Oferecer uma panorâmica da publicidade e da propaganda brasileiras, sua evolução, desafios e perspectivas.Situar o aluno no campo, linguagem e procedimentos da criação, produção e veiculação publicitárias, de maneira a que ele possa compreender a dimensão dessa área de atuação, perceber as intersecções,distinções e complementaridades existentes entre a comunicação publicitária e as Relações Públicas, e profissionalmente, tomar decisões compatíveis com a realidade do mercado consumidor .
É freqüente perceber entre os estudantes de graduação, mesmo os de comunicação, a dificuldade que enfrentam em distinguir e enxergar complementaridades entre o marketing, a propaganda e as relações públicas. Ao mesmo tempo, no mercado de trabalho torna-se cada vez mais importante compreender a dimensão da propaganda e saber fazer uso dos instrumentos que ela proporciona, já que no sistema capitalista o composto promocional é o responsável por coroar o esforço das organizações produtivas em criar, planejar , produzir e distribuir produtos e serviços.Além disso, a propaganda compreende dimensões técnica/estética e ética que a situam entre os campos de discussão de maior atratividade contemporânea, como se pode perceber pelo espaço que ocupa nos meios de comunicação e no cotidiano das pessoas.
1. Marketing, propaganda e relações públicas: da comunicação de vendas ao transmarketing. 2. As dimensões técnica, ética e estética da propaganda: resistência, permanência, mudanças. 3. A evolução da propaganda brasileira e do texto publicitário. O mercado da propaganda hoje. 4. Comunicação, persuasão e processo decisório de consumo. Algumas teorias do comportamento do consumidor, a dissonância cognitiva e o papel da propaganda.5. A agência de propaganda: cargos, funções, produtos e conflitos. O olhar da Dona Zezé, a moça do café. 6. Mídia, novas mídias, velhas mídias. 7. Estratégias de propaganda para:7.1 gêneros: a mulher e o homem na propaganda 7.2 produtos infantis7.3 adolescentes7.3.terceira idade 7.4 grupos de risco7.5 artigos populares 7.6 artigos de luxo7.7 produtos inomináveis 8. Pesquisa em propaganda: zona de perigo. 9. Propaganda institucional e gratuita. 10.Propaganda subliminar.
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