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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0468 - Patrimônio Cultural em Turismo e Bens Imateriais
Cultural Heritage in Tourism and Immaterial Assets

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação: 14/07/2020

Objetivos
A disciplina tem por objetivo capacitar o aluno a refletir e posicionar-se criticamente diante das apropriações do patrimônio cultural pelo turismo e a entender a construção social deste conceito. Em particular, busca-se discutir a relação das políticas de patrimônio cultural imaterial e suas interfaces o turismo, tendo por referência convenções internacionais, experiências brasileiras de salvaguarda e a análise de bens culturais imateriais já inseridos ou passíveis de inserção no mercado turístico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5556076 - Clarissa Maria Rosa Gagliardi
 
Programa Resumido
A disciplina discute os conceitos relacionados ao patrimônio cultural e seu constante alargamento; trata das especificidades e desafios das políticas de salvaguarda e analisa os usos do patrimônio cultural pelo turismo, percorrendo diversos exemplos de bens culturais imateriais brasileiros.
 
 
 
Programa
1. O que é Patrimônio Cultural
2. “Usos culturais da cultura”
3. A natureza material-imaterial do patrimônio
4. Bens culturais como vetores do turismo
5. Patrimônio cultural, turismo e sustentabilidade
6. Cartas patrimoniais e recomendações internacionais, em foco a Conferência de Paris 2003 - UNESCO
7. Especificidades e desafios das políticas de salvaguarda do patrimônio imaterial
8. A política de salvaguarda do patrimônio cultural imaterial no Brasil: antecedentes históricos e atualidades
9. Políticas patrimoniais, mercado turístico e interesses locais
10. Categorias dos bens culturais imateriais brasileiros: Formas de Expressão, Saberes, Lugares e Celebrações
11. Usos turísticos dos patrimônios culturais imateriais: limites e possibilidades
12. Análise de produtos turísticos do segmento de turismo cultural
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teórico-expositivas, uso de recursos audiovisuais (especialmente exibição de filmes e documentário sobre patrimônio e bens imateriais e vídeos de experiências no segmento de turismo cultural), leituras programadas, atividades extraclasse, trabalhos.
Critério
Trabalho escrito em grupo acompanhado de seminário, leituras, prova escrita individual, participação nas aulas.
Norma de Recuperação
Prova ou trabalho.
 
Bibliografia
     
ARANTES, Antonio Augusto, Sobre Inventários e outros Instrumentos de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Intangível: ensaios de antropologia pública. Anuário Antropológico/2007-2008. RJ: 2009.
BANDUCCI JR., Álvaro e BARRETTO, Margarita (orgs.) Turismo e Identidade Local: uma visão antropológica. SP: Papirus, 2001
CASCUDO, Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. SP: Global Editora, 12ª edição, 2012
CASTRIOTA, Leonardo Barci. Patrimônio Cultural: conceitos, políticas, instrumentos. SP: Annablume, Belo Horizonte: IEDS, 2009.
FONSECA, Maria Cecília Londres. Para além da pedra e cal: por uma concepção ampla de patrimônio cultural in: ABREU, Regina e CHAGAS, Mário (orgs.). Memória e Patrimônio: ensaios contemporâneos. RJ: DP&A, 2003.
FUNARI, Pedro Paulo e PINSKY, Jaime (orgs). Turismo e Patrimônio Cultural. SP: Contexto, 2007.
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Os “usos culturais” da cultura: contribuição para uma abordagem crítica das práticas e políticas culturais. In: YÁZIGI, E, CARLOS, A. F. A.; CRUZ, R. C. A. da (orgs.). Turismo: espaço, paisagem e cultura. 3 ed. São Paulo: HUCITEC, 2002. p.88-99.
Os sambas, as rodas, os bumbas, os meus e os bois: princípios, ações e resultados da política de salvaguarda do patrimônio cultural imaterial no Brasil. 2003-2010. Ministério da Cultura.
Convenção para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, 2003. UNESCO
Turismo Cultural: orientações básicas. Ministério do Turismo. Secretaria Nacional de Políticas de Turismo. 3ª.ed. Brasília, 2010.
 

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