Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0454 - Plano de Negócios e Gestão de Projetos Aplicados ao Turismo
Business Plan and Project Management Applied to Tourism

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Proporcionar conhecimentos e gerar aprendizado sobre a geração de um modelo de negócios e elaboração e gerenciamento de projetos em organizações do setor turístico, de modo a capacitar os participantes a refletir e a praticar a arte de preparação de um empreendimento, congregando as diversas áreas do saber da administração organizacional e considerando-as de forma integrada nos diversos pontos da temática.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2145659 - Benny Kramer Costa
 
Programa Resumido
Transmitir aos participantes formas de geração de modelos de negócios e projetos, e os instrumentos necessários à personalização do negócio e de projeto no turismo. Apresentar padrões de comportamentos similares. Mostrar design relacionados ao cliente, ideias e pensamentos. Traçar a estratégia. Apresentar o processo de construção do modelo de negócios. Definir modelo de negócio, componentes e ferramenta. Determinar planos para as diversas áreas funcionais de uma organização. Caracterizar mercado e segmentos. Determinar proposta de valor. Determinar canais com o cliente. Estabelecer relacionamento com clientes. Apresentar fontes de receita. Levantar os recursos principais. Determinar atividades-chave. Discutir parcerias propostas. Enumerar estrutura de custo. Formalizar a apresentação final do modelo.
 
 
 
Programa
1. Negócios: funções, definições, aspectos gerais, importância, etapas da elaboração e tipologias. Sumário executivo. Dimensão analítica. 2. Plano de negócios tradicional: organizacional, de marketing, e financeiro, e outros. 3. Definição e quadro de modelo de negócios e seus componentes. 4. Estratégia e gestão do portfólio de projetos, gestão de projetos, e escritório de gestão de projetos e maturidade em gestão de projetos. 5. Business model generation: Segmentação de clientes e proposta de valor; Canais de comunicação, distribuição e vendas; e relacionamento com cliente; Fontes de receita e recursos principais; Atividades-chave, parcerias e estrutura de custo. 6. Project Model Canvas: Justificativas, objetivo smart, benefícios, produto, requisitos, stakeholders externos, equipe, premissas, grupo de entregas, restrições, riscos, linha do tempo e custos. 7. Life Cycle Canvas: gerenciamento de projetos. 8. Aspectos essências do PMBOK Guide. 9. Aspectos essências do Método PRINCE2. 10. Aspectos essências do Método AGILE. 11. Formalização da apresentação final.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Serão utilizadas aulas expositivas, exercícios e aplicações práticas ao longo do curso. O trabalho final da disciplina deve ser elaborado para montagem de uma nova empresa ou na remontagem de uma existente.
Critério
O processo de avaliação será feito de forma contínua ao longo do curso, sendo considerados os seguintes aspectos: a) a participação em sala de aula, nos debates e discussões; b) a qualidade dos trabalhos; e c) a conduta ética, acadêmica e profissional.
Norma de Recuperação
Não há prova ou reposição para recuperação.
 
Bibliografia
     
BIAGIO, Luiz Arnaldo; BATOCCHIO, Antonio. Plano de negócios: estratégia para micro e pequenas empresas. 2ª ed., Barueri, SP: Manole, 2012. CECCONELLO, Antonio Renato; AJZENTAL, Alberto. A construção do plano de negócio. São Paulo: Saraiva, 2010. DORNELAS, José Carlos Assis. Plano de negócios: o seu guia definitivo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. FINOCCHIO JR, José. Project model Canvas. Rio de Janeiro: Campus, 2013. KEELLING, Ralph. Gestão de projetos: uma abordagem global. São Paulo: Saraiva, 2006. OSTERWALDER, Alexandre. Business model generation: inovação em modelos de negócios. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011. VALERIANO, Dalton. Moderno gerenciamento de projetos. São Paulo: Pearson, 2009. VARGAS, Ricardo Viana. Gerenciamento de projetos: estabelecendo diferenciais competitivos. Rio de Janeiro: Brasport, 2006. VERAS, Manoel. Gerenciamento de projetos: Project model Canvas. Rio de Janeiro, Brasport, 2014. VERAS, Manoel. Gestão dinâmica de projetos: Life Cycle Canvas. Rio de Janeiro, Brasport, 2016.
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0454

Clique para consultar o oferecimento para CRP0454

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP