À conclusão da disciplina os alunos deverão ter condições de compreender os conceitos de comunicação integrada e as suas possibilidades de aplicação em contextos correlacionados ao Turismo. Além disso, devem destacar a importância dos conceitos de comunicação integrada a partir dos princípios de Relações Públicas e de marketing, aplicando-os ao planejamento e à organização de eventos; analisar os eventos como instrumento de comunicação e promoção organizacional; e estudar as etapas do planejamento e organização de eventos, discutir técnicas, processo e equipamentos inerentes a sua realização.
Conceituação de eventos, eventos e suas inter-relações com comunicação, os eventos no turismo, processo de planejamento e organização de eventos.
a) Teorias e práticas de comunicação integrada em Turismo b) Conceito e cenário da comunicação integrada c) Relações Públicas: história, conceitos e panorama d) Públicos em Relações Públicas e) Marketing e relações públicas: integração e atividades f) Planejamento em Relações Públicas g) Eventos: premissas, oportunidades e tipologia h) Eventos: Organização, Realização e avaliação i) Cerimonial e protocolo j) Métodos de avaliação de eventos k) Calendário de eventos l) Espaços de eventos m) Instrumentos de comunicação/divulgação n) Mobilização de recursos - apoio e patrocínio o) Funções dos Conventions e Visitours Bureaus e outras entidades ligadas a eventos p) Eventos sustentáveis
ALLEN, Johnny [et al.] tradução de Marise P. Toledo. Organização e gestão de eventos. Rio de Janeiro: Campus, 2003CESCA, Cleuza G. Gimenes. Organização de Eventos: manual para planejamento e execução. 9 ed. rev. e atual. São Paulo: Summus, 2008COBRA, Marcos (org.). Marketing do Entretenimento. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008 FARIAS, Luiz Alberto (org.). Relações Públicas Estratégicas: técnicas, conceitos e instrumentos. São Paulo: Summus, 2011FERRACCIU, João De Simoni Soderini. Promoção de Vendas. São Paulo: Makron Books,1997 FONTES, Nádia [et al.]. Eventos mais sustentáveis: uma abordagem ecológica, econômica, social, cultural e política. São Carlos: EdUFSCar, 2008GIACAGLIA, Maria Cecília. Eventos: como criar, estruturar e captar recursos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006GIACAGLIA, Maria Cecília. Organização de Eventos: teoria e prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003HOYLE Jr., Leonard H. Marketing de Eventos: como promover com sucesso eventos, festivais, convenções e exposições. São Paulo: Atlas 2003MARTIN, Vanessa. Manual Prático de Eventos. São Paulo: Atlas, 2003MELO NETO, Francisco Paulo de. Marketing de Eventos. Rio de Janeiro: Editora Sprint, 1998NUNES, Maria Martinez. Cerimonial para Executivos. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzato, 1999PHILLIPS, Jack J. O valor estratégico dos eventos: como e por que medir ROI. São Paulo: Aleph, 2008