Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0452 - Fundamentos para a Gestão de Organizações Turísticas
Fundamentals for the management of tourism organizations

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação:

Objetivos
Proporcionar conhecimento e gerar aprendizado sobre os conceitos, estado da arte e práticas em processos e organização das empresas no contexto das organizações e instituições do turismo, capacitando o aluno a verificar, analisar, discutir, entender e compreender os diversos aspectos da adminitração em conformidade com os princípios, teorias, práticas e avanços no tema ora abordado.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2145659 - Benny Kramer Costa
 
Programa Resumido
Analisar e discutir a teoria geral da administração no que diz respeito as suas sbordagens, escolas, modelos, concepções, métodos e conceitos, e suas aplicações na atividade do turismo. investigar as funções e processos da administração no que concerne ao planejamento, organização, direção e controle administrativos.
 
 
 
Programa
1. Administradores e organizações;
2. teorias e evoluções da administração e suas aplicações no turismo;
3. Abordagem clássica e neoclássica;
4. Escola Humanista;
5. Estruturalista;
6. Comportamental;
7. Sistemas e contingências;
8. Escolas emergentes;
9. Ambiente externo das organizações e o setor do turismo;
10. Tomada de decisão e suas implicações no turismo;
11. Funções da administração;
12. Planejamento e sua contextualização nos destinos turísticos e organizações;
13. Organização das estruturas organizacionais e multiorganizacionais;
14. Liderança e direção;
15. Controle.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O processo de avaliação será feito de forma contínua ao longo do curso, sendo levado em consideração os seguintes aspectos:
a) Participação em sala de aula nos debates, seminários e discussões em grupo;
b) Qualidade dos trabalhos, apresenatções em geral e prova escrita;
c) Conduta ética, acadêmica e profissional.
Critério
Em Grupo - Leitura de textos e discussão crítica, seminários.
Individual - Fichamentos, resumos e síntese de artigos e capítulos, exercícios e avaliação escrita.
Norma de Recuperação
Não há prova ou reposição para recuperação.
 
Bibliografia
     
A) Básica

BATEMAN, Thomas; SNELL, Scott. Administração: construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 1998.
MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2004.


B) Complementar

ACERENZA Miguel Angel. Administração do turismo.
BENI, Mario. Análise estrutural do turismo. São Paulo: SENAC, 1998.
BOULLÓN, Roberto. Planejamento do espaço turístico. Bauru: EDUSC, 2002.
BRASIL. Plano Nacional do Turismo. Ministério do Turismo. Brasília, 2003.
BRASIL. Programa de Regionalização do Turismo: diretrizes políticas. Ministério do Turismo. Brasília, 2004.
BRASIL. Turismo no Brasil 2007 / 2010. Ministério do Turismo. Brasília, 2006.
CARAVANTES, Geraldo R.; PANNO, Cláudia C.; KLOECKNER, Mônica C. Administração: teorias e processo. São Paulo: Pearson/ Prentice Hall, 2005.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
COOPER, Chris. Turismo: princípios e prática, Bookman, Porto Alegre, 2001.
FREITAS, Adriana Gomes de. Introdução às teorias administrativas. 2ª ed. Campinas: Editora Átomo & Alínea, 2000.
GARRIDO, Inez. Modelos multiorganizacionais no turismo: cadeias, clusters e redes. Secretaria de Cultura e Turismo, Salvador, 2002.
GOELDNER, Charles. Turismo: princípios, práticas e filosofias. Porto Alegre: Bookman, 2002.
INSKEEP, Edward. Tourism planning: an integrated and sustainable approach. New York: John Wiley & Sons, 1991.
KWASNICKA, Eunice Laçava. Teoria geral da administração: uma síntese. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2003.
OLIVEIRA, Jayr Figueiredo de; PRADO, Jonas; SILVA, Edison Aurélio da. Gestão de negócios. São Paulo: Saraiva, 2005.
PEARCE, Douglas. Geografia do turismo: fluxos e regiões no mercado de viagens. São Paulo: Aleph, 2003.
PEARCE, Douglas; BUTLER, Richard (orgs.). Desenvolvimento em turismo: temas contemporâneos. São Paulo: Contexto, 2002.
PIRES, Mário Jorge. Lazer e turismo cultural. Barueri: Manole, 2001.
PORTER, Michael. Competição: estratégias competitivas essenciais. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
PLANTULLO, Vicente Lentini. Teoria geral da administração de empresas. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2005.
RABAHY, Wilson. Turismo e desenvolvimento: estudos econômicos e estatísticos no planejamento. Barueri: Manole, 2003.
TRIBE, John. Economia do lazer e do turismo. São Paulo: Manole, 2003.
C) Monografias de conclusão de cursos
AMARAL, Ivan. As Relações interorganizacionais no turismo: comparação de modelos de análise da dinâmica do sistema turístico. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação). , São Paulo: ECA/USP, 2003.
MATHEUS, Fabricio. Capacidade de carga e manejo de visitantes. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação). São Paulo: ECA/USP, 2003.
MORAES, Leonardo. Sistema nacional de turismo: gestão, organização e planejamento do turismo – o caso australiano. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação). São Paulo: ECA/USP, 2002.
MORAES, Leonardo. Sustentabilidade mercadológica do produto turístico: uma discussão sobre o alcance da vantagem competitiva sustentável de destinações turísticas através da análise do caso australiano de regionalização. Monografia de conclusão do curso em Gestão Mercadológica em Turismo e Hotelaria (especialização). São Paulo: ECA/USP, 2004.
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0452

Clique para consultar o oferecimento para CRP0452

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP