Proporcionar conhecimentos e gerar aprendizado sobre a elaboração de planos de negócios em organizações do setor turístico, de modo a capacitar os participantes a refletir e a praticar a arte de preparação de um empreendimento, congregando as diversas áreas do saber da administração empresarial e considerando-as de forma integrada nos diversos pontos da temática.
Transmitir aos participantes os instrumentos necessários à personalização do negócio no turismo. Definir seu negócio e seus objetivos. Caracterizar o mercado. Analisar a concorrência. Elaborar e definir estratégias e o posicionamento. Estabelecer planos organizacionais e de marketing. Determinar e alocar recursos materiais, financeiros e humanos. Escolher processos. Formalizar a apresentação final do plano.
1. Personalização do negócio;2. Definição do negócio escolhido no turismo;3. Objetivos do plano e da organização;4. Caracterização do mercado consumidor turístico;5. Análise interna da organização; 6. Análise da concorrência;7. Elaboração das estratégias de produtos e serviços;8. Posicionamento dos produtos e serviços;9. Confecção do plano organizacional;10. Elaboração do plano de marketing;11. Determinação e alocação dos recursos materiais; 12. Determinação e alocação dos recursos financeiros;13. Determinação e alocação dos recursos humanos;14. Escolha dos processos;15. Formalização da apresentação final.
BIAGIO, Luiz Arnaldo; BATOCCHIO, Antonio. Plano de negócios: estratégia para micro e pequenas empresas. 2ª ed., Barueri, SP: Manole, 2012. CECCONELLO, Antonio Renato; AJZENTAL, Alberto. A construção do plano de negócio. São Paulo: Saraiva, 2010. DORNELAS, José Carlos Assis. Plano de negócios: o seu guia definitivo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. FINOCCHIO JR, José. Project model Canvas. Rio de Janeiro: Campus, 2013. KEELLING, Ralph. Gestão de projetos: uma abordagem global. São Paulo: Saraiva, 2006. OSTERWALDER, Alexandre. Business model generation: inovação em modelos de negócios. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011. VALERIANO, Dalton. Moderno gerenciamento de projetos. São Paulo: Pearson, 2009. VARGAS, Ricardo Viana. Gerenciamento de projetos: estabelecendo diferenciais competitivos. Rio de Janeiro: Brasport, 2006. VERAS, Manoel. Gerenciamento de projetos: Project model Canvas. Rio de Janeiro, Brasport, 2014. VERAS, Manoel. Gestão dinâmica de projetos: Life Cycle Canvas. Rio de Janeiro, Brasport, 2016.