Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0448 - Ecologia e Comunicação Mercadológica
Ecology and Marketing Communication

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2006 Desativação:

Objetivos
1) Propiciar uma visão estrutural da comunicação mercadológica envolvendo aspectos ecológicos e do meio ambiente.
2) Propiciar uma visão crítica do processo de comunicação, propaganda e marketing em relação às políticas organizacionais, governamentais e sociais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
80226 - Gino Giacomini Filho
 
Programa Resumido
1) Propiciar uma visão estrutural da comunicação mercadológica envolvendo aspectos ecológicos e do meio ambiente.
2) Propiciar uma visão crítica do processo de comunicação, ropaganda e marketing em relação às políticas organizacionais, governamentais e sociais.
 
 
 
Programa
 - Conceitos e aspectos históricos ligados à Ecologia e Comunicação Mercadológica.
- O consumidor "verde".
- Cultura organizacionals e a ecologia.
- Marketing e meio ambiente.
- Atributos de produtos ambientalmente corretros.
- Gestão ambiental e certificações.
- O papel da propaganda, imprensa e relações públicas nas questões ecológicas.
- Conteúdos da comunicação ambiental.
- Aspectos éticos da comunicação ecológica.
- A Comunicação como referencial de qualidade para a corporação.
- Estudos de Caso.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas, discussões em grupos, estudos de caso.
Critério
Fichamento de obras, pesquisas individuais e atividades em grupo.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
ANTAS Jr, Ricardo Mendes. Desafios do consumo. Meio ambiente e consumo. Petrópolis-RJ: Vozes, 2007. P. 245-295.
BENNETT, Steven J. Ecoempreendedor: oportunidades de negócios da revolução ambiental. São Paulo: Makron, 1992.
BERLE, Gustav. O empreendedor verde: oportunidades de negócios em que você pode salvar a terra e ainda ganhar dinheiro. São Paulo : Makron, 1992.
BROWN, Lester. Eco-Economia. EPI – Earth Policy Institute / UMA – Universidade Livre da Mata Atlântica, 2003, p.198-199. Disponível em: www.uma.org.br.
CARVALHO, Renata Egydio de. Cubatão e jornalismo ecológico: estudo de três momentos. Dissertação (Mestrado Comunicação Social). S. Bernardo do Campo, Instituto Metodista de Ensino Superior, 1994.
CORRADO, Frank K.M. A força da Comunicação. São Paulo: Makron, 1994.
GIACOMINI FILHO, Gino. Ecopropaganda. São Paulo: Senac, 2004.
GIACOMINI-FILHO, Gino. Meio ambiente & Consumismo. São Paulo: Senac, 2008.
OTTMAN, Jacquelyn A. Marketing Verde. São Paulo: Makron, 1994.
PORTILHO, Fátima. Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania. São Paulo: Cortez, 2005.
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0448

Clique para consultar o oferecimento para CRP0448

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP