Proporcionar conhecimento e gerar aprendizado sobre os conceitos, estado da arte e práticas em processos e organização das empresas no contexto das organizações e instituições do turismo, capacitando o aluno a verificar, analisar, discutir, entender e compreender os diversos aspectos da adminitração em conformidade com os princípios, teorias, práticas e avanços no tema ora abordado.
Analisar e discutir a teoria geral da administração no que diz respeito as suas sbordagens, escolas, modelos, concepções, métodos e conceitos, e suas aplicações na atividade do turismo. investigar as funções e processos da administração no que concerne ao planejamento, organização, direção e controle administrativos.
1. Administradores e organizações;2. teorias e evoluções da administração e suas aplicações no turismo;3. Abordagem clássica e neoclássica;4. Escola Humanista;5. Estruturalista;6. Comportamental;7. Sistemas e contingências;8. Escolas emergentes;9. Ambiente externo das organizações e o setor do turismo;10. Tomada de decisão e suas implicações no turismo;11. Funções da administração;12. Planejamento e sua contextualização nos destinos turísticos e organizações;13. Organização das estruturas organizacionais e multiorganizacionais;14. Liderança e direção;15. Controle.
A) BásicaBATEMAN, Thomas; SNELL, Scott. Administração: construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 1998.MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2004.B) ComplementarACERENZA Miguel Angel. Administração do turismo.BENI, Mario. Análise estrutural do turismo. São Paulo: SENAC, 1998.BOULLÓN, Roberto. Planejamento do espaço turístico. Bauru: EDUSC, 2002.BRASIL. Plano Nacional do Turismo. Ministério do Turismo. Brasília, 2003.BRASIL. Programa de Regionalização do Turismo: diretrizes políticas. Ministério do Turismo. Brasília, 2004.BRASIL. Turismo no Brasil 2007 / 2010. Ministério do Turismo. Brasília, 2006.CARAVANTES, Geraldo R.; PANNO, Cláudia C.; KLOECKNER, Mônica C. Administração: teorias e processo. São Paulo: Pearson/ Prentice Hall, 2005.CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2000. COOPER, Chris. Turismo: princípios e prática, Bookman, Porto Alegre, 2001.FREITAS, Adriana Gomes de. Introdução às teorias administrativas. 2ª ed. Campinas: Editora Átomo & Alínea, 2000.GARRIDO, Inez. Modelos multiorganizacionais no turismo: cadeias, clusters e redes. Secretaria de Cultura e Turismo, Salvador, 2002.GOELDNER, Charles. Turismo: princípios, práticas e filosofias. Porto Alegre: Bookman, 2002.INSKEEP, Edward. Tourism planning: an integrated and sustainable approach. New York: John Wiley & Sons, 1991.KWASNICKA, Eunice Laçava. Teoria geral da administração: uma síntese. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2003.OLIVEIRA, Jayr Figueiredo de; PRADO, Jonas; SILVA, Edison Aurélio da. Gestão de negócios. São Paulo: Saraiva, 2005.PEARCE, Douglas. Geografia do turismo: fluxos e regiões no mercado de viagens. São Paulo: Aleph, 2003.PEARCE, Douglas; BUTLER, Richard (orgs.). Desenvolvimento em turismo: temas contemporâneos. São Paulo: Contexto, 2002.PIRES, Mário Jorge. Lazer e turismo cultural. Barueri: Manole, 2001.PORTER, Michael. Competição: estratégias competitivas essenciais. Rio de Janeiro: Campus, 1999.PLANTULLO, Vicente Lentini. Teoria geral da administração de empresas. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2005.RABAHY, Wilson. Turismo e desenvolvimento: estudos econômicos e estatísticos no planejamento. Barueri: Manole, 2003.TRIBE, John. Economia do lazer e do turismo. São Paulo: Manole, 2003.C) Monografias de conclusão de cursosAMARAL, Ivan. As Relações interorganizacionais no turismo: comparação de modelos de análise da dinâmica do sistema turístico. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação). , São Paulo: ECA/USP, 2003.MATHEUS, Fabricio. Capacidade de carga e manejo de visitantes. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação). São Paulo: ECA/USP, 2003.MORAES, Leonardo. Sistema nacional de turismo: gestão, organização e planejamento do turismo – o caso australiano. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação). São Paulo: ECA/USP, 2002.MORAES, Leonardo. Sustentabilidade mercadológica do produto turístico: uma discussão sobre o alcance da vantagem competitiva sustentável de destinações turísticas através da análise do caso australiano de regionalização. Monografia de conclusão do curso em Gestão Mercadológica em Turismo e Hotelaria (especialização). São Paulo: ECA/USP, 2004.