Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0467 - Fundamentos do Lazer
Fundamentals of Leisure

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Discutir a distribuição do tempo de trabalho e o tempo livre no percurso da história da sociedade ocidental. Analisar correntes teóricas que estudam o lazer como fenômeno social. Estudar as características do lazer e suas tendências na sociedade contemporânea. Desenvolver o senso crítico nos alunos para que estruturem programações de lazer baseadas na integração sócio-cultural do indivíduo. Avaliar equipamentos de lazer no espaço urbano e as políticas públicas de gestão.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
208280 - Debora Cordeiro Braga
 
Programa Resumido
Tempo de trabalho e tempo livre; características e funções do lazer; lazer na sociedade industrial; lazer na sociedade pós-industrial; relações da urbanização e dos meios de comunicação no lazer; educação e políticas para o lazer; atividades de lazer; entretenimento; lazer no espaço urbano; tendências do lazer.
 
 
 
Programa
1. Concepção humana do tempo: evolução histórica, definições e conceitos; 2. O tempo e as atividades humanas: tempo de trabalho, tempo liberado e tempo livre; 3. Características e funções do Lazer: correntes teóricas; 4. Sociedade Industrial: trabalho, moradia, lazer e viagem; 5. Sociedade Pós-industrial: trabalho X ócio; 6. Problematização do lazer: urbanização e meios de comunicação; 7. Mobilidade urbana e espaços públicos de lazer; 8. Política de desenvolvimento dos lazeres: espaços de lazer urbano e a organização dos equipamentos turísticos; 9. Educação para o Lazer e lazer para educar; 10. Comunidades de carentes suas escolhas por lazer; 11. Participação popular e decisões políticas sobre lazer; 12. Programação de atividades de lazer e recreação; 13. Lazeres e faixas etárias; 14. A sociedade da experiência; 15. Tendências do lazer nas sociedades contemporâneas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, seminários, exercícios em aula, leituras, debates, vistas técnicas.
Critério
Participação nos debates e exercícios em aula, trabalhos em grupo, participação em vistas técnicas e apresentação de relatórios, prova.
Norma de Recuperação
Prova na semana seguinte ao término do semestre.
 
Bibliografia
     
AÇÃO COMUNITÁRIA. Viver Comunidade! Lazer e fortalecimento comunitário. São Paulo: Ação Comunitária. 2013. BACAL, Sarah. Lazer e o universo dos possíveis. São Paulo: Aleph. 2003. BOULLÓN, Roberto C. Atividades turísticas e recreativas – O Homem como protagonista. Bauru: EDUSC,2004 CAMARGO, Luiz O. de L. O que é lazer. 3 ed. São Paulo: Brasiliense, 2003. CAMARGO, Luiz O. L. Educação para o Lazer. São Paulo: Moderna. 1998. DE MASI, Domenico. A Sociedade pós-industrial. São Paulo: Esfera, 1989 PRONOVOST, Gilles. Introdução à Sociologia do Lazer. São Paulo: SENAC. 2011. DE MASI, Domenico. O futuro do trabalho. Brasília: UNB. 2000. DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do Lazer. São Paulo: Perspectiva. 1999. GADE, Christiane. Psicologia do Consumidor e da Propaganda. E.P.U. 1998. HAYLLAR et. al. Turismo em cidades: espaços urbanos, lugares turísticos. Rio de Janeiro: Campus. 2011. KRIPPENDORF, Jost. Sociologia do Turismo. São Paulo: Aleph. 2000. MARCELINO, N. C. (org.). Políticas Públicas de Lazer. Campinas: Alínea. 2008. MARCELLINO, N. C. Estudos do lazer: uma introdução. 4. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. PARKER, Stanley. A sociologia do lazer. Tradução de Heloisa Toller Gomes. Rio de Janeiro: Zahar. 1978. URRY, John. O olhar do turista: lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. São Paulo: Ed. Nobel S.A, 1998.
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0467

Clique para consultar o oferecimento para CRP0467

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP