Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0465 - Design da Publicidade
Advertising Design

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação:

Objetivos
Entender o processo da publicidade e a dinâmica de uma agência, tendo como foco principal a função criativa e o papel do Diretor de Arte. Demonstrar a afinaidade de trabalho do Diretor de Arte, na agência de propaganda, e do designer, no estúdio de design. Identificar as relações possíveis entre o texto e a imagem no design de anúncios impressos. Analisar a evolução da peça de comunicação, do texto à imagem pura. Caracterizar o trabalho em uma agência de Propaganda. Descrever o fluxo de trabalho: Atendimento, Planejamento, Mídia e Criação.
 
 
 
Programa Resumido
O processo de publicidade e a direção de arte. Estratégias criativas da mensagem publicitária e sua evolução. A história da Propaganda no Brasil, do ponto de vista da Direção de Arte. Desenvolvimento prático de criação de campanha publicitária.
 
 
 
Programa
- O Processo da Publicidade e o papel da agência de propaganda.
- O Diretor de Arte no Processo da Publicidade.
- Designer e Diretor de Arte: Diferenças e Afinidades
- Mensagem Publicitária: Estratégias/Persuasão
- Visão da Evolução da propaganda no Brasil, com foco na Direção de Arte.
- A Revolução Criativa dos Anos 60.
- Dupla de Criação: Texto/Arte
- Desenvolvimento de uma Campanha. A função do briefing e do plano de comunicação.
- A técnica do "Brainstorm"/Redator X Diretor de Arte
- Criação/Roughs
- Finalização dos Layouts
- Apresentação da Campanha
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas com verificação e indicação de obras sobre o tema. Trabalho prático com supervisão semanal para criação e desenvolvimento em layouts de uma Campanha Publicitária, em todas as suas fases, incluindo a apresentação para o "cliente".
Critério
Participação nas aulas expositivas. Descritivo e layouts de peças da campanha publicitária. Participação individual na apresentação final da campanha publicitária.
Norma de Recuperação
A definir com o docente
 
Bibliografia
     
BARRETO, Roberto Menna. Criatividade em Propaganda. São Paulo: Summus, 2004.
BARTHES, Roland. O Grau Zero da Escrita. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BERTOLOMEU, João Vicente C. Criação na Propaganda Impressa. São Paulo: Futura, 2022.
CADENA, Nelson V. Brasil, 100 anos de Propaganda. São Paulo: Referência, 2001.
CÉSAR, Newton. Direção de arte em Proprganda. São Paulo: Futura, 2000.
COSTA, Joan; MOLES, Abraham. Publicidad y diseño. Buenos Aires: Infinito, 1999.
CRAIG, James. Produção Gráfica. São Paulo: Mosaico, 1989.
FARINA, Modesto. Psicodinâmica das Cores em Comunicação. São Paulo: Edgard Blücher, 1982.
MARCONDES, Pyr. Uma História da Propaganda Brasileira. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.
PREDEBOM, José. Criatividade Hoje: Como de Pratica, Aprende e Ensina. São Paulo: Atlas, 1999.
WILLIAMS, Robin. Design para quem não é Designer. São Paulo: Callis, 1995.
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0465

Clique para consultar o oferecimento para CRP0465

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP