Proporcionar conhecimentos e gerar aprendizado sobre os conceitos, práticas e estado da arte em estratégia nas organizações do turismo, capacitando os participantes a verificar, analisar, discutir, entender e compreender os diversos aspectos no campo do tema em questão.
Transmitir aos participantes os conceitos, abordagens, métodos e práticas de Estratégia nas organizações, sua análise, sua visão e missão. Associar Estratégia aos Tipos de Empresas existentes. Conceituar e contextualizar: Disciplina de Valor, Estratégias Genéricas e Co-opetição. Analisar Estratégia como Recurso. Destacar o inter-relacionamento da Estratégia e Ambiente. Analisar Rede de Valores e as técnicas de Análise Competitiva.
1. Analise estratégica2. Grupos estratégicos3. Mapas estratégicos4. Abordagens de estratégia5. Cenários estratégicos6. Visão7. Missão8. Estratégia9. Tipos de empresas10. Gestão estratégica e competitiva11. Disciplina de valor12. Estratégias genéricas13. Co-opetição14. Redes de valores15. Técnicas de análise competitiva
ALMEIDA, Martinho Isnard Ribeiro de. Manual de planejamento estratégico: desenvolvimento de um plano estratégico com a utilização de planilhas Excel. São Paulo: Atlas, 2001. 156 p.BETHLEM, Agricola. Estratégia empresarial: conceitos, processo e administração estratégica. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1999. 408 p.COSTA, Benny Kramer; ALMEIDA, Martinho I. R. Estratégia: perspectivas e aplicações. São Paulo: Atlas, 2002.__________________________________________. Estratégia: direcionando negócios e organizações. São Paulo: Atlas, 2005.D’AVENI, Richard A. Hipercompetição: estratégias para dominar a dinâmica do mercado. Rio de Janeiro: Campus, 1995. 460 p.DAY, George S. Estratégia voltada para o mercado: processos para a criação de valor dirigido ao cliente. Rio de Janeiro: Record, 1991. 432 p.FERREIRA, Manuel Portugal; SERRA, Fernando Antonio Ribeiro; PEREIRA, M. F.; MORITZ, GIlberto. Estratégia corporativa: implementação, controle e Internacionalização. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2011. 209 p.FISCHMANN, Adalberto A.; ALMEIDA, Martinho Isnard Ribeiro de. Planejamento estratégico na prática. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1999. 168 p.GONÇALVES, Carlos Alberto; GONÇALVES FILHO, Cid; REIS NETO, Mário Teixeira. Estratégia empresarial: o desafio nas organizações. São Paulo: Saraiva, 2006.GRACIOSO, Francisco Gracioso. Planejamento estratégico orientado para o mercado. 3ª ed., 2ª tiragem. São Paulo, 1998. 208 p.HAMEL, Gary; PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. Rio de Janeiro: Campus, 1995. 377 p.MATOS, Francisco Gomes de; CHIAVENATO, Idalberto. Visão e ação estratégica. São Paulo: Makron books, 1999. 166 p.MINTZBERG, Henry et al. Safári de estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2000. 299 p.MONTENEGRO, Eraldo de Freitas; BARROS, Jorge Pedro Dalledonne de. Gestão estratégica: a arte de vencer desafios. São Paulo: Makron Books, 1998. 192 p. MONTGOMERY, Cynthia; PORTER, Michel E (orgs). Estratégia: a busca da vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1998. 501 p.OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Estratégia empresarial: uma abordagem empreendedora. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1991. 392 p.PEREIRA, M. F.; FERREIRA, Manuel Portugal; SERRA, Fernando Antonio Ribeiro; MORITZ, Gilberto. Estratégia em diferentes contextos empresariais. São Paulo: Atlas, 2010. 272 p.PORTER, Michael E. A vantagem competitiva das nações. Rio de Janeiro: Campus, 1999. 916 p.__________________.Competição: estratégias competitivas essenciais. Rio de Janeiro: Campus, 1999. 515 p.__________________. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Campus, 1999. 362 p.__________________. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. 6ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999. 512 p.REJOWSKI, Mirian (org.) Turismo no percurso do tempo. Série Turismo. São Paulo: Aleph, 2003._________________; COSTA, Benny Kramer (orgs.). Turismo contemporâneo: desenvolvimento, estratégia e gestão. São Paulo: Atlas, 2003.ROSSETTI, José Paschoal. et al. Transição 2000: tendências, mudanças e estratégias. São Paulo: Makron Books, 1993. 297 p.TACHIZAWA, Takeshy; REZENDE, Wilson. Estratégia empresarial: tendências e desafios. São Paulo: Makron Books, 2000. 193 p.TAVARES, Mauro Calixta. Gestão estratégica. 1ªed. São Paulo: Atlas, 2000. 398 p.TREGOE, Benjamin B.; ZIMMERMAN, John W. A estratégia da alta gerência: o que é e como fazê-la funcionar. 2º ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. 132 p. TRIGO, Luiz Gonzaga Godo; PANOSSO NETTO, Alexandre. Reflexões sobre um novo turismo: política, ciência e sociedade. Série Turismo. São Paulo: Aleph, 2003.ZACCARELLI, Sérgio B. Estratégia e sucesso nas empresas. São Paulo: Saraiva, 2000. 244 p.