Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0445 - Gestão Estratégica de Projetos de Relações Públicas
Strategic management of projects in public relations

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
• Introduzir os principais conceitos e abordagens sobre gestão estratégica.
• Apresentar a metodologia para o desenvolvimento e implementação do planejamento empresarial em nível estratégico.
• Demonstrar como se desenvolve o processo de elaboração de um plano estratégico de comunicação organizacional e um projeto global de Relações Públicas para as organizações.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1784661 - Valéria de Siqueira Castro Lopes
 
Programa Resumido
A disciplina apresenta os processos de desenvolvimento e implementação do planejamento estratégico e discute as diferentes visões existentes no campo da Administração a respeito do processo de formulação e implementação da estratégia empresarial. Este conhecimento é fundamental à formação de profissionais de relações públicas capazes de contribuir com o alcance dos objetivos de negócio da organização a qual estiverem vinculados.
 
 
 
Programa
1. Planejamento estratégico, pensamento estratégico e gestão estratégica.
2. Metodologias do planejamento estratégico.
4. Processo do planejamento estratégico:
a) Missão, visão e valores: diretrizes organizacionais.
b) Análise estratégica: análise dos ambientes externo, competitivo e interno.
c) Formulação e implementação da estratégia.
d) Elaboração dos planos tático e operacional.
5. Planos, projetos e programas de Relações Públicas: conceituação e estruturação.
6. Plano estratégico de Relações Públicas e Comunicação Organizacional para o setor corporativo, organizações governamentais e do terceiro setor.
7. Etapas de elaboração de um plano estratégico de Relações Públicas e Comunicação Organizacional:
a) Briefing
b) Mapeamento e estudos dos públicos
c) Análise estratégica e benchmarking
d) Pesquisas e auditorias em Relações Públicas e comunicação organizacional
e) Diagnóstico
f) Programas de ação
g) Avaliação e mensuração de resultados em Relações Públicas
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, seminários, estudo de casos.
Critério
Prova individual. Atividades em classe. Seminários.
Norma de Recuperação
Prova individual.
 
Bibliografia
     
COSTA, Eliezer Arantes da. Gestão estratégica: da empresa que temos para empresa que queremos. 2ª. Ed.São Paulo: Saraiva, 2007.
KUNSCH, Margarida M. Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4. ed. (revista ampliada e atualizada). São Paulo: Summus, 2003.
MINTZBERG, Henry. Ascensão e queda do planejamento estratégico. Trad. de Maria Adelaida e Carpigiani. Porto Alegre: Bookman, 2004.
HEIJDEN, Kess van der. Planejamento de cenários: a arte da conversação estratégica. Trad. de Carlos A. Silveira Netto Soares e Nivaldo Montingelli Jr. Porto Alegre: Bookman, 2004.


Bibliografia Complementar
ANSOFF, H. Igor; MACDONNEL, Edward. Implantando a administração estratégica. 2a. ed. São Paulo: Atlas, 1993.
BERENSCHOT et al. Modelos de Gestão. São Paulo: Prentice Hall, 2003.
BRODY, E. W. & STONE, Gerald C. Public Relations Research. New York: Greenwood Press, 1989
BROOM, Glen M.; DOZIER, David M. Using research in Public Relations: applications to program management. New Jersey: Prentice Hall,1990, cap. 2, pp. 21-47.
COSTA, Ana Paula Paulino. BSC: conceitos e guia de implementação. São Paulo: Atlas.
CUTLIP, Scott M.; CENTER, Allen H.; BROOM, Glem M. Effective Public Relations. 6th edition. New Jersey: Prentice Hall, 1985.
DI SERIO, Luiz Carlos; VASCONCELLOS, Marcos Augusto de. Estratégia e competitividade empresarial. São Paulo: Saraiva, 2009.
FRANÇA, Fábio. Públicos: como identificá-los em uma nova visão estratégica. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2004.
GALERANI, Gilceana S. Moreira. Avaliação em Comunicação Organizacional. Brasília, DF: Embrapa, Assessoria de Comunicação Social, 2006.
HUDSON, Mike. Administrando organizações do terceiro setor: o desafio de administrar sem receita. São Paulo: Makron Books, 1999.
KAPLAN, Robert S.; Norton, David. Organização orientada para a estratégica: como as empresas que adotam o balanced scorecard prosperam no novo ambiente de negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
––––––. Alinhamento: usando o balanced scorecard para criar sinergias corporativas. Rio de janeiro: Elsevier, 2006.
KUNSCH, M.M.K. Planejamento e gestão estratégica das relações públicas comunitárias. In: KUNSCH, M.M.K. (org). Obtendo resultados com relações públicas. 2.ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.
––––––– (org). Gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas. In: KUNSCH, M.M.K. e KUNSCH, W.L. (orgs.). Relações públicas comunitárias: a comunicação em uma perspectiva dialógica e transformadora. São Paulo: Summus, 2007.
LIKER, Jeffrey; MEIER, David. O modelo Toyota. Porto Alegre: Bookman, 2007.
LUEKE, Richard. Estratégia. Harvard Business Essentials. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Record, 2009.
MINTZBERG, Henry; AHLSSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.
_________. Ascensão e queda do planejamento estratégico. Trad. de Maria Adelaida e Carpigiani. Porto Alegre: Bookman, 2004.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. São Paulo: Atlas, 2002.
________. Administração Estratégica. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.
PORTER, Michael; MONTGOMERY, Cynthia (org.). Estratégia: a busca da vantagem competitiva. 7ª Ed. Rio de Janeiro: Campus.1998.
PORTER, Michel. Vantagem competitiva. São Paulo: Campus, 1989.
TAVARES, Mauro Calixta. Gestão estratégica. São Paulo: Atlas, 2000.
WILSON, Laurie. Strategic Communications planning, 2003.
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0445

Clique para consultar o oferecimento para CRP0445

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP