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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0446 - Publicidade e Propaganda: Conceitos e Estratégias
Publicity and Advertising: Concepts and Strategies

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2004 Desativação: 14/07/2018

Objetivos
Oferecer uma panorâmica da publicidade e da propaganda brasileiras, sua  evolução, desafios e perspectivas.
Situar o aluno no campo, linguagem e procedimentos da criação, produção e veiculação publicitárias, de maneira a que ele possa compreender a dimensão dessa área de atuação, perceber as intersecções,distinções e complementaridades existentes entre a comunicação publicitária e as Relações Públicas, e profissionalmente, tomar decisões compatíveis com a realidade do mercado consumidor .
 
 
 
Programa Resumido
É freqüente perceber entre os estudantes de graduação, mesmo os de comunicação, a dificuldade que enfrentam em distinguir e enxergar complementaridades entre o marketing, a propaganda e as relações públicas. Ao mesmo tempo, no mercado de trabalho  torna-se cada vez mais importante compreender a dimensão da propaganda e saber fazer uso dos  instrumentos que ela proporciona, já que no sistema capitalista  o composto promocional é o responsável por coroar   o esforço das organizações produtivas em criar, planejar , produzir e distribuir produtos e serviços.
Além disso, a propaganda compreende dimensões técnica/estética e ética que a situam entre os campos de discussão de maior atratividade contemporânea, como se pode perceber pelo espaço que ocupa nos meios de comunicação e no cotidiano das pessoas.
 
 
 
Programa
1.  Marketing, propaganda e relações públicas: da comunicação de vendas ao transmarketing.

2. As dimensões técnica, ética e estética da propaganda: resistência, permanência, mudanças.

3. A evolução da propaganda brasileira e do texto publicitário. O mercado da propaganda hoje.

4. Comunicação, persuasão e processo decisório de consumo. Algumas teorias do comportamento do consumidor, a dissonância cognitiva e o papel da propaganda.

5. A agência de propaganda: cargos, funções, produtos e conflitos. O olhar da Dona Zezé, a moça do café.

6. Mídia, novas mídias, velhas mídias.

7. Estratégias de propaganda para:
7.1 gêneros: a mulher e o homem na propaganda
7.2 produtos infantis
7.3 adolescentes
7.3.terceira idade
7.4 grupos de risco
7.5 artigos populares
7.6 artigos de luxo
7.7 produtos inomináveis

8. Pesquisa em propaganda: zona de perigo.

9. Propaganda institucional e gratuita.

10.Propaganda subliminar.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas com recursos audiovisuais. Palestras (eventualmente). Trabalhos práticos.
Critério
Freqüência. Realização de atividades programadas ( exercícios, pesquisa, leituras). Trabalho final escrito/oral em grupo.
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
CARRASCOZA, J. A . A evolução do texto publicitário . São Paulo, 
Futura, 1999.

CORRÊA, T. G. (org.) Comunicação para o mercado. São Paulo, Edicon, 1995.


DUAILIBI, R. e SIMONSEN Jr , H. Criatividade e marketing. São Paulo, Makron
Books, 2000.

GIGLIO, E . O comportamento do consumidor. 2a. ed. rev. e ampl. São Paulo,
Pioneira, Thompson-Learning, 2002.

HALLIDAY, T. L. A retórica das multinacionais. A legitimação das organizações
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KELLEY, D. Q. Dinheiro para sua causa. São Paulo, TextoNovo, 1995.

KEY, W. B. A era da manipulação. 2a. ed. São Paulo, Scritta, 1996.

KLEIN, N. Sem marca. A tirania das marcas num planeta vendido.
Rio de Janeiro, Record, 2000.

MARTINS, J. R. e BLECHER, N. O império das marcas. 2a. ed. São Paulo,
Negócio, 1997.

MOWEN, J. C. e MIROR, M. S. Comportamento do consumidor. São Paulo,
Prentice-Hall, 2003.

OGILVY, D. David Ogilvy, uma biografia. São Paulo,

PERISCINOTO, A . Mais vale o que se aprende do que o que te ensinam.(Por
Isabel Telles). São Paulo, Best Seller, 1995.

RICHERS, R . Surfando as ondas do Mercado. São Paulo, RRCA, 1996.

ROCHA PITTA, A . M . (org.) Saúde e comunicação. Visibilidades e silêncios.
São Paulo, Hucitec, 1995.

SCHIFFMAN, L. G. e KANUT, L. L. Comportamento do consumidor. 6a. ed. Rio
de Janeiro, LTC, 97.

TOSCANI, Oliviero. A publicidade é um cadáver que nos sorri. Rio de Janeiro,
Ediouro, 1996.
 

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