Desenvolver, juntamente com a classe, as teorias e as técnicas de criação e de manutenção das relações com a mídia e seus componentes, instrumentalizando e dando aos alunos a possibilidade de atuar e gerenciar nos diversos processos de veiculação de informações institucionais e no gerenciamento de situações ligadas à mediação entre organizações/instituições e mídia.
A atividade do profissional de relações públicas tem como diferencial a harmonização dos interesses da organização com a opinião pública e com os formadores desta, em especial a imprensa. A atividade de criação e manutenção de estratégias de relacionamento com a mídia é diferencial na ação planejada estrategicamente da profissão de relações públicas. A disciplina, assim, pode buscar dar a preparação cognitiva e de habilidades a esse futuro profissional.
1. Relações Públicas com as diferentes mídias2. Mídia e sua influência na formação da opinião dos diversos públicos3. Relações com a Imprensa4. Características da mídia na atualidade, e sua inserção no mercado.5. Ferramentas de divulgação6. Redação de matérias para a mídia impressa7. Organização de entrevistas coletivas.8. Relações com a mídia em situações de crise.9. Integração no relacionamento entre jornalistas e profissionais de Relações Públicas.10. Entrevistas - individuais e coletivas11. Media training
BARROS FILHO, C. Ética na comunicação. São Paulo: Summus, 20006.DUARTE, J. (org.) Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia. São Paulo: Atlas, 2003.FARIAS, L. A. de. A literatura de relações públicas - produção, consumo e perspectivas. São Paulo: Summus, 2004.FARIAS, L. A. de. Relações estratégicas com a mídia. In KUNSCH, M. M. K. Gestão estratégica de comunicação organizacional e de relações públicas. 2ª ed. S. C. do Sul: Difusão, 2009.KUNSCH, M. M. K. Planejamento de relações públicas na comunicaçãointegrada - edição revista, atualizada e ampliada. São Paulo: Summus, 2003.NOGUEIRA, N. Media training - melhorando as relações da empresa com os jornalistas - de olho no fim da comunicação social. São Paulo: Sultura, 1999.WOLF, M. Teorias da comunicações de massa. São Paulo: Martins Fontes, 2003.