• Compreender a dinâmica e os processos de funcionamento do turismo como atividade econômica• Identificar e caracterizar as empresas de turismo refletindo sobre seus desafios e oportunidades• Reconhecer a importância da atuação articulada entre os diversos segmentos que atuam no turismo como forma de garantir uma maior qualificação da experiência turística • Identificar e caracterizar os diversos elementos que compõe o sistema de turismo, assim como discutir suas relações.
A dinâmica do turismo no mundo. O papel das organizações internacionais no desenvolvimento do turismo. O turismo no Brasil: atualidades e desafios. A estrutura e a dinâmica do mercado de turismo. O papel e as perspectivas das empresas e organizações e turísticas diante das transformações sociais e tecnológicas.
1. As transformações no turismo mundial2. As organizações internacionais3. Turismo no Brasil: atualidades e desafios4. A estrutura do mercado turístico5. As empresas turísticas: agências de viagens, transporte, hospedagem e eventos6. Os micro e pequenos empreendedores turísticos 7. Inovação, competitividade e segmentação de mercado8. O futuro dos negócios e serviços em turismo9. A pesquisa e o conhecimento em turismo: fazendo a diferença
BENI, M.C. Análise estrutural do turismo. São Paulo. SENAC. 2003.LHOMANN, G, PANOSSO NETTO. Teoria do turismo. São Paulo. Aleph. 2008. CASTROGIOVANI, A.C. et al. (org) Turismo: 9 proposta para um saber fazer. 2ª ed. Porto Alegre. EDIPUCRS. 2001COOPER, C et al. Turismo: princípios e práticas. 2ª ed. Porto Alegre. Bookman.2001.MOLINA, S. O pós turismo: 2ª ed. São Paulo. Aleph. 2003.MONTANER MONTEJANO, J. Estrutura do mercado turístico. 2ª ed. São Paulo. Roca. 2001RABAHY, W. Turismo e desenvolvimento. Barueri. Manole. 2003.SWARBROOKE, J. Turismo sustentável: meio ambiente e economia. V2. São Paulo. Aleph. 2000.TRIGO, L.G.G. A sociedade pós-industrial e o turismo. Campinas. Papirus. 1998. ComplementarBENI, M.C. Globalização do turismo. São Paulo. Aleph. 2004.LICKORINSH, L. JENKINS, C. Introdução ao turismo. Rio de Janeiro, Campus. RUSCHMANN, D. Turismo no Brasil: análises e tendências. Barueri. Manole. 2002.THEOBALD, W. Turismo global. São Paulo. Senac. 2002.