Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Relac.públicas,propaganda e Turismo
 
Disciplina: CRP0470 - Turismo e Meio Ambiente
Tourism and Environment

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Utilizar teorias, conceitos e métodos das Ciências Ambientais e Sociais na análise das principais questões socioambientais contemporâneas relacionadas ao Turismo. Refletir sobre os diferentes tempos históricos de constituição das sociedades modernas e o papel do turismo como atividade integradora e responsável, capaz de estimular mudanças de atitudes, permitindo o reconhecimento das motivações geradoras de demanda e interesses dos diferentes atores envolvidos na atividade. Analisar o papel e os instrumentos do setor público, da iniciativa privada e das ONGs nas ações relacionadas ao turismo Compreender as possibilidades desse segmento no território brasileiro.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1673917 - Reinaldo Miranda de Sá Teles
 
Programa Resumido
A complexidade do tema Turismo e Natureza. O ambientalismo e as formas de turismo: ecoturismo, turismo de aventura, turismo rural, turismo místico e outras modalidades. Implicações ambientais e repercussões espaciais, econômicas e sócio-culturais. A questão da sustentabilidade. Educação e conscientização. Atuação governamental e empresarial na conservação do meio ambiente. Os limites do desenvolvimento turístico. Estudos de Casos. Visitas técnicas
 
 
 
Programa
1. Turismo X Natureza: Conceitos relacionados ao tema 2. A emergência do debate ambiental e das discussões relacionadas à Sustentabilidade na sociedade contemporânea 3. Métodos das Ciências Ambientais e Sociais aplicados ao Turismo 4. Movimento ambientalista e o turismo 5. Brasil: Cenários Regionais e potencialidade para projetos turísticos 6. Atividades humanas e recursos: o turismo em Unidades de Conservação 7. Efeitos ambientais do turismo: possíveis impactos. 8. Turismo de Natureza e oferta de equipamentos e serviços: 9. Destinos Consolidados e novos destinos 10. Turismo de Natureza: Atuação do poder público. o papel das ONGs e a participação da iniciativa privada. 11. Limites do crescimento da demanda – Manejo de Visitantes em áreas naturais 12. Educação Ambiental e Turismo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
As estratégias de aprendizagem utilizadas para alcançar os objetivos propostos por esta disciplina serão aulas expositivas e teóricas que contam com a participação dos alunos na discussão dos temas, na elaboração de análise de textos sugeridos pelo docente, além da apresentação de trabalhos por meio de seminários. Os recursos didáticos a serem utilizados constam de projeções em data-show, visitas técnicas e projeção de vídeos institucionais.
Critério
A avaliação do desempenho discente considera a efetiva participação do aluno em sala de aula, incluindo assiduidade, interesse, pontualidade em relação ao horário de início e término das aulas e em relação à entrega dos trabalhos solicitados (resumos, análise de textos, seminários, relatórios de visita técnicas entre outros); inclui, também, uma avaliação escrita individual periodicamente. As notas bimestrais e final resultam, portanto, de diversos instrumentos de avaliação, cuja ponderação será decidida no início do semestre.
Norma de Recuperação
Avaliação individual.
 
Bibliografia
     
CASTELLS, Manuel. O “verdejar’ do ser: o movimento ambientalista. In: O Poder da Identidade/ A Era da Informação (Vol. 2). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006 (5ª ed.). p. 141-167 (cap. 3). DIEGUES, Antonio Carlos. O Mito moderno da natureza intocada. São Paulo, Hucitec, 2000. JACOBI, P. R. (2003). “Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade”. In: Cadernos de Pesquisa nº 118-março de 2003. Fundação Carlos Chagas, São Paulo – Biblioteca Digital . MEDEIROS, Rodrigo; Irving, Marta; Garay, Irene. Áreas protegidas no Brasil: interpretando o contexto histórico para pensar a inclusão social. IN: Irving, Marta (org.) Áreas protegidas e inclusão social: construindo novos significados. Rio de Janeiro: Fundação Bio-Rio, ed. Aquarius, 2006. pp. 15-40 RAIMUNDO, Sidnei. Conservação da natureza e turismo no Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar. Revista Brasileira de Ecoturismo, vol.1 n° 1, 2008 (págs: 1-26). SERRANO, Célia Maria. Turismo como ensinar como aprender. Ed. São Paulo, SENAC, 2000. WEARING, Stephen & NEIL, J. Ecoturismo: potencialidades, possibilidades e impacto. São Paulo: Aleph, 2001. SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação, Lei n° 9985/2000 TELES, Reinaldo Miranda de Sá. (org). Turismo e Meio Ambiente. Editora Campus/Elsevier.Rio de Janeiro, 2011. TULIK, Olga. Turismo Rural. São Paulo: São Paulo:Aleph. 2003. BUENO, F.M. O imaginário brasileiro sobre a Amazônia. Uma leitura por meio dos discursos dos viajantes, do Estado, dos livros didáticos de Geografia e da mídia impressa. Dissertação de 2002.
 

Clique para consultar os requisitos para CRP0470

Clique para consultar o oferecimento para CRP0470

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP