Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0455 - Turismo e Relações Interpessoais
Tourism and Interpersonal Relations

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação:

Objetivos
A disciplina visa caracterizar e examinar as relações interpessoais. Tendo como base o processo de comunicação humana, parte da análise da dádiva e das trocas na sociedade primitiva até chegar aos tempos modernos. Discute o elemento humano nas organizações, em especial nas do setor terciário. Apresenta aspectos relacionados a culturas e organizações, comportamento e clima organizacional. O objetivo final é encaminhar uma discussão sobre o  Brasil- ritos e rituais contemporâneos,  a cultura organizacional e a cultura brasileira, na busca da utopia de uma sociedade de hospitalidade e acolhimento. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
79245 - Celia Maria de Moraes Dias
 
Programa Resumido
Fundamentos da comunicação e processo da comunicação. Vinculo interpessoal e relação indivíduo e grupo. Cultura e comportamento organizacional.
 
 
 
Programa
1- Fundamentos da comunicação.
2- Comunicação humana e comunicação de massa.
3- O processo da comunicação.
4- A dádiva primitiva.
5- A dádiva moderna.
6- Vínculo interpessoal.
7- Dádiva, mercado, gratuidade.
8- Por trás das trocas, a dádiva.
9- O indivíduo e o grupo.
10- O elemento humano na organização.
11- Culturas e organizações.
12- Comportamento organizacional.
13- Clima organizacional.
14- Cultura organizacional e cultura brasileira.
15- Uma sociedade de hospitalidade e acolhimento
 
 
 
Avaliação
     
Método
O curso será fundamentado em aulas expositivas, técnicas de exposição dialogadas, estudos dirigidos em grupos, case studies, exibição de filmes, seminários, leitura e interpretação de textos de conteúdos afins, questões reflexivas e visitas técnicas.
Atividades discentes:
Relatórios de visitas técnicas. Pesquisas de campo, documentais e via Internet.
Leituras e fichamentos. Apresentações orais. Trabalhos individuais e em grupo.
Critério
- Trabalho Individual/paper final - 20%
- Prova escrita- 20%
- Trabalho em Grupo, com pesquisa de campo - 20%
- Seminário - 20%
- Relatórios/Exercícios/Análises dos estudos/visitas técnicas - 10%
- Avaliação geral (participação, contribuição para o curso etc.) - 10%
Norma de Recuperação
Prova e trabalho
 
Bibliografia
     
Básica:
BERLO, D. K. O processo de comunicação: introdução à teoria e à prática. São Paulo, Martins Fontes, 1985.
CAMARGO, L. O L. Hospitalidade. São Paulo, Aleph, 2004.
GODBOUT, J. O espírito da dádiva. Rio de Janeiro, FGV, 1999.
GUERRIER, Y. Comportamento organizacional em hotéis e restaurantes- uma perspectiva internacional. São Paulo, Futura, 2000.

Complementar:
ARANGUREN, J. L. La comunicación humana. Madrid, Guadarrama, s/d.
BIGNANI, R. A imagem do Brasil no turismo. São Paulo, Aleph, 2002.
BOFF, L. Virtudes para um outro mundo possível: hospitalidade: direito e dever de todos. Petrópolis: RJ, Vozes, 2005.
------------. Virtudes para um outro mundo possível: comer e beber juntos e viver em paz. Petrópolis: RJ, Vozes, 2006.
BONDER, N. A cabala da comida. Rio de Janeiro, Imago, 2004.
BUBER, M. Eu e tu. São Paulo, Perspectiva, 1977.
CASADO, T. O indivíduo e o grupo: a chave do desenvolvimento. In: FLEURY, M. T. L. As pessoas na organização. São Paulo, Gente, 2002.
FENIANOS, E. E. Expedições Urbenauta- São Paulo, uma aventura radical. São Paulo, Univer Cidade 2002.
FERREIRA, J.S.W. O mito da cidade-global. Petrópolis-Vozes, São Paulo- UNESP, Salvador- ANPUR, 2007.
FLEURY, M. T. L. As pessoas na organização. São Paulo, Gente, 2002.
FLEURY, M. T. L. & FISCHER, R. M. (Coord.). Cultura e poder nas organizações. São Paulo, Atlas, 1996
FREITAS, M. E. Cultura organizacional: formação, tipologia e impactos. São Paulo, Makron, McGraw-Hil, 1991.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro, Zahar, 1976.
GOTMAN, A. Le sens de l´hospitalité- essai sur les fondements sociaux de l´accueil de l´autre. Paris, PUF, 2001.
HILLMAN, J. Cidade e alma. São Paulo, Studio Nobel, 1993.
HOLLENBECK, J. R. Comportamento organizacional- criando vantagem competitiva. São Paulo, Saraiva, 2002.
HOFSTEDE, G. Culturas e organizações: compreender a nossa programação mental. Lisboa, Silabo, 1997.
MADEIRA, A. & VELOSO, M. Descobertas do Brasil.Brasília, UNB, 2001.
MARTINS, P. H. e CAMPOS, R. B. C. Polifonia do dom. Recife, Ed. Universitária da UFPE, 2006.
MONTANDON, A. Spaces domestiques et privés de l´hospitalité. Clermont Ferrand, Presses Universitaires Blaise Pascal, 2000.
-----------------------. Mythes et répresentations de l´hospitalité. Clermont Ferrand, Presses Universitaires Blaise Pascal, 2000.
-----------------------. Lieux d´hospitalité. Clermont Ferrand, Presses Universitaires Blaise Pascal, 2000.
MORIN, E. Terra-pátria. Porto Alegre, Sulina, 2003.
MOTTA, F. & CALDAS, M. P. Cultura organizacional e cultura brasileira. São Paulo, Atlas, 1997.
NAVES, E. & COLETA, M. Cultura e comprometimento organizacional em empresas hoteleiras. RAC- Revista de Administração Contemporânea. vol. 7, Ed. especial, 2003.
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TANKE, M. L. Recursos humanos em hospitalidade. São Paulo, Pioneira/ Thomson Learning, 2004.
TAVARES, M. G. Cultura organizacional- uma abordagem antropológica da mudança. Rio de Janeiro, Qualitymark, 1993.
THAYER, L. O. Princípios da comunicação na administração. São Paulo, Atlas, 1972.
VELOSO, M. & MADEIRA, A. Leituras brasiieiras- itinerários no pensamento social de na literatura.São Paulo, Paz e Terra, 1999.
 

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