Entender o processo da publicidade e a dinâmica de uma agência, tendo como foco principal a função criativa e o papel do Diretor de Arte. Demonstrar a afinaidade de trabalho do Diretor de Arte, na agência de propaganda, e do designer, no estúdio de design. Identificar as relações possíveis entre o texto e a imagem no design de anúncios impressos. Analisar a evolução da peça de comunicação, do texto à imagem pura. Caracterizar o trabalho em uma agência de Propaganda. Descrever o fluxo de trabalho: Atendimento, Planejamento, Mídia e Criação.
O processo de publicidade e a direção de arte. Estratégias criativas da mensagem publicitária e sua evolução. A história da Propaganda no Brasil, do ponto de vista da Direção de Arte. Desenvolvimento prático de criação de campanha publicitária.
- O Processo da Publicidade e o papel da agência de propaganda.- O Diretor de Arte no Processo da Publicidade.- Designer e Diretor de Arte: Diferenças e Afinidades- Mensagem Publicitária: Estratégias/Persuasão- Visão da Evolução da propaganda no Brasil, com foco na Direção de Arte.- A Revolução Criativa dos Anos 60.- Dupla de Criação: Texto/Arte- Desenvolvimento de uma Campanha. A função do briefing e do plano de comunicação.- A técnica do "Brainstorm"/Redator X Diretor de Arte- Criação/Roughs- Finalização dos Layouts- Apresentação da Campanha
BARRETO, Roberto Menna. Criatividade em Propaganda. São Paulo: Summus, 2004.BARTHES, Roland. O Grau Zero da Escrita. São Paulo: Martins Fontes, 2004.BERTOLOMEU, João Vicente C. Criação na Propaganda Impressa. São Paulo: Futura, 2022.CADENA, Nelson V. Brasil, 100 anos de Propaganda. São Paulo: Referência, 2001.CÉSAR, Newton. Direção de arte em Proprganda. São Paulo: Futura, 2000.COSTA, Joan; MOLES, Abraham. Publicidad y diseño. Buenos Aires: Infinito, 1999.CRAIG, James. Produção Gráfica. São Paulo: Mosaico, 1989.FARINA, Modesto. Psicodinâmica das Cores em Comunicação. São Paulo: Edgard Blücher, 1982.MARCONDES, Pyr. Uma História da Propaganda Brasileira. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.PREDEBOM, José. Criatividade Hoje: Como de Pratica, Aprende e Ensina. São Paulo: Atlas, 1999.WILLIAMS, Robin. Design para quem não é Designer. São Paulo: Callis, 1995.