1) Propiciar uma visão estrutural da comunicação mercadológica envolvendo aspectos ecológicos e do meio ambiente.2) Propiciar uma visão crítica do processo de comunicação, propaganda e marketing em relação às políticas organizacionais, governamentais e sociais.
1) Propiciar uma visão estrutural da comunicação mercadológica envolvendo aspectos ecológicos e do meio ambiente.2) Propiciar uma visão crítica do processo de comunicação, ropaganda e marketing em relação às políticas organizacionais, governamentais e sociais.
- Conceitos e aspectos históricos ligados à Ecologia e Comunicação Mercadológica. - O consumidor "verde". - Cultura organizacionals e a ecologia. - Marketing e meio ambiente. - Atributos de produtos ambientalmente corretros. - Gestão ambiental e certificações. - O papel da propaganda, imprensa e relações públicas nas questões ecológicas. - Conteúdos da comunicação ambiental. - Aspectos éticos da comunicação ecológica. - A Comunicação como referencial de qualidade para a corporação. - Estudos de Caso.
ANTAS Jr, Ricardo Mendes. Desafios do consumo. Meio ambiente e consumo. Petrópolis-RJ: Vozes, 2007. P. 245-295.BENNETT, Steven J. Ecoempreendedor: oportunidades de negócios da revolução ambiental. São Paulo: Makron, 1992.BERLE, Gustav. O empreendedor verde: oportunidades de negócios em que você pode salvar a terra e ainda ganhar dinheiro. São Paulo : Makron, 1992.BROWN, Lester. Eco-Economia. EPI – Earth Policy Institute / UMA – Universidade Livre da Mata Atlântica, 2003, p.198-199. Disponível em: www.uma.org.br.CARVALHO, Renata Egydio de. Cubatão e jornalismo ecológico: estudo de três momentos. Dissertação (Mestrado Comunicação Social). S. Bernardo do Campo, Instituto Metodista de Ensino Superior, 1994.CORRADO, Frank K.M. A força da Comunicação. São Paulo: Makron, 1994.GIACOMINI FILHO, Gino. Ecopropaganda. São Paulo: Senac, 2004.GIACOMINI-FILHO, Gino. Meio ambiente & Consumismo. São Paulo: Senac, 2008.OTTMAN, Jacquelyn A. Marketing Verde. São Paulo: Makron, 1994.PORTILHO, Fátima. Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania. São Paulo: Cortez, 2005.