Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0456 - Gestão Estratégica de Organizações no Turismo
Strategic management of tourism organizations

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
Proporcionar conhecimentos e gerar aprendizado sobre os conceitos, práticas e estado da arte em estratégia nas organizações do turismo, capacitando os participantes a verificar, analisar, discutir, entender e compreender os diversos aspectos no campo do tema em questão.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2145659 - Benny Kramer Costa
 
Programa Resumido
Transmitir aos participantes os conceitos, abordagens, métodos e práticas de Estratégia nas organizações, sua análise, sua visão e missão. Associar Estratégia aos Tipos de Empresas existentes. Conceituar e contextualizar: Disciplina de Valor, Estratégias Genéricas e Co-opetição. Analisar Estratégia como Recurso. Destacar o inter-relacionamento da Estratégia e Ambiente. Analisar Rede de Valores e as técnicas de Análise Competitiva.
 
 
 
Programa
1. Analise estratégica
2. Grupos estratégicos
3. Mapas estratégicos
4. Abordagens de estratégia
5. Cenários estratégicos
6. Visão
7. Missão
8. Estratégia
9. Tipos de empresas
10. Gestão estratégica e competitiva
11. Disciplina de valor
12. Estratégias genéricas
13. Co-opetição
14. Redes de valores
15. Técnicas de análise competitiva
 
 
 
Avaliação
     
Método
Serão utilizadas aulas expositivas, exercícios e aplicações práticas ao longo do curso. Será desenvolvido um trabalho final contemplando a elaboração da estratégia de uma organização no turismo.
Critério
O processo de avaliação será feito de forma contínua ao longo do curso, sendo levado em consideração os seguintes aspectos: a) a participação em sala de aula, nos debates e discussões; b) a qualidade dos trabalhos; c) prova escrita; e d) a conduta ética, acadêmica e profissional.
Norma de Recuperação
Não há prova ou reposição para recuperação
 
Bibliografia
     
ALMEIDA, Martinho Isnard Ribeiro de. Manual de planejamento estratégico: desenvolvimento de um plano estratégico com a utilização de planilhas Excel. São Paulo: Atlas, 2001. 156 p.
BETHLEM, Agricola. Estratégia empresarial: conceitos, processo e administração estratégica. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1999. 408 p.
COSTA, Benny Kramer; ALMEIDA, Martinho I. R. Estratégia: perspectivas e aplicações. São Paulo: Atlas, 2002.
__________________________________________. Estratégia: direcionando negócios e organizações. São Paulo: Atlas, 2005.
D’AVENI, Richard A. Hipercompetição: estratégias para dominar a dinâmica do mercado. Rio de Janeiro: Campus, 1995. 460 p.
DAY, George S. Estratégia voltada para o mercado: processos para a criação de valor dirigido ao cliente. Rio de Janeiro: Record, 1991. 432 p.
FERREIRA, Manuel Portugal; SERRA, Fernando Antonio Ribeiro; PEREIRA, M. F.; MORITZ, GIlberto. Estratégia corporativa: implementação, controle e Internacionalização. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2011. 209 p.
FISCHMANN, Adalberto A.; ALMEIDA, Martinho Isnard Ribeiro de. Planejamento estratégico na prática. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1999. 168 p.
GONÇALVES, Carlos Alberto; GONÇALVES FILHO, Cid; REIS NETO, Mário Teixeira. Estratégia empresarial: o desafio nas organizações. São Paulo: Saraiva, 2006.
GRACIOSO, Francisco Gracioso. Planejamento estratégico orientado para o mercado. 3ª ed., 2ª tiragem. São Paulo, 1998. 208 p.
HAMEL, Gary; PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. Rio de Janeiro: Campus, 1995. 377 p.
MATOS, Francisco Gomes de; CHIAVENATO, Idalberto. Visão e ação estratégica. São Paulo: Makron books, 1999. 166 p.
MINTZBERG, Henry et al. Safári de estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2000. 299 p.
MONTENEGRO, Eraldo de Freitas; BARROS, Jorge Pedro Dalledonne de. Gestão estratégica: a arte de vencer desafios. São Paulo: Makron Books, 1998. 192 p.
MONTGOMERY, Cynthia; PORTER, Michel E (orgs). Estratégia: a busca da vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1998. 501 p.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Estratégia empresarial: uma abordagem empreendedora. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1991. 392 p.
PEREIRA, M. F.; FERREIRA, Manuel Portugal; SERRA, Fernando Antonio Ribeiro; MORITZ, Gilberto. Estratégia em diferentes contextos empresariais. São Paulo: Atlas, 2010. 272 p.
PORTER, Michael E. A vantagem competitiva das nações. Rio de Janeiro: Campus, 1999. 916 p.
__________________.Competição: estratégias competitivas essenciais. Rio de Janeiro: Campus, 1999. 515 p.
__________________. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Campus, 1999. 362 p.
__________________. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. 6ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999. 512 p.
REJOWSKI, Mirian (org.) Turismo no percurso do tempo. Série Turismo. São Paulo: Aleph, 2003.
_________________; COSTA, Benny Kramer (orgs.). Turismo contemporâneo: desenvolvimento, estratégia e gestão. São Paulo: Atlas, 2003.
ROSSETTI, José Paschoal. et al. Transição 2000: tendências, mudanças e estratégias. São Paulo: Makron Books, 1993. 297 p.
TACHIZAWA, Takeshy; REZENDE, Wilson. Estratégia empresarial: tendências e desafios. São Paulo: Makron Books, 2000. 193 p.
TAVARES, Mauro Calixta. Gestão estratégica. 1ªed. São Paulo: Atlas, 2000. 398 p.
TREGOE, Benjamin B.; ZIMMERMAN, John W. A estratégia da alta gerência: o que é e como fazê-la funcionar. 2º ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. 132 p.
TRIGO, Luiz Gonzaga Godo; PANOSSO NETTO, Alexandre. Reflexões sobre um novo turismo: política, ciência e sociedade. Série Turismo. São Paulo: Aleph, 2003.
ZACCARELLI, Sérgio B. Estratégia e sucesso nas empresas. São Paulo: Saraiva, 2000. 244 p.
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0456

Clique para consultar o oferecimento para CRP0456

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP