Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0459 - Mercados e Segmentos do Turismo
Market and Tourism Segments

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação: 14/07/2018

Objetivos
Apontar as vantagens da realização de uma pesquisa de mercado, destacando a importância do artifício da segmentação para viabilizar a investigação da concorrência e dos consumidores para detectar oportunidades de negócios e desenvolver diferenciais competitivos em empreendimentos do setor turístico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
208280 - Debora Cordeiro Braga
 
Programa Resumido
Discute a função da pesquisa de mercado e oportunidades de negócios no setor do turismo; destacar a importância da segmentação na pesquisa de mercado; explicar o estudo da concorrência como etapa da pesquisa de mercado; abordar o estudo do consumidor e as técnicas de investigação usadas em pesquisa de mercado; analisar resultados da pesquisa de mercado para detectar e desenvolver diferenciais competitivos. 
 
 
 
Programa
1. Função da pesquisa de mercado
2. Estudo de mercado e oportunidades de negócios
3. Conhecendo o próprio negócio e sua vantagem competitiva
4. Segmentação pela oferta ou pela demanda
5. Segmentação do mercado turístico
6. Método de segmentação a priori
7. Estudo da concorrência
8. Técnicas de investigação da concorrência
9. Comportamento do consumidor
10. Comportamento do consumidor de turismo e tipologias
11. Consumidor real e latente
12. Segmentos emergentes
13. Pesquisa qualitativa e quantitativa consumidor
14. Sistemas de tabulação e gerenciamento de dados
15. Definição de diferenciais competitivos
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, exercícios em aula, leituras, trabalho prático.
Critério
Participação nos debates e exercícios em aula, participação no trabalho prático e prova.
Norma de Recuperação
Prova na semana seguinte ao término do semestre.
 
Bibliografia
     
ANSARAH, Marilia (org.) Turismo-segmentação de mercado. São Paulo: Futura, 1999.
ARCHER, Brian. Demand forcasting in Tourism. Bangor: University of Wales Press. 1976.
BRAGA, Debora C. Planejamento Turístico: Teoria e Prática. Rio de Janeiro. Elsevier/Campus. 2007.
CERVO, Amado e BERVIAN, Pedro. Metodologia científica. São Paulo. Mc. Graw-Holl do Brasil. 2a ed. 1980.
COBRA, Marcos. Administração de marketing. São Paulo. Atlas. 1992.
COBRA, Marcos. Marketing de Turismo. São Paulo. Cobra. 2001.
DEMO, Pedro. Pesquisa e informação qualitativa. Campinas. Papirus. 2001.
GADE, Christine. Psicologia do cnsumidor. São Paulo: Perspectiva, 1998.
GIGLIO, Ernesto. O comportamento do consumidor. São Paulo. Pioneira Thomson Learning. 2002.
KOTLER, Philip. Administração de marketing. São Paulo: Prentice Hall. 2000.
KOTLER, Philip; HAIDER, Donald. e REIN, Irving. Marketing público: como atrair investimentos, empresas e turismo para cidades, regiões, estados e países. Tradução de Eliane Kanner. São Paulo: Makron Books, 1994.
KOTLER. Philip. Marketing. São Paulo. Atlas. 1988.
MATTAR, Fauze N. Pesquisa de marketing 1. Atlas. São Paulo. 1993.
MATTAR, Fauzer N. Pesquisa de marketing – Edição Compacta. São Paulo. Atlas. 1996.
MONTEJANO, Jord. Montanero. Psicosociologia del turismo. Madrid. Síntesis. 1996.
PETROCCHI, Mario. Turismo: planejamento e gestão. São Paulo: Futura. 2001.
SMITH, Stephen. Tourism analisis: a handbook. New York. Longman. 1989.
SWARBROOKE, John e HORNER, Susan. O comportamento do consumidor no turismo. Tradução Saulo Krieger. São Paulo: Aleph. 2002.
TAGLIACARNE, Guglielmo. Pesquisa de mercado: técnica e prática. São Paulo. Atlas. 1978.
VOGELER RUIZ, Carlos e HERNÁNDEZ ARMAND, Enrique. Estructura y organización del mercado turístico. 2ª edição. Madrid: Centro de Estudios Ramón Areces. 1997.
WEINSTEIN, Art. Segmentação de mercado. São Paulo. Atlas. 1995.
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0459

Clique para consultar o oferecimento para CRP0459

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP