• Introduzir os principais conceitos e abordagens sobre gestão estratégica.• Apresentar a metodologia para o desenvolvimento e implementação do planejamento empresarial em nível estratégico.• Demonstrar como se desenvolve o processo de elaboração de um plano estratégico de comunicação organizacional e um projeto global de Relações Públicas para as organizações.
A disciplina apresenta os processos de desenvolvimento e implementação do planejamento estratégico e discute as diferentes visões existentes no campo da Administração a respeito do processo de formulação e implementação da estratégia empresarial. Este conhecimento é fundamental à formação de profissionais de relações públicas capazes de contribuir com o alcance dos objetivos de negócio da organização a qual estiverem vinculados.
1. Planejamento estratégico, pensamento estratégico e gestão estratégica.2. Metodologias do planejamento estratégico.4. Processo do planejamento estratégico:a) Missão, visão e valores: diretrizes organizacionais.b) Análise estratégica: análise dos ambientes externo, competitivo e interno.c) Formulação e implementação da estratégia.d) Elaboração dos planos tático e operacional.5. Planos, projetos e programas de Relações Públicas: conceituação e estruturação.6. Plano estratégico de Relações Públicas e Comunicação Organizacional para o setor corporativo, organizações governamentais e do terceiro setor.7. Etapas de elaboração de um plano estratégico de Relações Públicas e Comunicação Organizacional:a) Briefingb) Mapeamento e estudos dos públicosc) Análise estratégica e benchmarkingd) Pesquisas e auditorias em Relações Públicas e comunicação organizacionale) Diagnósticof) Programas de açãog) Avaliação e mensuração de resultados em Relações Públicas
COSTA, Eliezer Arantes da. Gestão estratégica: da empresa que temos para empresa que queremos. 2ª. Ed.São Paulo: Saraiva, 2007.KUNSCH, Margarida M. Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4. ed. (revista ampliada e atualizada). São Paulo: Summus, 2003.MINTZBERG, Henry. Ascensão e queda do planejamento estratégico. Trad. de Maria Adelaida e Carpigiani. Porto Alegre: Bookman, 2004. HEIJDEN, Kess van der. Planejamento de cenários: a arte da conversação estratégica. Trad. de Carlos A. Silveira Netto Soares e Nivaldo Montingelli Jr. Porto Alegre: Bookman, 2004.Bibliografia ComplementarANSOFF, H. Igor; MACDONNEL, Edward. Implantando a administração estratégica. 2a. ed. São Paulo: Atlas, 1993.BERENSCHOT et al. Modelos de Gestão. São Paulo: Prentice Hall, 2003.BRODY, E. W. & STONE, Gerald C. Public Relations Research. New York: Greenwood Press, 1989BROOM, Glen M.; DOZIER, David M. Using research in Public Relations: applications to program management. New Jersey: Prentice Hall,1990, cap. 2, pp. 21-47.COSTA, Ana Paula Paulino. BSC: conceitos e guia de implementação. São Paulo: Atlas.CUTLIP, Scott M.; CENTER, Allen H.; BROOM, Glem M. Effective Public Relations. 6th edition. New Jersey: Prentice Hall, 1985.DI SERIO, Luiz Carlos; VASCONCELLOS, Marcos Augusto de. Estratégia e competitividade empresarial. São Paulo: Saraiva, 2009.FRANÇA, Fábio. Públicos: como identificá-los em uma nova visão estratégica. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2004.GALERANI, Gilceana S. Moreira. Avaliação em Comunicação Organizacional. Brasília, DF: Embrapa, Assessoria de Comunicação Social, 2006.HUDSON, Mike. Administrando organizações do terceiro setor: o desafio de administrar sem receita. São Paulo: Makron Books, 1999.KAPLAN, Robert S.; Norton, David. Organização orientada para a estratégica: como as empresas que adotam o balanced scorecard prosperam no novo ambiente de negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2000.––––––. Alinhamento: usando o balanced scorecard para criar sinergias corporativas. Rio de janeiro: Elsevier, 2006.KUNSCH, M.M.K. Planejamento e gestão estratégica das relações públicas comunitárias. In: KUNSCH, M.M.K. (org). Obtendo resultados com relações públicas. 2.ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.––––––– (org). Gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas. In: KUNSCH, M.M.K. e KUNSCH, W.L. (orgs.). Relações públicas comunitárias: a comunicação em uma perspectiva dialógica e transformadora. São Paulo: Summus, 2007. LIKER, Jeffrey; MEIER, David. O modelo Toyota. Porto Alegre: Bookman, 2007.LUEKE, Richard. Estratégia. Harvard Business Essentials. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Record, 2009.MINTZBERG, Henry; AHLSSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000._________. Ascensão e queda do planejamento estratégico. Trad. de Maria Adelaida e Carpigiani. Porto Alegre: Bookman, 2004.OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. São Paulo: Atlas, 2002.________. Administração Estratégica. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2009. PORTER, Michael; MONTGOMERY, Cynthia (org.). Estratégia: a busca da vantagem competitiva. 7ª Ed. Rio de Janeiro: Campus.1998.PORTER, Michel. Vantagem competitiva. São Paulo: Campus, 1989.TAVARES, Mauro Calixta. Gestão estratégica. São Paulo: Atlas, 2000.WILSON, Laurie. Strategic Communications planning, 2003.