Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0457 - Tópicos em Gestão de Organizações do Turismo
Topics in Management of Tourism Organization

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
Proporcionar conhecimento e gerar aprendizado sobre os conceitos, práticas e estado da arte em temas contemporâneos ligados a gestão das organizações no turismo, capacitando o aluno a verificar, analisar, discutir, entender e compreender os diversos aspectos do processo em conformidade com os princípios de gestão contemporânea, nos campos nacional e internacional.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2145659 - Benny Kramer Costa
 
Programa Resumido
Analisar e discutir o processo de gestão nas organizações. Verificar a evolução e conhecimento em administração e sua aplicação no turismo. Entender o desenvolvimento contemporâneo em administração e nos negócios turísticos. Conhecer os tópicos emergentes na gestão do turismo.
 
 
 
Programa
1. Evolução do conhecimento em administração
2. Evolução do conhecimento em gestão do turismo
3. Modelos de gestão
4. Custers e redes de negócios
5. Cocriação de valor
6. Análise, gestão e teoria de stakeholders
7. Cenários prospectivos
8. Competitividade setorial
9. Empreendedorismo no turismo
10. Gestão de pequenas e médias empresas
11. Gestão de projetos turísticos
12. E-tourism
13. Gestão de negócios específicos do turismo: transportes, agências, operadoras e resorts
14. Tópicos emergentes na gestão do turismo
 
 
 
Avaliação
     
Método
Serão utilizadas metodologias mais convencionais como aulas expositivas, seminários, estudos de caso, e palestras com especialistas, ao longo do curso. Também será exigida a elaboração de trabalhos que envolvam a gestão geral contemporânea nas organizações do turismo.
Critério
O processo de avaliação será feito de forma contínua ao longo do curso, sendo levado em consideração os seguintes aspectos:
? Participação em sala de aula nos debate, seminários e discussões;
? Qualidade dos trabalhos, apresentações em geral, exercícios, seminários e prova escrita;
? Condutas ética, acadêmica e profissional.
Norma de Recuperação
Não há prova ou reposição para recuperação.
 
Bibliografia
     
BARBOSA, Luiz Gustavo Medeiros; ZOUAIN, Deborah Moraes (orgs.). Gestão em turismo e hotelaria: experiências públicas e privadas. São Paulo: Aleph, 2004.
BESANKO, D.; DRANOVE, D.; SHANLEY, M.; SCHAEFER, S. A economia da estratégia. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
BUHALIS, Dimitrios. E-tourism: information technology for strategic tourism management. New York: Pearson (Prentice-Hall/ Financial Times), 2003.
CROSS, Robert G. Revenue management: hard-core tactics for market domination. Portland: Broadway Books, 1998.
CROTTS, John; BUHALIS, Dimitrios; MARCH, Roger. Global alliances in tourism and hospitality management. International Journal of Hospitality & Tourism Administration, vol. 1, n. 1, 2000.
PRAHALAD, C. K.; RAMASWAMY, Venkat. O futuro da competição: como desenvolver diferenciais inovadores em parceria com os clientes. Rio de Janeiro: Campus, 2004.
MILL, Robert Christie. Resorts: administração e operação. Porto Alegre: Bookman, 2003.
VALS, Josep Francesc. Gestão integral de destinos turísticos sustentáveis.São Paulo: Editora FGV, 2006.
WEATHERFORD, Lawrence R.; KIMES, Sheryl; SCOTT, Darren. Forecast for hotel revenue management. Cornell Hotel & Restaurant Administration Quarterly. Vol. 42, Issue 4, 2005.
Os mais recentes artigos publicados em periódicos pertinentes à área. Dissertação e teses recém defendidas na área de Administração e Administração do Turismo.
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0457

Clique para consultar o oferecimento para CRP0457

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP