Aplicação da teoria microeconômica ao turismo
Conceitos básicos de Microeconomia Aplicação da Microeconomia à Economia do Turismo
1.Teoria da demanda a.Preferências do consumidor; b.Teoria da utilidade; c.Curvas de indiferença; d.Bens normais, substitutos e complementares; e.Bens públicos e privados; f.Restrição orçamentária; g.Determinantes da curva de demanda; h.Elasticidades preços e renda; i.Excedente do consumidor;2.Teoria da oferta a.Função de produção; b.Rendimentos marginais decrescentes; c.Isoquantas de produção; d.Elasticidade da curva de oferta; e.Custo total e custo marginal; f.Receita total e elasticidade; g.Maximização de lucros;3.Equilíbrio de mercado a.Equilíbrio entre oferta e demanda; b.Dinâmica do mercado; c.Concorrência perfeita; d.Monopólio; e.Oligopólio; f.Impostos; 4.Análise do mercado de bens turísticos a.Bens turísticos; b.Características da demanda; c.Oferta de bens turísticos; d.Medidas da concentração de mercado; e.Transporte aéreo doméstico e internacional; f.Hotelaria; g.Outros bens
[1] Santos, Glauber Eduardo de Oliveira & Kadota, Décio Katsushigue. Economia do Turismo. Aleph. São Paulo, 2012.[2] MANKIW, Gregory. Introdução à Economia. Rio de Janeiro, Campus, 2001.[3] VARIAN, Hal R. Microeconomia. Princípios Básicos. Campus. Rio de Janeiro, 2000.[4] Vasconcellos, Marco Antonio & Pinho, Diva Benevides (org) Manual de Economia. Equipe de Professores da USP. Saraiva. São Paulo, Saraiva, 1998. [5] LAGE, Beatriz H & MILONE, Paulo C. Economia do turismo. São Paulo: Atlas, 2001.[6] Vasconcellos, Marco Antonio. Economia. Micro e Macro. São Paulo, Atlas, 2010.