1 - O curso oferece referenciais ao estudante de relações públicas sobre o funcionamento do sistema político nacional.2 - Recursos para que o futuro profissional de relações públicas possa interagir eficazmente com e nas instituições políticas (Poder Executivo e Legislativo).3 - O curso faculta também uma visão critica sobre o campo político, garantindo ao estudante a possibilidade de discussão e pesquisa sobre seus agentes.
A ação do profissional de Relações públicas junto às instituições pertencentes aos poderes executivo, legislativo, é cada vez mais necessária e requisitada. Cabe ao curso de Relações Públicas oferecer referênciais teóricos de natureza jurídica e política com este escopo.
1. Espaço público e Agenda Pública2. Espaço Público e Opinião Pública3. Espaço Público e Cultura política4. Partidos políticos e sistema partidário5. Sistemas Eleitorais6. Elementos constitutivos do Estado7. Poderes e relações entre os poderes8. Política e Consumo: Comportamento eleitoral9. Pragmática e Marketing político10. Ética e campanha eleitoral
ALBOUY, S., Marketing et communication politique, Paris, L'harmattan, 1994ALBUQUERQUE, A., Sports políticos: americanização da propaganda politica brasileira? Textos de Cultura e Comunicação, Salvador, (39): 113-129, dezembro de 1998ALONSO, A. M., Campañas electorales y medios de comunicación. In Politica y nueva comunicatión; el impacto de los medios en la vida politica. Madrid, Fundesco, 1989BARROS FILHO, C., Comunicação na Polis, Petrópolis, Vozes, 2002.________________, Ética na Comunicação, São Paulo, Summus, 2003BOURDIEU, P., La representation politique: élements pour une théori du champ politioque. In Actes de la Recherche en Sciences Sociales, n. 36/37, 1981_______________, Questions de sociologie, Paris, Minuit, 1984_______________, Propos sur le champ politique, Lyon, Press Universitaires de Lyon, 2000.BRAUD, Ph., Elire un président... ou honorer les dieux. In Pouvoirs, n. 14, 1980__________, L'émotion en politique, Paris, PFNSP, 1996__________, Le suffrage universel contre la démocratie, Paris, PUF, 1980CHAMPAGNE, P., Faire l'opinion, Paris, Minuit, 1990CERRONI, U., Teoria do partido politico, São Paulo, Ciências Humanas, 1982DE FORMEL, M., Legitimité et actes de lengage, in Actes de la Recherche en Sciences Sociales, n. 46, 1983GAXIE, D., Les profissionels de la politique, Paris, PUF, 1973________, Le cens cahé, Paris, Seuil, 1978________ & LEHINGUE, P., Enjeux municipaux, La constituition des enjeux politiques dans une élection municipale, PUF, 1984GOLDMAN, M. e SANT'ANNA, R., Elementos para uma análise antropológica do voto. In: PALMEIRA, M. e GOLDMAN, M. (Org.), Politics, media and modern democracy: na international study os innovations in electoral campaigning and their consequences, Wesport/London, Preager, 1996.HARRIS, R. J., A cognitive psycology of mass comunication, New Jersey, Lawrence Erlbaum, 1994JAMIESON, K.H. & KAMPBELL, R.K., The interplay of influence: news, advertising, politics and the mass media, Nelmont, Wadsworth, 1992LAGROYE, J., Sociologie politique, Paris, PFNSP, 1993OFFERLÉ, M., Les partis politiques, Paris, PUF, 1987SACKS, H., The usubility of conversational data for doinf sociology. In SUDNOW, C. (ed.) Studies in social interaction, New Yourk, Free Press, 1972SCHUMPETER, J., Capitalisme, socialisme et démocratie, Paris, Payot, 1972SODRÉ, M., A máquina de Narciso, Rio de Janeiro, Achiamé, 1984TOURAINE, A., O que é democracia?, Petrópolis, Vozes, 1996