Proporcionar conhecimento e gerar aprendizado sobre os conceitos, práticas e estado da arte em temas contemporâneos ligados a gestão das organizações no turismo, capacitando o aluno a verificar, analisar, discutir, entender e compreender os diversos aspectos do processo em conformidade com os princípios de gestão contemporânea, nos campos nacional e internacional.
Analisar e discutir o processo de gestão nas organizações. Verificar a evolução e conhecimento em administração e sua aplicação no turismo. Entender o desenvolvimento contemporâneo em administração e nos negócios turísticos. Conhecer os tópicos emergentes na gestão do turismo.
1. Evolução do conhecimento em administração2. Evolução do conhecimento em gestão do turismo3. Modelos de gestão4. Custers e redes de negócios5. Cocriação de valor6. Análise, gestão e teoria de stakeholders7. Cenários prospectivos8. Competitividade setorial9. Empreendedorismo no turismo10. Gestão de pequenas e médias empresas11. Gestão de projetos turísticos12. E-tourism13. Gestão de negócios específicos do turismo: transportes, agências, operadoras e resorts14. Tópicos emergentes na gestão do turismo
BARBOSA, Luiz Gustavo Medeiros; ZOUAIN, Deborah Moraes (orgs.). Gestão em turismo e hotelaria: experiências públicas e privadas. São Paulo: Aleph, 2004.BESANKO, D.; DRANOVE, D.; SHANLEY, M.; SCHAEFER, S. A economia da estratégia. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.BUHALIS, Dimitrios. E-tourism: information technology for strategic tourism management. New York: Pearson (Prentice-Hall/ Financial Times), 2003. CROSS, Robert G. Revenue management: hard-core tactics for market domination. Portland: Broadway Books, 1998.CROTTS, John; BUHALIS, Dimitrios; MARCH, Roger. Global alliances in tourism and hospitality management. International Journal of Hospitality & Tourism Administration, vol. 1, n. 1, 2000.PRAHALAD, C. K.; RAMASWAMY, Venkat. O futuro da competição: como desenvolver diferenciais inovadores em parceria com os clientes. Rio de Janeiro: Campus, 2004.MILL, Robert Christie. Resorts: administração e operação. Porto Alegre: Bookman, 2003.VALS, Josep Francesc. Gestão integral de destinos turísticos sustentáveis.São Paulo: Editora FGV, 2006.WEATHERFORD, Lawrence R.; KIMES, Sheryl; SCOTT, Darren. Forecast for hotel revenue management. Cornell Hotel & Restaurant Administration Quarterly. Vol. 42, Issue 4, 2005.Os mais recentes artigos publicados em periódicos pertinentes à área. Dissertação e teses recém defendidas na área de Administração e Administração do Turismo.