Ao término da disciplina os estudantes deverão apresentar condições de reconhecimento e de utilização de instrumental teórico-prático para a composição do cenário de ação em relações públicas, em especial na parte do desenvolvimento de habilidades, como continuidade ao conteúdo teórico apresentado, que inicia o processo de reflexão sobre os aspectos cognitivos da ação de relações públicas.
O conjunto de disciplinas oferecidas na grade do curso de relações públicas tem o norte de formar conceitualmente o aluno, dando-lhe condições de criar uma visão ampla sobre a atividade de relações públicas. Nesta disciplina, contudo, privilegia-se o fazer como decorrência das disciplinas que a antecedem e a sucedem, permitindo a conversão do desenvolvimento cognitivo à etapa das habilidades e das atitudes, necessárias à plena formação profissional.
1. Técnicas e instrumentos de comunicação dirigida em relações públicas: panorama geral2. Linguagem e meios de comunicação3. Comunicação dirigida: técnicas e instrumentos impressos (escritos)a. publicações/periódicos: jornais, boletins, revistas, newslettersb. comunicação administrativac. mala diretad. muraise. mailing listf. livro-memóriag. balanço social4. Comunicação dirigida: técnicas e instrumentos oraisa. eventos (públicos interno e externo) - seminários, fórum, mesa-redonda, simpósio, debate, painel, conferência, palestra, jornada, assembléia, congresso, convenção, visitação (open house e house warming)b. gerenciamento de cerimonial e de protocoloc. ombudsman/ouvidoria e Sistemas Integrados de Atendimento 5. Comunicação dirigida: técnicas e instrumentos audiovisuaisa. identidade visual, comunicação visual e sinalizaçãob. vídeo e propaganda institucionalc. radiojornal institucionald. exposições6. Comunicação dirigida: técnicas e instrumentos digitaisa. intranetb. internetc. videoconferência7. Comunição dirigida: técnicas e instrumentos de relacionamento com públicos estratégicosa. patrocínio e apoio cultural/esportivob. público Interno: poderes e liderançasc. relacionamento com a imprensad. relacionamento com Poderes Públicose. sinergia com a comunidade
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