Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0443 - Técnicas e Instrumentos de Comunicação Dirigida em Relações Públicas
Technics and Instruments of Adressed Communication in Public Relations

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Ao término da disciplina os estudantes deverão apresentar condições de reconhecimento e de utilização de instrumental teórico-prático para a composição do cenário de ação em relações públicas, em especial na parte do desenvolvimento de habilidades, como continuidade ao conteúdo teórico apresentado, que inicia o processo de reflexão sobre os aspectos cognitivos da ação de relações públicas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3207037 - Luiz Alberto Beserra de Farias
 
Programa Resumido
O conjunto de disciplinas oferecidas na grade do curso de relações públicas tem o norte de formar conceitualmente o aluno, dando-lhe condições de criar uma visão ampla sobre a atividade de relações públicas. Nesta disciplina, contudo, privilegia-se o fazer como decorrência das disciplinas que a antecedem e a sucedem, permitindo a conversão do desenvolvimento cognitivo à etapa das habilidades e das atitudes, necessárias à plena formação profissional.
 
 
 
Programa
1. Técnicas e instrumentos de comunicação dirigida em relações públicas: panorama geral
2. Linguagem e meios de comunicação
3. Comunicação dirigida: técnicas e instrumentos impressos (escritos)
a. publicações/periódicos: jornais, boletins, revistas, newsletters
b. comunicação administrativa
c. mala direta
d. murais
e. mailing list
f. livro-memória
g. balanço social
4. Comunicação dirigida: técnicas e instrumentos orais
a. eventos (públicos interno e externo) - seminários, fórum, mesa-redonda, simpósio, debate, painel, conferência, palestra, jornada, assembléia, congresso, convenção, visitação (open house e house warming)
b. gerenciamento de cerimonial e de protocolo
c. ombudsman/ouvidoria e Sistemas Integrados de Atendimento
5. Comunicação dirigida: técnicas e instrumentos audiovisuais
a. identidade visual, comunicação visual e sinalização
b. vídeo e propaganda institucional
c. radiojornal institucional
d. exposições
6. Comunicação dirigida: técnicas e instrumentos digitais
a. intranet
b. internet
c. videoconferência
7. Comunição dirigida: técnicas e instrumentos de relacionamento com públicos estratégicos
a. patrocínio e apoio cultural/esportivo
b. público Interno: poderes e lideranças
c. relacionamento com a imprensa
d. relacionamento com Poderes Públicos
e. sinergia com a comunidade
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositvo-dialogadas
Textos complementares
Apresentação de casos
Realização de Evento - Encontro de Relações Públicas
Palestras
Critério
Provas
Trabalhos em grupo
Norma de Recuperação
Prova individual
 
Bibliografia
     
BUENO, W. da C. Comunicação empresarial - teoria e pesquisa. Barueri: Manole, 2003.
CESCA, C. G. G. Organização de eventos - manual para planejamento e execução. 2a. ed. São Paulo: Summus, 1997.
CESCA, C. G. G. & CESCA, W. Estratégias empresariais diante do novo consumidor. São Paulo: Summus, 2000.
FARIAS, L. A. B. de. "Relacionamento nas organizações". In Communicare Revista de Pesquisa. Vol. 1. No. 1.
FERREIRA, W. "Comunicação dirigida: instrumento de relações públicas". In KUNSCH, M. M. K. (org.) Obtendo resultados com relações públicas. São Paulo: Pìoneira, 2006.
FORTES, W. G. Relações Públicas - processo, funções, tecnologia e estratégias. São Paulo: Summus, 2003.
GIACAGLIA, M. C. Eventos – como criar, estruturar e captar recursos. São Paulo: Thomson, 2007.
GIACAGLIA, M. C. Organização de eventos – teoria e prática. São Paulo: Thomson, 2003.
GRACIOSO, F. Propaganda institucional - nova arma estratégica da empresa. São Paulo: Atlas, 1995.
KUNSCH, M. M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. Edição revista, atualizada e ampliada. São Paulo: Summus, 2003.
MORGAN, G. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 1996.
NASSAR, P. Relaçoes públicas na construçao da responsabilida histórica e no resgate da memória Institucional. S. C. do Sul: Difusão, 2007.
PINHO, J. B. Publicidade e vendas na internet. São Paulo: Summus, 2000.
TORQUATO, G. Tratado de Comunicação Organizacional e política. São Paulo: Thomson, 2002.
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0443

Clique para consultar o oferecimento para CRP0443

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP