Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0458 - Comunicação Integrada e Eventos em Turismo
Integrated Communication and Events in Tourism

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
À conclusão da disciplina os alunos deverão ter condições de compreender os conceitos de comunicação integrada e as suas possibilidades de aplicação em contextos correlacionados ao Turismo. Além disso, devem destacar a importância dos conceitos de comunicação integrada a partir dos princípios de Relações Públicas e de marketing, aplicando-os ao planejamento e à organização de eventos; analisar os eventos como instrumento de comunicação e promoção organizacional; e estudar as etapas do planejamento e organização de eventos, discutir técnicas, processo e equipamentos inerentes a sua realização.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3207037 - Luiz Alberto Beserra de Farias
 
Programa Resumido
Conceituação de eventos, eventos e suas inter-relações com comunicação, os eventos no turismo, processo de planejamento e organização de eventos.
 
 
 
Programa
a) Teorias e práticas de comunicação integrada em Turismo
b) Conceito e cenário da comunicação integrada
c) Relações Públicas: história, conceitos e panorama
d) Públicos em Relações Públicas
e) Marketing e relações públicas: integração e atividades
f) Planejamento em Relações Públicas
g) Eventos: premissas, oportunidades e tipologia
h) Eventos: Organização, Realização e avaliação
i) Cerimonial e protocolo
j) Métodos de avaliação de eventos
k) Calendário de eventos
l) Espaços de eventos
m) Instrumentos de comunicação/divulgação
n) Mobilização de recursos - apoio e patrocínio
o) Funções dos Conventions e Visitours Bureaus e outras entidades ligadas a eventos
p) Eventos sustentáveis
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas expositvo-dialogadas
- Textos complementares
- Apresentação de casos
- Dinâmicas em grupo
- Palestras de profissionais convidados
Critério
- Prova
- Trabalhos em grupo: realização de evento com planejamento desenvolvido pelos alunos
- Assiduidade e participação
Norma de Recuperação
- Não haverá recuperação
 
Bibliografia
     
ALLEN, Johnny [et al.] tradução de Marise P. Toledo. Organização e gestão de eventos. Rio de Janeiro: Campus, 2003

CESCA, Cleuza G. Gimenes. Organização de Eventos: manual para planejamento e execução. 9 ed. rev. e atual. São Paulo: Summus, 2008

COBRA, Marcos (org.). Marketing do Entretenimento. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008

FARIAS, Luiz Alberto (org.). Relações Públicas Estratégicas: técnicas, conceitos e instrumentos. São Paulo: Summus, 2011

FERRACCIU, João De Simoni Soderini. Promoção de Vendas. São Paulo: Makron Books,1997

FONTES, Nádia [et al.]. Eventos mais sustentáveis: uma abordagem ecológica, econômica, social, cultural e política. São Carlos: EdUFSCar, 2008

GIACAGLIA, Maria Cecília. Eventos: como criar, estruturar e captar recursos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006

GIACAGLIA, Maria Cecília. Organização de Eventos: teoria e prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003

HOYLE Jr., Leonard H. Marketing de Eventos: como promover com sucesso eventos, festivais, convenções e exposições. São Paulo: Atlas 2003

MARTIN, Vanessa. Manual Prático de Eventos. São Paulo: Atlas, 2003

MELO NETO, Francisco Paulo de. Marketing de Eventos. Rio de Janeiro: Editora Sprint, 1998

NUNES, Maria Martinez. Cerimonial para Executivos. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzato, 1999

PHILLIPS, Jack J. O valor estratégico dos eventos: como e por que medir ROI. São Paulo: Aleph, 2008
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0458

Clique para consultar o oferecimento para CRP0458

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP