Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0454 - Plano de Negócios Aplicado ao Turismo
Business plan applied to tourism

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação: 31/12/2018

Objetivos
Proporcionar conhecimentos e gerar aprendizado sobre a elaboração de planos de negócios em organizações do setor turístico, de modo a capacitar os participantes a refletir e a praticar a arte de preparação de um empreendimento, congregando as diversas áreas do saber da administração empresarial e considerando-as de forma integrada nos diversos pontos da temática.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2145659 - Benny Kramer Costa
 
Programa Resumido
Transmitir aos participantes os instrumentos necessários à personalização do negócio no turismo. Definir seu negócio e seus objetivos. Caracterizar o mercado. Analisar a concorrência. Elaborar e definir estratégias e o posicionamento. Estabelecer planos organizacionais e de marketing. Determinar e alocar recursos materiais, financeiros e humanos. Escolher processos. Formalizar a apresentação final do plano.
 
 
 
Programa
1. Personalização do negócio;
2. Definição do negócio escolhido no turismo;
3. Objetivos do plano e da organização;
4. Caracterização do mercado consumidor turístico;
5. Análise interna da organização;
6. Análise da concorrência;
7. Elaboração das estratégias de produtos e serviços;
8. Posicionamento dos produtos e serviços;
9. Confecção do plano organizacional;
10. Elaboração do plano de marketing;
11. Determinação e alocação dos recursos materiais;
12. Determinação e alocação dos recursos financeiros;
13. Determinação e alocação dos recursos humanos;
14. Escolha dos processos;
15. Formalização da apresentação final.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Serão utilizadas aulas expositivas, exercícios e aplicações práticas ao longo do curso. O trabalho final da disciplina deve ser elaborado para montagem de uma nova empresa ou na remontagem de uma existente.
Critério
O processo de avaliação será feito de forma contínua ao longo do curso, sendo considerados os seguintes aspectos: a) a participação em sala de aula, nos debates e discussões; b) a qualidade dos trabalhos; e c) a conduta ética, acadêmica e profissional.
Norma de Recuperação
Não há prova ou reposição para recuperação.
 
Bibliografia
     
BIAGIO, Luiz Arnaldo; BATOCCHIO, Antonio. Plano de negócios: estratégia para micro e pequenas empresas. 2ª ed., Barueri, SP: Manole, 2012. CECCONELLO, Antonio Renato; AJZENTAL, Alberto. A construção do plano de negócio. São Paulo: Saraiva, 2010. DORNELAS, José Carlos Assis. Plano de negócios: o seu guia definitivo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. FINOCCHIO JR, José. Project model Canvas. Rio de Janeiro: Campus, 2013. KEELLING, Ralph. Gestão de projetos: uma abordagem global. São Paulo: Saraiva, 2006. OSTERWALDER, Alexandre. Business model generation: inovação em modelos de negócios. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011. VALERIANO, Dalton. Moderno gerenciamento de projetos. São Paulo: Pearson, 2009. VARGAS, Ricardo Viana. Gerenciamento de projetos: estabelecendo diferenciais competitivos. Rio de Janeiro: Brasport, 2006. VERAS, Manoel. Gerenciamento de projetos: Project model Canvas. Rio de Janeiro, Brasport, 2014. VERAS, Manoel. Gestão dinâmica de projetos: Life Cycle Canvas. Rio de Janeiro, Brasport, 2016.
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0454

Clique para consultar o oferecimento para CRP0454

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP