no relacionamento entre jornalistas e profissionais de Relações Públicas.
10. Entrevistas - individuais e coletivas
11. Media training
 
 
 
Avaliação
     
Método
· Aulas expositivas ilustradas com recursos de vídeo, gravações de imagens e textos impressos.
· Discussão em grupo para análise de casos do relacionamento das organizações com a imprensa.
· Simulação de entrevistas
Critério
Atividades de laboratório.
Elaboração de Trabalho final.
Prova.
Norma de Recuperação
Prova.
 
Bibliografia
     
BARROS FILHO, C. Ética na comunicação. São Paulo: Summus, 20006.
DUARTE, J. (org.) Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia. São Paulo: Atlas, 2003.
FARIAS, L. A. de. A literatura de relações públicas - produção, consumo e perspectivas. São Paulo: Summus, 2004.
FARIAS, L. A. de. Relações estratégicas com a mídia. In KUNSCH, M. M. K. Gestão estratégica de comunicação organizacional e de relações públicas. 2ª ed. S. C. do Sul: Difusão, 2009.
KUNSCH, M. M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação
integrada - edição revista, atualizada e ampliada. São Paulo: Summus, 2003.
NOGUEIRA, N. Media training - melhorando as relações da empresa com os jornalistas - de olho no fim da comunicação social. São Paulo: Sultura, 1999.
WOLF, M. Teorias da comunicações de massa. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0442

Clique para consultar o oferecimento para CRP0442

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP